De volta ao MMA neste sábado, Faber revela inspiração em Cejudo para voltar ao octógono

Membro do Hall da Fama do Ultimate, atleta volta a lutar no UFC Sacramento e afirma que desafio de atual campeão dos galos foi fundamental para sua motivação

U. Faber confirma seu retorno ao UFC. Foto: Reprodução/Facebook UrijahFaber

Um velho conhecido dos entusiastas do MMA está de volta ao mundo da luta. Após mais de dois anos aposentado, o norte-americano Urijah Faber está de volta ao octógono para enfrentar o compatriota Ricky Simon, neste sábado (13), pelo UFC Sacramento. Segundo o ex-desafiante ao título dos penas (até 65,7kg.) do Ultimate, o desafio recente feito pelo campeão dos galos (até 61,7kg.), Henry Cejudo, foi uma das motivações para que o atleta retornasse às artes marciais mistas aos 40 anos. A declaração foi feita em entrevista ao ‘Combate’.

Veja Também

“Ele (Cejudo) veio à nossa academia há 10 anos, quando estava pensando em fazer MMA, mas ele disse que não queria, porque não tinha dinheiro no esporte. Eu estava tentando convencê-lo a fazer o esporte. Ele passou alguns dias na nossa academia e lembro que Henry é um cara que pensa grande e realmente acredita nas coisas, e também sou assim”, afirmou Faber.

PUBLICIDADE:

Após conversarem, Urijah, que já era um atleta bastante conhecido na época, conseguiu convencer o campeão olímpico a migrar de vez para as artes marciais mistas, prevendo um futuro vitorioso para o norte-americano com o  passar dos anos.

“Ele disse: ‘Acho que vou tentar o MMA’. E, depois, entre nós, ele disse: ‘O que acha, Faber? Talvez eu e você lutemos algum dia!’ E eu sou um cara que acredita em qualquer coisa, e sabia que esse cara era um campeão olímpico dizendo isso. Há 10 anos, isso foi um pressentimento para ele e para mim. Eu só disse: ‘É, cara, mas você tem um caminho longo a percorrer’. E aqui estamos, 10 anos depois, e ele percorreu esse caminho muito rápido.

PUBLICIDADE:

O desafio de Henry para Faber foi feito publicamente pela primeira vez após o norte-americano derrotar Marlon Moraes na luta pelo cinturão vago dos galos, em junho deste ano, pelo UFC 238. Ainda no octógono, ostentando seu novo cinturão, Cejudo desafiou algumas lendas do esporte. Entre eles, Faber.

Segundo Urijah, o brasileiro Murilo Bustamante também teve sua importância na decisão de retomar a carreira como lutador profissional. Para Faber, o carioca serviu de inspiração ao mostrar um alto rendimento em suas lutas após atingir a idade superior a 40 anos. Bustamante lutou até os 46 anos.

PUBLICIDADE:

“Tive uma ótima conversa com Murilo Bustamante. Ele estava aqui na Califórnia visitando meu treinador, Fábio Prado, e ele lutou até os 40 e poucos. Ele estava falando como nunca usou doping, sempre lutou limpo, sempre se manteve saudável, e foi parte do seu segredo para enfrentar os melhores do mundo. Me identifiquei muito com isso”, confessou o ‘Garoto Californiano’.

Neste sábado, Urijah enfrentará um atleta 14 anos mais jovem e que, atualmente, Ricky Simon figura na 15ª posição da categoria além de somar oito triunfos consecutivos.

“Ele (Ricky) é um lutador de alto nível, é o tipo de lutador que enfrentei por toda minha carreira. Quando você olha para minha carreira, enfrentei praticamente todos os caras ranqueados no top 10, e ele tem potencial para estar lá. Acho que ele não vai me vencer para chegar lá, mas antes do fim de tudo, acho que ele vai ter muito sucesso na sua carreira”, finalizou Faber.

PUBLICIDADE:

Caso saia vitorioso, existe a chance de Urijah voltar a compor o grupo de elite da divisão dos galos e, devido à moral que o atleta possui com a organização, pode se aproximar de um duelo futuro contra um lutador bem ranqueado na categoria.

Programa de lutas do UFC Sacramento

CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):

Peso galo (até 61,2kg.): Aspen Ladd x Germaine de Randamie

Peso galo (até 61,2kg.): Urijah Faber x Ricky Simón

Peso pena (até 65,7lg.): Josh Emmett x Mirsad Bektic

Peso médio (até 83,9kg.): Karl Roberson x Wellington Turman

Peso médio (até 83,9kg.): Marvin Vettori x Cezar Mutante

CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):

Peso meio-pesado (até 93kg.): John Allan x Mike Rodriguez

Peso pena (até 65,7kg.): Andre Fili x Sheymon Moraes

Peso galo (até 61,2kg.): Julianna Peña x Nicco Montaño

Peso pena (até 65,7kg.): Darren Elkins x Ryan Hall

Peso galo (até 61,2kg.): Pingyuan Liu x Jonathan Martinez

Peso palha (até 52,1kg.): Livinha Souza x Brianna van Buren

Peso galo (até 65,7kg.): Benito Lopez x Vince Morales

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88