UFC 182: Jones e Cormier abrem 2015 com uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos

Jones (esq.) e Cormier (dir.) fazem a luta principal do UFC 182. Foto: Josh Hedges/UFC

Jones (esq.) e Cormier (dir.) fazem a luta principal do UFC 182. Foto: Josh Hedges/UFC

Quando Jon Jones e Daniel Cormier pisarem no octógono montado na MGM Grand Garden Arena neste sábado (03) será o fim de uma espera que durou quase cinco meses. Desde 4 de agosto do ano passado, quando os dois brigaram durante um evento promocional no mesmo local, o duelo pelo cinturão dos meio-pesados tem sido um dos combates mais aguardados pelos fãs. Com muita animosidade e a expectativa de um grande confronto, Jones e Cormier protagonizam a luta principal do UFC 182.

Publicidade

Veja Também

Após o incidente em Vegas, o clima entre os desafetos só fez piorar. Houve ameaças mútuas após uma entrevista no canal norte-americano ESPN e os dois quase brigaram novamente no palco “Media Day” e também nos bastidores do evento, em confusão que contou também com a participação de membros das equipes de ambos. Agora, tanto o campeão quanto o desafiante terão a aguardada chance de passar toda a história a limpo no lugar onde os torcedores querem de fato ver: dentro dos oito lados do cage.

Para Jones, o duelo é a chance de elevar seu cartel para 21 derrotas e apenas uma vitória, em uma desqualificação contestadíssima para Matt Hamill, e ampliar sua sequência de defesas de cinturão bem sucedidas para oito, um recorde absoluto entre os meio-pesados, o que o deixaria a apenas dois triunfos de igualar a maior marca da história que pertence a Anderson Silva.

Publicidade

Já Cormier também tem sua própria marca a defender. Desde que estreou no MMA, o wrestler olímpico não sabe o que é perder, seja de forma incontestável ou questionada. Ao todo, são 15 vitórias para DC, que competiu pela maior parte do tempo como peso pesado. Com um camp  de treinamento intenso e a ajuda de grandes nomes do MMA e do wrestling, Cormier espera levar o segundo cinturão para seu time, a American Kickboxing Academy (AKA), que já conta o campeão dos pesados Cain Velasquez.

A verdade é que se ninguém quer perder sob nenhuma circunstância, Jones e Cormier desejam essa vitória ainda mais, já que um revés diante de um rival e após meses de um clima tão intenso poderia ter um efeito devastador.

Publicidade

Após 2014 mágico, Cowboy encara nova joia dos pesos leves

Cerrone (esq.) encara Jury (dir.) na luta co-principal da noite. Foto: Brandon Magnus/UFC

Talvez atrás somente de Robbie Lawler e TJ Dillashaw, que emergiram em suas divisões e faturaram os cinturões, Donald Cerrone pode ser apontado como o grande nome do MMA em 2014. Com quatro vitórias no ano, sobre Adriano Martins, Edson Barboza, Jim Miller e Eddie Alvarez, o “Cowboy” ainda faturou três bônus de nocaute e performance da noite. Agora, logo no início de 2015, Cerrone tem pela frente um duro desafio: o invicto prospecto da categoria dos leves Myles Jury.

Com 15 vitórias em 15 lutas, Jury, de apenas 26 anos, tem seis triunfos no Ultimate, os dois últimos sobre Diego Sanchez e Takanori Gomi. Dono de um estilo agressivo e um chão de alto nível, “Fury”, como é conhecido, tem enchido os olhos dos analistas e agora se prepara para o maior teste de sua carreira. Por esses motivos, o confronto entre Cerrone e Jury é forte candidato ao título de “Luta da noite” e pode definir quem se aproxima muito de uma disputa de cinturão na divisão até 70 kg.

Publicidade

Único brasileiro no card, Damm faz duelo de vida ou morte

R. Damm vem de duas derrotas consecutivas. Foto: Josh Hedges/UFC

Recheado de grandes nomes e com lutas que prometem fortes emoções, o UFC 182, no entanto, não conta com grande presença brasileira, tendo no veterano do TUF Brasil 1 Rodrigo Damm o único representante tupiniquim na noite. Contra Evan Dunham, Damm, que vem de duas derrotas seguidas, joga sua sobrevivência na maior organização de MMA do planeta. A mesma máxima se aplica a Dunham, que em situação ainda pior, vem de três derrotas seguidas. A dupla se enfrenta na terceira luta da noite, a primeira do card preliminar televisionado nos Estados Unidos.

Confira abaixo a ficha-técnica completa do UFC 182:

Local: MGM Grand Garden Arena, Las Vegas (EUA).

Horário: A partir das 22h (horário de Brasília).

Transmissão: Canal Combate (card completo).

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado (até 93 kg): Jon Jones x Daniel Cormier;

Peso leve (até 70,3 kg): Donald Cerrone x Myles Jury;

Peso médio (até 84 kg): Brad Tavares x Nate Marquardt;

Peso mosca (até 57 kg): Kyoji Horiguchi x Louis Gaudinot;

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Hector Lombard x Josh Burkman.

CARD PRELIMINAR

Peso leve (até 70,3 kg): Danny Castillo x Paul Felder;

Peso galo (até 61,2 kg): Marcus Brimage x Cody Garbrandt;

Peso pesado (até 120 kg): Shawn Jordan x Jared Cannonier;

Peso leve (até 70,3 kg): Evan Dunham x Rodrigo Damm;

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Mats Nilsson x Omari Akhmedov;

Peso galo feminino (até 61,2 kg): Alexis Dufresne x Marion Reneau.

Publicado por
Lucas Carrano