Conheça a história por trás do Noche UFC, evento que celebra data especial para os mexicanos

Noche UFC celebra a independência do México e apresenta a revanche imediata entre Alexa Grasso e Valentina Shevchenko pelo título das moscas

Noche UFC Alexa Grasso Valentina Shevchenko

Noche UFC apresenta revanche pelo cinturão peso mosca (Foto: Divulgação/UFC)

Neste sábado (16), o Ultimate retorna a Las Vegas após quase um mês em ‘turnê’ que passou por Boston, Singapura, França e Austrália. No entanto, em vez de seguir a lógica e apresentar o UFC Las Vegas 79, a organização batizou o próximo evento com um nome especial: Noche UFC.

‘Noche’ nada mais é do que ‘Noite’, em espanhol. O evento recebe este nome porque é realizado em uma data especial para o povo mexicano. O dia 16 de setembro marca o aniversário de início da guerra que culminou na independência do país, há 201 anos.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Valentina Shevchenko é ex-campeã do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Guerra de Independência do México durou 11 anos

Escolhido como data do Noche UFC, o dia 16 de setembro marca 213 anos do início da Guerra de Independência do México. Nesta mesma data, em 1810, o padre Miguel Hidalgo y Costilla protagonizou o ‘Grito de Dolores’, no estado de Guanajuato, e se tornou o principal instigador de um processo de insatisfação popular dos mexicanos com a Espanha, que colonizava o país.

O processo iniciado com o padre Miguel Hidalgo se espalhou rapidamente pelo resto do território incorporando cada vez mais seguidores. Fuzilado em 1811, Hidalgo foi substituído pelo também clérigo José Morelos, que comandou o exército popular até 1815, quando também foi assassinado.

PUBLICIDADE:

No total, o processo de independência do México levou cerca de 11 anos e contou com diversos líderes como Guadalupe Victoria, Vicente Guerrero e Augustín de Iturbide, que no dia 24 de agosto de 2021 assinou, junto a representantes da coroa espanhola, o Tratado de Córdoba, reconhecendo o México como nação independente.

Noche UFC tem mexicanos como protagonistas e único cinturão do país em jogo

Alexa Grasso

Alexa Grasso é campeã peso mosca do UFC (Foto: UFC.com)

PUBLICIDADE:

Como não poderia ser diferente, o card do Noche UFC é repleto de atletas do México. Ao todo, o evento apresenta cinco atletas nascidos no país e mais três com ascendência mexicana.

Na luta principal do evento, a campeã peso mosca (até 56,7kg) Alexa Grasso coloca em jogo o único cinturão mexicano da organização em revanche imediata contra a quirguiz-peruana Valentina Shevchenko.

Daniel Zellhuber, Fernando Paadilla, Lupita Godinez e Edgar Cháirez são os outros atletas nascidos no México a compor o card, que conta ainda com os descendentes de mexicanos nascidos nos Estados Unidos Raul Rosas Jr., Tracy Cortez e Alex Reyes.

PUBLICIDADE:

Sede do Noche UFC, Nevada conta com grande população de origem mexicana

Apesar de ser idealizado em homenagem ao povo mexicano, o Noche UFC terá como sede, por questões logísticas, a T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Isso não significa, no entanto, que os atletas do México não terão apoio maciço da torcida.

De acordo com pesquisa do Departamento de Censo dos Estados Unidos, 26,5% da população do estado de Nevada é formado por hispânicos, sendo a grande maioria de mexicanos ou descendentes, que totalizam mais de 677 mil habitantes.

Ficha técnica do Noche UFC

Data: 16 de setembro de 2023 

Horário: 20h (horário de Brasília) 

Local: T-Mobile Arena, Las Vegas, Estados Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet 

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)

Peso mosca (até 56,7kg): Alexa Grasso x Valentina Shevchenko – luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77,1kg): Kevin Holland x Jack Della Maddalena

Peso galo (até 61,2kg): Raul Rosas Jr. x Terrence Mitchell

Peso leve (até 70,3kg): Daniel Zellhuber x Christos Giagos

Peso pena (até 65,7kg): Fernando Padilla x Kyle Nelson

CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília)

Peso palha (até 52,1kg): Lupita Godinez x Elise Reed

Peso médio (até 83,9kg): Roman Kopylov x Josh Fremd

Peso mosca (até 56,7kg): Edgar Charirez x Daniel Miojo

Peso mosca (até 56,7kg): Tracy Cortez x Jasmine Jasudavicius

Peso leve (até 70,3kg): Alex Reyes x Charlie Campbell

Peso palha (até 52,1kg): Josefine Knutsson x Marnic Mann

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89