Usman cala Covington, defende cinturão e dedica vitória ao Brasil no UFC 245

Nigeriano tem verdadeira batalha contra norte-americano, consegue grande resultado e se mantém como número um dos meio-médios

K. Usman (dir.) aplica nocaute em C. Covington (esq.). Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Uma verdadeira batalha. A luta principal do UFC 245, realizado neste sábado (14), promoveu uma guerra entre o campeão Kamaru Usman e o polêmico Colby Covington, válida pelo título dos meio-médios (até 77kg.). Após cinco rounds muito disputados, o nigeriano cumpriu a promessa e aplicou um nocaute inédito na vida do norte-americano.

Veja Também

Após declarado o nocaute, Colby se mostrou insatisfeito e criticou a decisão do árbitro em encerrar a peleja. Na entrevista após a conquista, o nigeriano dedicou a vitória aos brasileiros, ofendidos pelo norte-americano em combate ocorrido em 2017.

PUBLICIDADE:

“É para vocês, Brasil!”, disse Kamaru, lembrando que o norte-americano se referiu aos brasileiros como ‘animais imundos’ no UFC São Paulo, em 2017.

Com o resultado, Usman amplia seu cartel para 16 vitórias, com apenas uma derrota e defende o título dos meio-médios pela primeira vez. Por outro lado, Covington sofre sua segunda derrota como profissional e 17 lutas.

PUBLICIDADE:

A luta

Os atletas não esperaram para partirem para cima um do outro. O primeiro a tomar a iniciativa foi Colby, desferindo um chute baixo no campeão. Usman logo respondeu com um potente direto, que tocou com força o rosto do norte-americano. Kamaru permanecia desferindo golpes no rival e tentava ferir o oponente com cruzados e diretos. Covington começou a colocar seu jogo em prática, desferindo muitos socos no corpo do campeão. O norte-americano encontrou a distância e começou a fazer uma grande pressão sobre Usman. O campeão se mostrava perdido no confronto e não conseguia atingir o rival. Passados quatro minutos, o embate ficava eletrizante, com ambos trocando golpes no centro do octógono. Nos segundos finais, o desafiante tentou uma joelhada voadora, que parou na defesa do nigeriano.

Na segunda etapa, o campeão logo investiu em um chute alto, que passou no vazio. O norte-americano sorriu do ataque do oponente e começou a desferir seus jabs e diretos. Quase um minuto do início da etapa, Colby abaixou a guarda e esperava o ataque do adversário. O campeão seguia em desvantagem na luta em pé. Próximo dos três minutos, um direto de Covington balançou o nigeriano, que continuava caminhando para cima. Restando dois minutos para o fim do assalto, Kamaru acusou um chute baixo e o combate foi interrompido. Sem muita demora, o nigeriano retornou para o combate e os atletas voltaram a trocar golpes. No minuto final, o campeão cresceu na disputa e começava a atacar com mais eficiência. A constância de golpes do norte-americano, no entanto, seguia impressionando.

PUBLICIDADE:

Para o terceiro round, os protagonistas da noite continuaram apostando na luta em pé. Com menos ataques, os lutadores seguiam se movimentando no centro do octógono e apreciam economizar o gás. Passados dois minutos, Colby arriscou um ‘superman puch’, mas o ataque passou no vazio. Em ritmo controlado, os lutadores já não mostravam a mesma agressividade dos assaltos iniciais. Kamaru começou a desferir ganchos na linha de cintura do norte-americano, mas o desafiante não acusava os ataques. Restando 32 segundos para o fim da etapa, o combate foi interrompido após o campeão acusar um dedo no olho. Após ser avaliado pelo médico, o nigeriano retornou para o combate. Nos instantes finais, os atletas ameaçaram alguns ataques, mas nada significativo.

Covington retornou para o duelo com suspeita de fratura na mantíbula. O combate retornou muito agitado. Os atletas saíram para a trocação franca no centro do octógono e levantaram o público. Após um cruzado de Colby, Kamaru se esquivou e devolveu na mesma moeda. O norte-americano começava a proteger a área ferida e o campeão começava a minar a região da boca do rival. Nos segundos finais, a luta foi novamente interrompida após Covington afirmar que havia sido golpeado ilegalmente no olho. O árbitro repreendeu os dois atletas e mandou que o combate fosse recomeçado, mas não houve mais ataques.

Com a chance de ter um combate empatado na última etapa, os atletas deveriam tentar ao máximo pontuar para não correrem o risco de uma derrota. Usman continuava a tentar atingir o rosto do adversário tentando machucar o ao máximo o rival. O norte-americano mostrava preocupação e levava as mãos à boca para protegê-la sempre que atacado. Restando dois minutos, a luta permanecia parelha até que um cruzado do campeão balançou o norte-americano. O nigeriano aproveitou o bom momento e partiu para cima do norte-americano, que sorriu. Kamaru continuou atacando e conseguiu derrubar o rival com um belo direto de direita. Colby tentou se recuperar, mas acabou sofrendo mais um knockdown. O campeão, então, partiu para cima e finalizou a fatura.

PUBLICIDADE:

Resultados do UFC 245

CARD PRINCIPAL

Peso meio-médio (até 77kg.): Kamaru Usman derrotou Colby Covington por nocaute técnico a 4m10s do R5 – luta por cinturão

Peso pena (até 65,7kg.): Alexander Volkanovski derrotou Max Holloway na decisão unânime dos juízes (48-47 48-47 50-45) – luta por cinturão

Peso galo (até 61,2kg.): Amanda Nunes derrotou Germaine de Randamie na decisão unânime dos juízes (49-44, 49-45, 49-46) – luta por cinturão

Peso galo (até 61,2kg.): Marlon Moraes derrotou José Aldo na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso galo (até 61,2kg.): Petr Yan derrotou Urijah Faber por nocaute a 0m43s do R3

CARD PRELIMINAR

Peso meio-médio (até 77kg.): Geoff Neal derrotou Mike Perry por nocaute a 1m30s do R1

Peso galo (até 61,2kg.): Irene Aldana derrotou Ketlen Vieira por nocaute a 4m51s do R1

Peso médio (até 83,9kg.): Omari Akhmedov derrotou Ian Heinisch na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso meio-médio: Matt Brown derrotou Ben Saunders por nocaute a 4m55s do R2

Peso pena (até 65,7kg.): Chase Hooper derrotou Daniel Teymur por nocaute a 4m34s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Brandon Moreno derrotou Kai-Kara France na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)

Peso mosca (até 56,7kg.): Jessica Eye derrotou Viviane Araújo na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso médio (até 83,9kg.): Punahele Soriano derrotou Oskar Piechota por nocaute a 3m17s do R1

 

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88