Rafael dos Anjos se tornou o 11º brasileiro campeão do UFC. Relembre todas as conquistas

Trajetória de títulos do Brasil no maior palco do MMA mundial começou há 13 anos e já houve momentos em que o país teve quatro campeões simultâneos

Rafael (esq.) se uniu ao time de campeões brasileiros que já conta com nomes como A. Silva (centro) e J. Aldo (dir.). Foto: Produção SUPERLUTAS (Josh Hedges/UFC)

Rafael (esq.) se uniu ao time de campeõesque já conta com nomes como A. Silva (centro) e J. Aldo (dir.). Foto: Produção SUPERLUTAS (Josh Hedges/UFC)

No último sábado (14), em Dallas (EUA), o Brasil passou a ter três cinturões simultâneos do UFC pela primeira vez desde dezembro de 2013. O feito foi alcançado graças à conquista dos título dos pesos leves pelo niteroiense Rafael dos Anjos, após a vitória por decisão unânime dos juízes sobre Anthony Pettis na luta principal do UFC 185. Com o triunfo, Rafael se tornou o 11º campeão brasileiro a faturar um cinturão da maior organização de MMA do planeta.

Veja Também

A história começou em 2002, no UFC 35, com Murilo Bustamente, que derrotou Dave Menne por nocaute técnico no segundo assalto para se tornar o segundo campeão da história da categoria peso médio. Bustamente abriu mão do título dez meses depois, para se transferir para o PRIDE, e o Brasil ficaria mais um ano e meio sem outro campeão.

PUBLICIDADE:

Em janeiro de 2004, Vitor Belfort bateu Randy Couture e conquistou o título dos meio-pesados. Em 2006, apenas em sua segunda luta no Ultimate, Anderson Silva foi o terceiro brasileiro a ostentar um cinturão da organização ao atropelar o então detentor do título Rich Franklin.

Em 2008, Minotauro finalizou Tim Sylvia, faturou o título interino da categoria de pesos pesados e se tornou o primeiro atleta a ter os cinturões do PRIDE e do UFC. No ano seguinte, Lyoto Machida nocauteou Rashad Evans e o cinturão dos meio-pesados voltou para o Brasil. O título mudou de mãos logo em seguida, mas permaneceu em solo brasileiro, pois foi a vez de Maurício Shogun ostentar cinturão.

PUBLICIDADE:

Com o fim do extinto WEC, o brasileiro “ganhou” outro campeão no UFC, pois o evento importou os atletas e campeões da extinta organização. Por isso, ao inaugurar a categoria peso pena, em 2010, o manauara José Aldo foi promovido à condição de detentor do título, que, aliás, ocupa até hoje.

Em 2011, o UFC deu um grande salto de popularidade ao passar a ser transmitido eventualmente ao vivo na TV aberta dos Estados Unidos. Para a estreia desta grande parceria, a organização promoveu a aguardada disputa do cinturão dos pesados entre Junior Cigano e Cain Velasquez. Naquela que até hoje foi a luta com maior audiência na história do evento, Cigano nocauteou Velasquez e se tornou o oitavo brasileiro campeão do Ultimate.

PUBLICIDADE:

Em 2012, o Brasil atingiu quatro títulos simultâneos, na época metade das categorias vigentes no Ultimate, um recorde histórico. Isso ocorreu graças ao triunfo de Renan Barão sobre Urijah Faber, na disputa do cinturão interino dos pesos galos. Posteriormente, Barão ainda seria promovido à condição de campeão linear, graças aos sucessivos problemas afastaram Dominick Cruz do octógono por quase três anos.

Outro lutador que também conquistou o cinturão interino de sua categoria foi Fabrício Werdum, décimo brasileiro a se tornar campeão no UFC. “Vai Cavalo”, como é conhecido, enfrentaria Cain Velasquez no México em novembro de 2014, mas o norte-americano se lesionou semanas antes do combate. A solução foi então promover uma disputa entre Werdum e Mark Hunt pelo cinturão interino dos pesados. O gaúcho venceu por nocaute técnico e agora tentará unificar os títulos contra Velasquez em junho, também em solo mexicano.

Confira abaixo uma galeria de fotos especial com os campeões brasileiros do UFC:

[vox id=”29930″]

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88