Reebok erra em camiseta da Irlanda e gera polêmica

Empresa de material esportivo confeccionou peça que ignorou a Irlanda do Norte, que, ao lado da República da Irlanda, faz parte da ilha

Reebok gerou polêmica com camisa que ignorou Irlanda do Norte. Foto: Reprodução/Reebok

Reebok gerou polêmica com camisa que ignorou Irlanda do Norte. Foto: Reprodução/Reebok

Definitivamente a parceria entre Reebok e UFC vive momentos turbulentos em sua era inicial. Depois de haver diversas críticas quanto ao pagamento dado aos lutadores com o acordo e até mesmo quanto ao aspecto visual dos uniformes, desta vez a marca de material esportivo cometeu uma gafe no que diz respeito ao aspecto político e se viu envolvida em nova polêmica.

Veja Também

Nesta quarta-feira (21), como preparativo para o evento do UFC que será realizado em Dublin, na Irlanda, neste sábado, a Reebok lançou uma camiseta especial da terra natal de Conor McGregor. O design é simples: a peça cinza conta com estampas da logo do UFC, do nome “Irlanda” e um mapa do local.

PUBLICIDADE:

O problema é que o desenho ignora a Irlanda do Norte, país pertencente ao Reino Unido que faz parte da ilha, contando somente com o território da chamada República da Irlanda, nação independente cuja capital é Dublin.

A questão se torna ainda mais delicada com a frase utilizada para promover as vendas da camiseta: “Mostre fidelidade ao seu território”. A Irlanda do Norte já passou por diversos conflitos civis entre os católicos, favoráveis à independência do Reino Unido e à fusão com a República da Irlanda, e a maioria protestante, que são contrários à integração, gerando tensão entre as partes.

PUBLICIDADE:

Quem se mostrou bastante incomodado com o acontecido foi John Kavanagh, líder da academia SBG, onde treina McGregor. “O que me irritou foi a frase ‘mostre fidelidade ao seu território’. Minha namorada é de Belfast [capital da Irlanda do Norte], uma cidade que já viveu diversas mortes sem sentido. Esse tipo de discurso só serve para alimentar emoções negativas e trazer à tona o pior de nós”, explicou.

Diante da repercussão negativa, a Reebok se retratou. “Pedimos sinceras desculpas pela ofensa causada pela camiseta da Irlanda do UFC. Foi um erro de desenho e o produto está sendo removido”, comentou.

PUBLICIDADE:

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88