Nina Nunes bate Cynthia Calvillo em luta equilibrada e anuncia a aposentadoria com vitória no UFC San Diego

Esposa de Amanda Nunes tem apresentação técnica e, com resultado positivo, se retira do MMA aos 36 anos

N. Nunes em vitória no UFC San Diego. Foto: Reprodução/Instagram

Evento emocionante para Nina Nunes, esposa da ‘Leoa’ Amanda, no UFC San Diego, realizado neste sábado (13), nos Estados Unidos. Pressionada por dois resultados negativos em sequência, a atleta encarou Cynthia Calvillo e teve performance técnica, sendo recompensada com a vitória na decisão dividida, convencendo dois dos três juízes laterais. Após o triunfo, a norte-americana anunciou sua aposentadoria aos 36 anos.

Com a vitória, Nina volta a vencer após quase quatro anos. A lutadora deixa o MMA profissional com um cartel de 18 apresentações, sendo 11 triunfos e sete reveses.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Superada por Nunes, Calvillo se complica na companhia. Agora, a combatente tem quatro tropeços em sequência e corre risco de ser inserida na temida lista de dispensa.

A luta

O confronto começou com as lutadoras trocando chutes baixos no centro do octógono. Nina tentava pontuar com jab e fazia melhor a manutenção da distância, nos segundos iniciais. Perto da metade do assalto, Cynthia se aproveitou de uma distração de Nunes e defendeu um chute, levando a adversária para o chão na seqência. Nina conseguiu se levantar e voltou a trocar ataques com a rival em pé. O confronto era equilibrado, mesmo que sem contundência para as duas partes. Nos segundos finais, Calvillo encaixou um overhand limpo no rosto da oponente, mas não havia mais tempo.

PUBLICIDADE:

No segundo assalto, Nunes encaixou um jab no rosto da adversária, que lançava ataques no vazio. Assim como na primeira etapa, Nina tocava mais a oponente, mesmo sem abalar a rival. Na metade da etapa, Calvillo se esquivou de um ataque de Nina e levou a norte-americana para o chão. Por cima, Cynthia tentava agredir no ground and pound, mas Nunes se protegia. No minuto final, Nina conseguiu ficar de pé e atacava com combinações de socos e chutes. Calvillo mantinha a distância e economizava nos golpes, até que o cronômetro zerou.

O último round começou com Nina lançando um chute frontal em Calvillo, respondido na mesma moeda. Nunes continuava atuando na longa distância e evitava os avanços da adversária. Com quase dois minutos, Cynthia tentou uma queda, mas Nina se defendeu bem. Após ter a investida frustrada, Calvillo conseguiu uma queda, mas Nunes se levantou rapidamente. No minuto final, Cynthia deixava claro que sua estratégia era levar a oponente para o chão e Nina se defendia. Nina tentava se reencontrar na distância e encaixou uma combinação de direto e chute alto. Perto de acabar o embate, as lutadoras ensaiaram uma trocação franca, mas não havia mais tempo.

PUBLICIDADE:

Angela Hill vence e se recupera de sequência preocupante

A. Hill (dir.) derrotou L. Godinez (esq.) no UFC San Diego. Foto: Reprodução/Instagram

Inserida no confronto de peso casado (até 54,4kg.), Angela Hill conseguiu respirar na organização. Adversária de Lupita Godinez no embate que encerrou o card preliminar, a norte-americana mostrou técnica e fez o suficiente para voltar ao caminho das vitórias no Ultimate. Após 15 minutos de confronto, a combatente foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes.

O triunfo pode ter sabor de alívio para Hill. Antes de subir no octógono pelo UFC San Diego, a atleta estava pressionada por três derrotas consecutivas, e cinco tropeços nas últimas seis apresentações.

PUBLICIDADE:

A derrota de Lupita encerra uma sequência de dois triunfos na carreira da combatente.

Martin Buday bate Lukasz Brzeski em luta truncada

M. Buday (dir.) derrotou L. Brzeski (esq.) no UFC San Diego. Foto: Reprodução/Instagram

Na única luta entre pesos pesados (até 120,2kg.) do evento, não teve vida fácil contra o estreante Lukasz Brzeski. Atleta da Eslováquia, o lutador passou por altos e baixos durante 15 minutos de disputa, mas convenceu dois dos três juízes para levar o triunfo na decisão dividida dos juízes.

Com a vitória, Buday segue sem perder na organização. Agora, o combatente tem dois triunfos seguidos.

Embora tenha entregado um desafio equilibrado a Martin, Lukasz não conseguiu vencer em seu primeiro compromisso com as luvas do UFC. Além do tropeço, o lutador teve interrompida uma sequência de sete embates sem derrota.

Luta franca acaba em nocaute no primeiro round

G. Benitez nocauteou C. Ontiveros no UFC San Diego. Foto: Reprodução/Instagram

Na quarta luta do espetáculo, novo nocaute. Oponente de Charlie Ontiveros, Gabriel Benitez topou a luta franca com o rival e levou a melhor em embate disputado no peso leve (até 70,3kg.). O representante do México mostrou estar afiado na luta em pé e castigou o oponente, vencendo por nocaute técnico logo no primeiro round.

O triunfo de Benitez fez com que o lutador respirasse na organização. Antes do UFC San Diego, o peso leve acumulava quatro reveses nas últimas cinco apresentações.

Vítima da agressividade do mexicano, Ontiveros tem motivos para se preocupar. Agora, o combatente soma três tropeços em sequência.

Tyson Nam atropela com contragolpe certeiro

T. Nam (esq.) nocauteou O. Osbourne (dir.) no UFC San Diego. Foto: Reprodução/Instagram

Lutador do peso mosca (até 56,7kg.), Tyson Nam deu um verdadeiro ‘baile’ em sua apresentação. Diante do perigoso Ode Osbourne, o combatente não tomou conhecimento do rival e se aproveitou de um erro grave do oponente, encaixando um cruzado que levou o adversário a nocaute após falhar em uma joelhada voadora. O desfecho aconteceu com menos de três minutos.

Recuperado de lesões, Nam volta ao caminho das vitórias. O atleta também se recupera do revés sofrido para Matt Schnell em janeiro de 2021.

Promessa dos moscas, Osbourne teve interrompida uma sequência de dois triunfos.

Atleta estreia no UFC com nocaute avassalador

J. Quinlan (esq.) aplica nocaute devastador em J. Witt. Foto: Reprodução/Isntagram

Estreia de gala para Josh Quinlan. Em confronto promovido em peso casado (até 81,6kg.), o lutador deu uma verdadeira prova de seu poder de nocaute e espírito esportivo. Adversário de Jason Witt, o combatente superou o rival de forma avassaladora com pouco mais de dois minutos de disputa e, após apagar o oponente, evitou o ‘golpe extra’.

Com a vitória, Quinlan apresenta seu cartão de visitas em grande estilo. Além do grande triunfo, o atleta ampliou sua invencibilidade na carreira para seis triunfos.

Massacrado no UFC San Diego, Jason teve ligado o sinal de alerta. O revés marca o terceiro tropeço do lutador nas últimas cinco apresentações.

Zalal e Blackshear empatam em luta emocionante

Y. Zalal (esq.) e D. Blackshear (dir.) empataram no UFC San Diego. Foto: Reprodução/Instagram

Houve de tudo no confronto que abriu o card preliminar do UFC San Diego. No encontro entre Youssef Zalal e Da’Mon Blackshear, os representantes dos galos (até 61,2kg.) deram show de emoção e técnica, desempenhando boas funções tanto em pé, quanto no chão. Ao fim de três rounds, foi anunciado o empate, na decisão majoritária dos juízes.

Representante do Marrocos, Zalal subiu no octógono pressionado por três derrotas seguidas. Embora não tenha retomado o caminho das vitórias e estar próximo de nocautear o rival no último round, o lutador tinha expressão de satisfação após o anúncio oficial.

Estreante na organização, Blackshear teve boa atuação nos dois primeiros assaltos do embate. Com o resultado, o lutador empata em seu primeiro compromisso na organização.

Estatísticas do UFC San Diego

Resultados do UFC San Diego

CARD PRINCIPAL

Peso galo (até 61,2kg.): Marlon Vera derrotou Dominick Cruz por nocaute a 2m12s do R4

Peso pena (até 65,7kg.): Nate Landwehr derrotou David Onama na decisão majoritária dos juízes (29-27, 28-28, 29-27)

Peso palha (até 52,1kg.): Yazmin Jauregui derrotou Iasmin Lucindo na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)

Peso meio-pesado (até 93kg.): Azamat Murzakanov derrotou Devin Clark por nocaute técnico a 1m18s do R3

Peso galo (até 61,2kg.): Priscila Pedrita derrotou Ariane Lipski por nocaute técnico a 1m05s do R1

Peso médio (até 83,9kg.): Gerald Meerschaert finalizou Bruno Blindado com uma guilhotina a 1m39s do R3

CARD PRELIMINAR

Peso casado (até 54,4kg.): Angela Hill derrotou Lupita Godinez na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso pesado (até 120,2kg.): Martin Buday derrotou Lukasz Brzeski na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso mosca (até 56,7kg.): Nina Nunes derrotou Cynthia Calvillo na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)

Peso leve (até 70,3kg.): Gabriel Benitez derrotou Charlie Ontiveros por nocaute técnico a 3m25s do R1

Peso mosca (até 56,7kg.): Tyson Nam derrotou Ode Osbourne por nocaute a 2m59s do R1

Peso casado (até 81,6kg.): Josh Quinlan derrotou Jason Witt por nocaute a 2m09s do R1

Peso galo (até 61,2kg.): Youssef Zalal e Da’Mon Blackshear empatara na decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-28, 28-28)

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89