Werdum finaliza Velasquez, cala torcida mexicana e conquista terceiro cinturão para o Brasil no UFC

Brasileiro desbancou o favorito, do público no México e das casas de apostas, na unificação dos cinturões e chocou o mundo do MMA novamente

F. Werdum é o novo campeão linear dos pesos pesados. Foto: Josh Hedges/UFC

F. Werdum é o novo campeão linear dos pesos pesados. Foto: Josh Hedges/UFC

Um especialista em chocar o mundo do MMA. Assim pode ser definido Fabrício Werdum. O homem que há quatro anos fez história ao quebrar a série invicta do lendário Fedor Emelianenko, desta vez marcou seu nome no rol dos campeões lineares do maior evento do planeta, finalizou Cain Velasquez e unificou os títulos dos pesos pesados do UFC.

Veja Também

Apesar de ser fluente em espanhol, comentarista oficial do Ultimate para o público latino e ter provocado bastante Velasquez sobre a proximidade do norte-americano com suas raízes mexicanas, Werdum parece não ter feito o suficiente para convencer o público local, que torcer por Cain e vaiou bastante o brasileiro durante toda a luta.

PUBLICIDADE:

A vitória de Werdum, no entanto, calou os mais de 20 mil torcedores presente à Arena Ciudad de Mexico, onde ecoavam os gritos de comemoração da equipe do lutador brasileiro.

Com o triunfo de Werdum, o Brasil agora tem três campeões no Ultimate – além de “Vai Cavalo”, também são detentores de cinturão Rafael dos Anjos e José Aldo.

PUBLICIDADE:

A luta

Antes do primeiro minuto de luta, Fabrício Werdum já havia sofrido um knockdown, mas Cain Velasquez não quis aceitar o jogo no chão. Pelo contrário, o norte-americano ascendência mexicana buscou rapidamente a grade para impor seu jogo de pressão e intensidade. No fim da parcial, o brasileiro conseguiu acertar um golpe de encontro, que abriu um corte no rosto de Velasquez.

No segundo assalto, Werdum se mostrou um pouco mais cansado e teve sua movimentação minada pelos chutes de Velasquez. Apesar disso, o brasileiro conseguiu alguns bons golpes de encontro por cima e também ameaçou o campeão linear. Na metade do assalto, Cain sentiu uma joelhada do brasileiro, que viveu um bom momento e chegou a dar a impressão que cederia aos golpes do gaúcho. No minuto final, o momento foi todo de Fabrício, que conectou boas joelhadas e golpes diretos para garantir a parcial.

PUBLICIDADE:

Instruído por seus técnicos, Velasquez tentou a queda logo no início do terceiro round, mas Werdum conseguiu a reversão e se livrou da investida. Usando e abusando do clinch do muay thay, o brasileiro atingiu Cain e o deixou completamente desnorteado. Bastante cansado, o norte-americano tentou uma queda desesperadamente e deixou o pescoço para que o brasileiro, multicampeão no jiu-jitsu pegasse uma guilhotina justa.

Com a posição encaixada, era possível ver Werdum sorrindo antes da intervenção do árbitro Herb Dean, pois sabia que o título dos pesados estava em suas mãos.

Após o duelo, ainda no octógono, Werdum comemorou, agradeceu e pregou respeito a seu adversário. “Eu quero agradecer a todo. Todos vamos respeitar o Cain Velasquez e eu queria agradecer ao meu país, o Brasil, minha equipe e minha família. Foi uma luta duríssima e com certeza teremos uma revanche”, declarou, ao comentarista Joe Rogan.

PUBLICIDADE:

[vox id=”31801″]

Alvarez supera olho ‘fechado’ e bate Melendez

Olho esquerdo de E. Alvarez esteve completamente fechado desde o primeiro round. Foto: Reprodução

Olho esquerdo de E. Alvarez esteve completamente fechado desde o primeiro round. Foto: Reprodução

Eddie Alvarez x Gilbert Melendez era um dos combates mais aguardados do UFC 188, pois reunia dois ex-campeão do Bellator e Strikeforce – e, portanto, os melhores pesos leves fora do octógono há alguns anos. Porém, apesar da expectativa, o duelo não teve tanta ação quanto se suponha, mas ainda assim foi bastante movimentado e Alvarez levou a melhor, em decisão apertada.

Após um início de muito estudo, Melendez acabou acertado Alvarez com uma cotovelada duríssima de encontro enquanto o rival tentava um uppercut. O golpe acabou abrindo um corte na região do olho esquerdo de Eddie, que passou a ter dificuldade para enxergar daí em diante. Até o fim da primeira parcial, o ex-campeão do Strikeforce soube capitalizar bem sobre a vantagem adquirida e controlou o rival na trocação, especialmente com seus jabs certeiros.

No segundo round, a dificuldade para enxergar de Alvarez se acentuou e o atleta da Blackzilians apostou nas tentativas de quedas para minimizar os danos na região do olho. Após quase cinco minutos tentando, o ex-campeão do Bellator finalmente conseguiu levar o rival para o chão na reta final do assalto, o que, juntamente com uma cotovelada no segundo final, acabou lhe garantindo a vantagem.

No último e decisivo round, Melendez apresentou sinais de cansaço e o combate transcorreu de forma bastante equilibrada nos cinco minutos finais. Sem conseguir se desvencilhar do jogo de Alvarez na grade, Melendez acabou cedendo à pressão do rival. Nos últimos segundos, Eddie ainda conectou um golpe rodado que abriu um corte profundo, que sangrou de forma abundante, para levar a melhor também na terceira parcial.

Ao fim dos 15 minutos sem a intensidade que se imaginava, Eddie Alvarez foi declarado vencedor na decisão dos juízes em decisão dividida dos jurados.

Campeão do TUF 17 volta a vencer após problemas com o peso

De volta aos pesos médios após sofrer sua primeira derrota profissional e perder o peso por quase cinco quilos, Kelvin Gastelum fez questão de impressionar em sua volta ao octógono e atropelou o ex-campeão do Strikeforce Nate Marquardt. Após uma verdadeira surra aplicada no rival, Gastelum viu os córners de Marquardt jogarem a toalha no intervalo do segundo para o terceiro assalto.

Após o triunfo, o campeão do TUF 17 disse que seu plano era mesmo deixar um recado para os dirigentes do Ultimate e tentar, quem sabe, justificar sua volta aos pesos meio-médios. “Esse é meu plano, mas eu ainda não sei. Eu tenho que sentar e conversar com o Joe Silva e o Dana White e ver o que vamos fazer”, garantiu.

CARD PRINCIPAL

Fabrício Werdum finalizou Cain Velasquez com uma guilhotina aos 2m13s R3;

Eddie Alvarez venceu Gilbert Melendez por decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29 e 29×28);

Kevin Gastelum venceu Nate Marquardt por TKO (desistência) no intervalo do R2 para o R3;

Yair Rodriguez venceu Charles Rosa por decisão dividida dos juízes (29×28, 28×29 e 29×28);

Tecia Torres venceu Angela Hill em decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27 e 29×28);

CARD PRELIMINAR

Henry Cejudo venceu Chico Camus por decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27 e 30×27);

Efrain Escudero finalizou Drew Dober com uma guilhotina aos 54 segundos do R1;

Patrick Williams finalizou Alejandro Perez com uma guilhotina aos 23 segundos do R1;

Johnny Case venceu Francisco Trevino por decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27 e 30×27);

Cathal Pendred venceu Augusto Montaño por decisão unânime dos juízes (29×28, 29×28 e 29×28);

Gabriel Benitez venceu Clay Collard por decisão unânime dos juízes (30×27, 30×27 e 30×27).

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4