VÍDEO: Jéssica Bate-Estaca revela armas para vencer Valentina Shevchenko e mira superluta contra Amanda Nunes

Em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS, brasileira destaca evolução na divisão dos moscas (até 56,7kg.) e fala em deixar 'legado' no MMA

Um dos maiores nomes do MMA feminino, Jéssica Bate-Estaca tem a chance de fazer história no UFC 261 deste sábado (24). A brasileira, que enfrenta Valentina Shevchenko em luta válida pelo título dos moscas (até 56,7kg.), pode se tornar a segunda mulher a ganhar dois cinturões em categorias diferentes no Ultimate e já imagina a estratégia ideal para ser a nova campeã da divisão.

Veja Também

Em entrevista ao canal do SUPER LUTAS no YouTube, Jéssica elogiou Valentina, mas destacou sua evolução como um fator predominante para sair com o título no combate. Segundo ela, a estratégia é cansar a campeã no jogo de solo e aproveitar as oportunidades para nocautear.

PUBLICIDADE:

“Se as meninas me baterem, eu (continuo) seguindo para frente. Já imaginei isso (vitória contra Valentina Shevchenko) várias vezes. Eu mentalizo muito o que pode acontecer em uma luta, tanto em uma vitória quanto em uma derrota. Eu não quero entrar (no combate) estudando, pois já estudei o suficiente. Eu me imagino indo para cima, acerto alguns golpes e agarro. Aí tento fazer uma pressão na grade para cansá-la e tirar sua velocidade. Colocar a luta para baixo e trabalhar o ground and pound. Se ela se levantar, já estará mais cansada. A gente vai para trocação, coloco de novo a luta para baixo. (…), aí, quem sabe, no terceiro ou quarto round saia um nocaute. Venho mentalizando e visualizando bastante uma chance para poder nocautear”, afirmou Jéssica Bate-Estaca.

Ainda sobre a chance de quebrar a quinta defesa de cinturão de Shevchenko, a brasileira afirmou que conversou com Jennifer Maia, última desafiante, para pegar algumas dicas sobre a atual campeã.

PUBLICIDADE:

“A Jennifer (Maia) até deu alguns conselhos. Ela falou que a velocidade de reação da Valentina (Shevchenko) é estrondosa. Então, acho que tenho que tomar muito cuidado com isso. Entrar no raio de ação, mas sem tomar muito golpe. Tentar agarrar e colocar a luta para baixo, pois foi algo que deu certo contra a Valentina. É um ponto forte que eu posso usar – ainda mais na parte de grappling. Eu acredito que posso trabalhar bem ali. Tenho que entrar no momento certo, fazer a estratégia certa e não dar espaço para a Valentina”, revelou a lutadora.

MUDANÇAS PARA A NOVA DIVISÃO

Depois de vencer Rose Namajunas e se tornar a campeã dos palhas (até 52,1kg.) em 2019, Jéssica Andrade perdeu o cinturão para Weili Zhang e também foi derrotada pela ‘Thug’ na revanche. Em seguida, a brasileira decidiu subiu aos moscas (até 56,7kg.) e nocauteou Katlyn Chookagian ainda no primeiro round. Agora, ela revela estar feliz e cita desenvolvimento na nova divisão.

PUBLICIDADE:

“A principal mudança é a felicibdade que eu venho nesta categoria. Você comer bem, fazer seu camp forte faz com que mude muito dentro em uma luta dentro do UFC. Isso é a maior diferença que eu venho sentido. A força melhora quando você se alimenta melhor, assim como o gás. Não perdi gás e força. Então, isso tem sido uma grande mudança para mim (…) eu tive uma grande evolução, porque eu aprendi a usar todas as armas que eu tenho dentro do MMA. Antes, eu deixava muito o rosto e agora aprendi a usar as esquivas. Hoje eu venho usando mais essas armas. Tem muitas armas que eu posso usar e acabo não colocando por ainda não ter confiança. Quedas diferentes, esquivas, cotoveladas e joelhos – que eu ainda não uso muito. Por isso que toda luta é uma Jéssica diferente, com alguma coisa diferente”, disse.

LUTA CONTRA AMANDA NUNES

Engana-se quem pensa que o intuito de Jéssica Bate-Estaca na carreira é apenas conquistar e defender o cinturão dos moscas. A brasileira diz que pensa em uma superluta no futuro diante de Amanda Nunes.

“Pode acontecer (de desafiar Amanda Nunes), né? Eu venho falando com meus treinadores: ‘Já pensou em fazer uma luta contra a Amanda? A Valentina já lutou, por que eu não posso?’. Então, uma superluta assim seria bem interessante. Seria legal poder disputar o cinturão dos galos. Agora é só esperar. O foco é vencer a Valentina, ver se o UFC vai querer dar uma revanche ou algo do tipo e, aí sim, poder almejar alguma coisa diferente”, destacou.

PUBLICIDADE:

LEGADO NO MMA

Além de ter a chance de conquistar dois cinturões em categorias distintas, a lutadora também pensa no ‘legado’ que deixará às gerações futuras. Ela reforça que é possível mostrar a superação dos treinamentos no Brasil.

“É um filme muito bonito de superação. De mostrar que a gente treina no Brasil, onde não tem muita estrutura, mas temos a capacidade de chegar onde a gente quer. Ter a possibilidade de disputar um cinturão e ser campeão de duas ou três categorias diferentes. Então, é uma história maravilhosa e um grande legado que eu estou deixando para as próximas lutadoras que pensam que não vai dar certo ou que não vão conseguir. Eu tenho almejado ser campeã de três categorias e fazer mais história”

GINÁSIO COM PÚBLICO

Após a confirmação da volta do público no UFC 261, os ingressos do espetáculo no ‘VyStar Veterans Memorial Arena’, em Jacksonville (EUA), se esgotaram em poucos minutos. O engajamento dos fãs para presenciar o card – que conta com três disputas de cinturão -, além de ser o primeiro evento com público máximo desde o início da pandemia do coronavírus, em 2020, empolga Jéssica. A competidora diz que prefere lutar com o público presente na arena e destaca a influência da torcida em um combate.

“Eu prefiro com público. A vibração que o público coloca para você dentro do octógono é muito importante. Faz você ver se a luta está muito boa ou muito ruim. Então, quando você joga sua adversária no chão e o público grita, dá uma energia para você fazer ainda mais. Ou então até mesmo quando o pessoal começa a vaiar e você fala: ‘Eu estou fazendo alguma coisa errada’. E você quer se desvincular e ir para a trocação. Então o público ajuda muito nisso”, finalizou.

Aos 29 anos, Jéssica Bate-Estaca ocupa a primeira colocação no ranking dos pesos moscas (até 56,7kg.), atrás apenas da campeã e oponente, Valentina Shevchenko. Além de ser ex-campeã nos palhas (até 52,1kg.), a brasileira conta com um cartel de 21 vitórias e oito derrotas no MMA profissional.

 

Leia Mais sobre: , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4