Conheça Alexey Oleynik, profissional há mais de 25 anos que busca 60ª vitória da carreira no UFC 273

Atleta de MMA desde 1996, Alexey Oleynik enfrenta Jared Vanderaa em busca da marca histórica no evento deste sábado (9)

A. Oleynik (foto) enfrenta I. Latifi no UFC Columbus. Foto: Reprodução/Twitter @oleynikufc

Neste sábado (9), o UFC 273 apresenta dois campeões defendendo seus títulos: Alexander Volkanovski, nos penas, e Aljamain Sterling, nos galos. Já o card preliminar deste mesmo evento apresenta um atleta que, sozinho, possui mais vitórias na carreira do que os dois detentores de cinturões somados.

Veja Também

Enquanto Alexander Volkanovski (23-1) e Aljamain Sterling (20-3) somam 43 vitórias em suas carreiras profissionais, Alexey Oleynik, que encara Jared Vanderaa pela divisão dos pesados (120,2 kg), já saiu vitorioso em 59 das 76 lutas que fez na carreira.

PUBLICIDADE:

Profissional de MMA há mais de 25 anos

Nascido na Ucrânia, mas naturalizado russo, Alexey Oleynik fez sua estreia no MMA profissional em novembro de 1996, há mais de 25 anos. Na ocasião, o lutador entrou em ação três vezes na mesma noite e conquistou o título da Minamoto Cup.

Para efeito de comparação, a norte-americana Kay Hansen é a atleta mais jovem escalada para o UFC 273, com apenas 22 anos de idade. Isso significa que, enquanto Oleynik estreava no MMA profissional fazendo três lutas na mesma noite,  Hansen ainda nem pensava em nascer. Quando a atleta do peso mosca (até 56,7 kg) veio ao mundo, em agosto de 1999, o “Boa Constrictor” já tinha um cartel de sete vitórias e uma derrota no MMA profissional. Quando Kay Hansen estreou profissionalmente, em dezembro de 2017, o russo já havia entrado em ação 67 vezes na carreira, com 55 vitórias, 11 derrotas e uma luta sem resultado.

PUBLICIDADE:

Especialista em finalizações e ‘mestre’ do estrangulamento Ezequiel

A. Oleynik aplicou o primeiro estrangulamento Ezequiel da história do UFC (Foto: Reprodução)

Faixa-preta de jiu-jitsu e mestre de sambo de combate, modalidade na qual já foi campeão mundial, Alexey Oleynik é especialista em finalizações. Das 59 vitórias conquistadas na carreira, 46 foram obtidas desta forma.

PUBLICIDADE:

As 46 finalizações da carreira do “Boa Constrictor” foram obtidas com diversos golpes, como mata-leões, chaves de braço, guilhotinas e chaves de perna. O principal destaque no arsenal do russo, no entanto, fica por conta do estrangulamento Ezequiel, finalização rara no MMA, mas que já foi aplicada por Oleynik em 12 oportunidades. Em 2017, inclusive, o veterano se tornou o único lutador a finalizar uma luta com o movimento no octógono do UFC e ainda repetiu o feito em 2018.

Em busca da 60ª vitória na carreira

A. Oleynik em pesagem para o UFC Columbus (Foto: Instagram/UFC Russia)

Neste sábado, no UFC 273, Alexey Oleynik busca, contra Jared Vanderaa, a tão almejada 60ª vitória no MMA profissional. Esta é a terceira vez em que o russo tem tal oportunidade, já que vem de três derrotas consecutivas no Ultimate.

PUBLICIDADE:

A última vitória de Alexey Oleynik, de número 59, foi contra o ex-campeão Fabrício Werdum, no UFC 249, em maio de 2020.

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88