Justin Gaethje vence Tony Ferguson e conquista cinturão interino dos leves no UFC 249

Norte-americano choca o mundo e encerra sequência de 12 vitórias consecutivas do ‘Bicho-Papão’

J. Gaethje (esq.) derrotou T. Ferguson (dir.) por nocaute no quinto round. Foto: Reprodução/Instagram @ufceurope

O norte-americano Justin Gaethje fez história na luta principal do UFC 249, que aconteceu neste sábado (9), em Jacksonville. O lutador chocou o mundo e nocauteou Tony Ferguson no confronto válido pelo cinturão interino dos leves (até 70,kg.). Após uma grande apresentação, o atleta foi declarado vencedor na metade do último round.

Veja Também

VÍDEO: Assista o nocaute de Justin Gaethje sobre Tony Ferguson no UFC 249
VÍDEO: Assista a luta entre Fabrício Werdum x Alexey Oleynik no UFC 249
Francis Ngannou aniquila Jairzinho Rozenstruik com nocaute brutal no UFC 249
VÍDEO: Assista o nocaute brutal de Francis Ngannou sobre Jairzinho Rozenstruik no UFC 249

Gaethje chegou no confronto como grande azarão. O combatente aceitou o desafio de enfrentar um dos atletas mais perigosos da organização com menos de um mês para a preparação. Justin, no entanto, mostrou toda a sua técnica para não deixar que o ‘El Cucuy’ colocasse sua estratégia em jogo.

Além do desafio de substituir o campeão linear, Khabib Nurmagomedov, Justin também teria que encerrar uma longa sequência de vitórias de Ferguson, que não era batido desde maio de 2012.

Após o triunfo, Gaethje, agora, espera o retorno do ‘Águia’ para o confronto pela unificação do título. Recentemente, o russo afirmou que poderia voltar ao octógono por volta de julho.

A luta

O combate começou tenso com os dois atletas lançando golpes e buscando o nocaute. Justin tentava conectar seu cruzado para tentar encerrar o combate no primeiro assalto. Ferguson, porém, mostrava perigo em seus contra golpes e tentava atrair o rival para suas mãos. No minuto final, Gaethje se esquivou de um ataque de Tony e conectou um soco, que desequilibrou o ‘Bicho-Papão’. Mesmo golpeado, Ferguson sorria para o oponente, mostrando que estava inteiro.

No segundo assalto, Tony começou tomando a iniciativa. O atleta começou a se soltar e tocava o rosto do adversário com jabs e diretos. Gaethje seguia perigoso e conectou um bom cruzado no queixo do ‘Bicho-Papão’. O duelo seguia sem favorito. Tony tentava se aproximar do oponente, mas acabava golpeado quando entrava no raio de ação de Justin. Mesmo em desvantagem no confronto, Ferguson mostrava uma grande capacidade de absorver golpes. No minuto final, os combatentes seguiam desferindo duros golpes, mas permaneciam agressivos. No fim do assalto, Justin acabou caindo com um gancho aplicado pelo ‘El Cucuy’, mas não havia mais tempo.

Na terceira etapa, os lutadores ainda mostravam um bom ritmo de luta e buscavam o nocaute a todo custo. Quando Tony batia, Justin respondia e vice-versa. Passados dois minutos, Ferguson balançou após um direto aplicado pelo adversário. O ‘Bicho-Papão’, no entanto, seguia caminhando para frente e chamando Justin para a luta. Restando dois minutos para o fim da etapa, Gaethje seguia superior, mas o atleta continuava sendo perseguido pelo adversário. Nos segundos finais, Tony voltou a balançar com um cruzado de Justin, mas o cronômetro zerou.

O penúltimo round começou com Justin desferindo um chute baixo no joelho de Ferguson. O ‘Bicho-Papão’ seguia em desvantagem e começava a depender de um nocaute ou finalização para vencer a luta. Conforme os minutos passavam, Justin continuava surpreendendo o oponente com bons golpes conectados. Tony voltou a balançar após um direto de Gaethje. O atleta, no entanto, continuava caminhando para frente e perseguindo o oponente. Nos segundos finais, Justin desequilibrou Ferguson com um cruzado. O round, no entanto, acabou.

Na etapa final, Tony precisava recuperar o prejuízo dos assaltos anteriores. Gethje seguia golpeando com muita força e acabava controlando melhor a distância. Após dois minutos, Justin desferiu um direto que explodiu no rosto do ‘Bicho-Papão’, que foi obrigado a caminhar para trás. Gaethje preferiu se conter e não partir para cima para encerrar o confronto. Restando pouco mais de um minuto para o fim do confronto, Tony caminhava com dificuldade e, após uma sequência de golpes, o árbitro interrompeu o confronto e declarou a vitória para Justin.

Resultados do UFC 249

CARD PRINCIPAL

Peso leve (até 70,3kg.): Justin Gaethje derrotou Tony Ferguson por nocaute 3m39s do R5 – Luta pelo cinturão interino

Peso galo (até 61,2kg.): Henry Cejudo derrotou Dominick Cruz por nocaute a 4m50 do R2 – Luta pelo cinturão

Peso pesado (até 120,2kg.): Francis Ngannou derrotou Jairzinho Rozenstruik por nocaute a 20s do R1

Peso pena (até 65,7kg.): Calvin Kattar derrotou Jeremy Stephens por nocaute a 2m42 do R2

Peso pesado (até 120,2kg.): Greg Hardy derrotou Yorgan De Castro na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30- 27)

CARD PRELIMINAR

Peso leve (até 70,3kg.): Anthony Pettis derrotou Donald Cerrone na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso pesado (até 120,2kg.): Alexey Oleynik derrotou Fabricio Werdum na decisão dividida dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso palha (até 52,1kg.): Carla Esparza derrotou Michelle Waterson na decisão dividida dos juízes (30-27, 29-28, 30-27)

Peso meio-médio (até 77kg.): Vicente Luque derrotou Niko Price por nocaute técnico (interrupção médica) a 3m37s do R3

Peso pena (até 65,7kg.): Bryce Mitchell derrotou Charles Rosa na decisão unânime dos juízes (30-25, 30-25, 30-24)

Peso meio-pesado (até 93kg.): Ryan Spann derrotou Sam Alvey na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments