Ex-UFC culpa excesso de noitadas por grave problema cardíaco

Leben (foto) não conseguiu voltar ao MMA por problemas de saúde. Foto: Divulgação/UFC

Leben (foto) não conseguiu voltar ao MMA por problemas de saúde. Foto: Divulgação/UFC

Veterano no mundo das lutas, o ex-UFC Chris Leben planejava abandonar a aposentadoria e retornar às competições. No entanto, o norte-americano descobriu que tinha um sério problema cardíaco, o que o impediu de fazer seu primeiro combate no Bellator. Passado o choque da notícia, Leben considera que as noitadas quando era mais jovem foram fator decisivo para seu problema de saúde.

Publicidade

Veja Também

Hoje com 35 anos de idade, Leben é conhecido no mundo das lutas desde sua participação no TUF 1, no início de 2005. No reality show, o atleta chamava a atenção por sua postura altamente confiante, além dos problemas com bebidas alcóolicas.

“Não me disseram que [o problema cardíaco] está ligado ao álcool ou coisa do tipo, mas meu palpite é: eu treino duro quando vou à academia. Nunca faltei um dia sequer na academia, mas, por um longo tempo, eu também aproveitava a noitada. Então, eu estava queimando a vela pelos dois lados por anos. Acho que meu coração não conseguiu aguentar”, analisou Leben, em entrevista ao site norte-americano “MMA Fighting”.

Publicidade

O lutador, que foi o primeiro adversário de Anderson Silva no UFC, em 2006, explicou com detalhes o que se passa com sua saúde. “Basicamente, eu fazia meus exames pré-luta e falhei em um eletrocardiograma. Então, fiz mais quatro e continuei reprovando, já que meu ventrículo esquerdo estava provocando muita eletricidade. Eles fizeram um ecocardiograma que, infelizmente, mostrou que meu ventrículo esquerdo está maior que deveria, com um formato diferente e não bomba o sangue corretamente. Ele só bomba 18% da quantidade que deveria, o que não é algo bom”, comentou.

Publicado por
Bruno Ferreira
Leia mais sobre: Chris Leben