Em 2019, Mackenzie Dern e Amanda Ribas se enfrentaram pela primeira vez no UFC Tampa. Passados cinco anos, as duas ficarão cara a cara novamente na luta principal do UFC Vegas 101 – primeiro evento do Ultimate em 2025 – que acontece neste sábado (11) no octógono do Apex, em Las Vegas (EUA). No primeiro confronto, a mineira de Varginha – conhecida como a ‘Terra do ET’ – levou a melhor sobre a brasileira nascida nos EUA, e conseguiu a vitória por decisão unânime.
Mas muita coisa aconteceu desde aquele confronto. Atualmente, Mackenzie é a sexta no ranking da categoria, enquanto Amanda é a oitava. Ambas buscam agora a vitória para tentar uma disputa de cinturão, que hoje pertence a Zhang Weili.
Veja Também
Além das duas brasileiras, o evento também terá a presença de outros seis atletas tupiniquins, três deles estreantes: Cesar Almeida, Felipe Bunes, Marco Tulio, Thiago Moisés, Nicolle Caliari e Bruno Lopes completam o esquadrão verde e amarelo neste UFC Vegas 101.
Mackenzie Dern x Amanda Ribas
Na primeira luta entre as duas, no UFC Tampa em 2019, Amanda venceu o duelo após apresentar um striking preciso, controle de distância e defesa eficaz no chão, neutralizando o jiu-jitsu de Mackenzie. Desde então, a mineira vem alternando vitórias e derrotas em suas últimas apresentações, lutando no peso palha e no peso mosca, onde é a décima colocada. No seu compromisso mais recente, Amanda foi superada pela ex-campeã Rose Namajunas, em março do ano passado, em sua primeira luta principal na organização. Além da própria Mackenzie, Ribas já bateu nomes como Luana Pinheiro e Virna Jandiroba.
Primeira atleta fora do top 5 da divisão peso palha do UFC, Mackenzie Dern teve um 2024 de resultados irregulares na organização. Em fevereiro, foi derrotada pela sua compatriota Amanda Lemos por decisão unânime. A recuperação veio no compromisso seguinte, em agosto do ano passado, com o triunfo sobre a mexicana Loopy Godinez. Multicampeã de jiu-jitsu, a brasileira nascida nos EUA conquistou quatro de suas nove vitórias na organização por finalização e chega ao UFC Vegas 101 disposta a devolver a derrota sofrida para Amanda Ribas.
Esquadrão verde e amarelo
Ainda no card principal, Cesar Almeida, o ‘Cesinha’, tem um duro desafio diante de Abdul Razak Alhassan. Apesar de não conquistar um resultado positivo há quase dois anos, o ganês tem 12 vitórias, todas por nocaute, sendo 11 delas no primeiro round. Mas com duas vitórias em três lutas no Ultimate – uma delas por nocaute – o paulistano peso médio (até 83,9kg.) chega ao UFC Vegas 101 buscando o triunfo que pode colocá-lo bem próximo de uma vaga no top 15 da divisão.
Ex-campeão peso mosca (até 56,7kg.) do LFA, Felipe Bunes não teve uma boa estreia no Ultimate e foi nocauteado por Joshua Van em janeiro de 2024. Em busca de redenção e do primeiro triunfo na organização, o lutador potiguar mede forças com o norte-americano Jose Johnson no card preliminar do UFC Vegas 101. Já o peso médio (até 83,9kg.) recém-contratado Marco Tulio, que se juntou ao elenco do UFC após se destacar no ‘Dana White’s Contender Series’, fará sua estreia no octógono. O mineiro de Uberlândia medirá forças com o ucraniano Ihor Potieria, que vive um momento delicado: foram quatro derrotas em suas últimas cinco lutas.
Um dos brasileiros mais experientes do plantel do UFC, o peso leve (até 70,3kg.) Thiago Moisés chega ao UFC Vegas 101 buscando se afastar da sequência irregular de resultados que encarou em suas últimas quatro apresentações. Para retornar ao caminho dos triunfos, o paulista precisa passar pelo norte-americano Trey Ogden, que chega embalado por duas vitórias consecutivas. Também revelada no ‘Dana White’s Contender Series’, a peso mosca (até 56,7 Kg) Nicolle Caliari fará sua estreia na organização após a vitória por finalização sobre Corinne Laframboise no 1° round. Em seu primeiro compromisso no Ultimate, a atleta curitibana irá medir forças com a lituana Ernesta Kareckaite, sonhando em começar sua caminhada no octógono com o pé direito.
Fechando o esquadrão brasileiro, em luta no card preliminar, Bruno Lopes também fará sua estreia no octógono após impressionar e conquistar o seu contrato com a organização no ‘Dana White’s Contender Series’. Para começar impressionando na divisão meio-pesado (até 93kg.), ‘Brunão’ irá buscar o sétimo nocaute de sua carreira diante do bareinita Magomed Gadzhiyasulov.
UFC Vegas 101: Dern x Ribas 2
Sábado, 11 de janeiro – UFC Apex, Las Vegas
Card Principal – 21h
Peso palha (até 52,1 Kg): Mackenzie Dern x Amanda Ribas
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Santiago Ponzinibbio x Carlston Harris
Peso médio (até 83,9 Kg): Cesar Almeida x Abdul Razak Alhassan
Peso médio (até 83,9 Kg): Chris Curtis x Roman Kopylov
Peso pena (até 65,7 Kg): Christian Rodriguez x Austin Bashi
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Punahele Soriano x Uros Medic
Card Preliminar – 18h
Peso mosca (até 56,7 Kg): Jose Johnson x Felipe Bunes
Peso médio (até 83,9 Kg): Marco Tulio x Ihor Potieria
Peso leve (até 70,3 Kg): Thiago Moises x Trey Ogden
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Preston Parsons x Jacobe Smith
Peso mosca (até 56,7 Kg): Ernesta Kareckaite x Nicolle Caliari
Peso meio-pesado (até 93 Kg): Magomed Gadzhiyasulov x Bruno Lopes
Peso palha (até 52,1 Kg): Fatima Kline x Viktoriia Dudakova
Peso leve (até 70,3 Kg): Nurullo Aliev x Joe Solecki
Você precisa fazer login para comentar.