Justiça de Nevada revoga banimento vitalício a Wand e convoca nova audiência

Tribunal considera que houve excesso de autoridade e falta de provas substanciais; brasileiro, contudo, ainda não está liberado para voltar ao MMA

Wand (foto) segue em pé de guerra com o UFC e Dana White. Foto: Josh Hedges/UFC

Wand (foto) segue em pé de guerra com o UFC e Dana White. Foto: Josh Hedges/UFC

Wanderlei Silva conquistou recentemente uma importante vitória nos tribunais norte-americanos. A Corte de Nevada revogou, na última sexta-feira (15), o banimento vitalício sofrido pelo brasileiro por parte da Comissão Atlética do estado e requereu uma audiência com a entidade para discutir novamente o caso.

Veja Também

De acordo com a justiça, a decisão da Comissão em banir Wanderlei do MMA por ter se recusado a realizar um exame antidoping surpresa mostrou “excesso de autoridade” e “falta de provas substanciais”. Com isso, o banimento sofrido pelo brasileiro, mais a multa que recebeu (US$ 70 mil), ficam anulados até o novo encontro com a Comissão Atlética.

PUBLICIDADE:

No entanto, a Corte de Nevada não acatou o principal argumento utilizado pelo advogado de Wand, que alegou que a entidade não possuía jurisdição para requerer um exame antidoping surpresa ao lutador já que ele ainda não havia sido licenciado para lutar. Segundo o juiz que analisou o caso, a Comissão Atlética possuía totais jurisdições para exigir tais exames, pois Wanderlei, mesmo sem ter dado entrada para a obtenção da licença, já havia sido confirmado oficialmente em um evento que seria realizado em Las Vegas (EUA) meses mais tarde.

Ainda não se sabe quando Wanderlei e seu advogado farão nova audiência com a Comissão Atlética de Nevada.

PUBLICIDADE:

Relembre o caso

[vox id=”25890″]

Em maio do ano passado, a Comissão Atlética de Nevada enviou um funcionário à academia de Wanderlei Silva, em Las Vegas, para colher amostras de um exame antidoping surpresa. Isso porque o brasileiro enfrentaria Chael Sonnen no UFC 175, em julho do mesmo ano.

PUBLICIDADE:

Contudo, Wanderlei foi embora escondido de sua academia, sem realizar o exame. Imediatamente o brasileiro foi retirado do card do evento, sendo substituído por Vitor Belfort – no entanto, a luta com Sonnen não aconteceu, já que o norte-americano havia sido flagrado com substâncias proibidas em um outro antidoping surpresa.

Meses mais tarde, em audiência para julgar o caso, Wanderlei alegou que não havia feito o exame antidoping surpresa porque estava tomando diuréticos, uma substância proibida, para corrigir uma lesão no pulso, sofrida durante a briga com Sonnen nas gravações do TUF Brasil 3.

A Comissão Atlética não aceita a justificativa e impõe um banimento vitalício do MMA a Wanderlei. Isso envolve todos os eventos os quais ela inspeciona, incluindo todos realizados na cidade de Las Vegas. Por ser considerada a principal comissão atlética regulamentadora do país, a decisão também é seguida pelas outras entidades ao redor dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4