‘Salvador’ do UFC 303, Alex Poatan passa a ostentar incrível retrospecto na organização; entenda

Diante de Jiri Prochazka, o campeão dos 93kg passará a ter mais lutas por cinturão do que compromissos 'normais' em sua trajetória na organização

A. Poatan comemora vitória no UFC 300 (Foto: Instagram/@ufc)

Na última semana, Alex Poatan aceitou a missão de colocar o seu cinturão dos meio-pesados (até 93kg) em jogo com cerca de 15 dias de antecedência, para salvar o card do UFC 303 após a saída de Conor McGregor. Caso não aconteça nenhum incidente, o brasileiro passará a ter mais lutas por cinturão do que duelos de três rounds em sua curta trajetória na organização.

Veja Também

Conor McGregor é ex-campeão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram/@thenotoriousmma
Tatsuro Taira Alex Perez UFC Las Vegas 93 Instagram UFC 5
Dana White (esq.) e Conor McGregor (dir.) em coletiva pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram @thenotoriousmma

Poatan estreou no Ultimate em novembro de 2021 e nocauteou o grego Andreas Michailids com uma joelhada no segundo round. Cerca de quatro meses depois, o pupilo de Glover Teixeira bateu o seu compatriota Bruno Blindado na decisão unânime dos juízes. Em sequência, pouco menos de quatro meses se passaram e o atleta tupiniquim nocauteou Sean Strickland no primeiro round.

PUBLICIDADE:

Em novembro de 2022, aconteceu a primeira disputa de cinturão de Poatan: o brasileiro encontrou dificuldades mas nocauteou o seu eterno rival Israel Adesanya no quinto round e se tornou campeão dos médios. Porém, na esperada revanche, em abril do ano seguinte, Alex foi derrotado pelo mesmo método e viu o seu curto reinado chegar ao fim.

Poatan em nova categoria

Alex Poatan derrotou Jan Blachowicz no UFC 291. Foto: Reprodução/Twitter UFC Japão

PUBLICIDADE:

No UFC 291, em julho de 2023, Poatan subiu de categoria e voltou a fazer uma luta de três rounds após um ano. No octógono, o tupinqiuim bateu Jan Blachowicz em uma apertada decisão dividida dos juízes. Em novembro do mesmo ano, o novo ídolo do MMA brasileiro nocauteou o ex-campeão Jiri Prochazka e conquistou o cinturão dos meio-pesados, entrando para a seleta lista de duplos campeões da história da organização.

No último mês de abril, Poatan foi o protagonista do histórico UFC 300 e colocou o seu cinturão em jogo pela primeira vez diante de Jamahal Hill, ex-campeão da categoria. Após ser muito provocado, o rei dos 93kg respondeu no octógono e nocauteou o seu rival de forma rápida, ainda no primeiro round.

PUBLICIDADE:

No UFC 303, programado para o dia 29 de junho, Poatan irá colocar o cinturão dos meio-pesados em jogo pela segunda vez. O rival será o tcheco Jiri Prochazka, que já foi batido pelo brasileiro em novembro de 2023. A esperada revanche será a quinta luta por cinturão de Alex no Ultimate, contra quatro lutas que não tinham algum título em jogo.

Poatan é defendido por ex-campeão em meio a perseguição sofrida no UFC

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC Denver Resultados do UFC 303 Resultados do UFC Arábia Saudita Resultados do UFC Las Vegas 93 Resultados do UFC Louisville