Mackenzie Dern trava batalha equilibrada, mas acaba superada por Yan Xiaonan no UFC Las Vegas 61

Mesmo com ímpeto para a vitória, brasileira perde na decisão majoritária dos juízes na luta principal do UFC Las Vegas

M. Dern (esq.) foi superada por Y. Xiaonan (dir.) no UFC Las Vegas 61. Foto: Divulgação/UFC

Protagonista no UFC Las Vegas 61, realizado neste sábado (1), Mackenzie Dern viveu uma verdadeira batalha. Adversária de Yan Xiaonan em confronto disputado no peso palha (até 52,1kg.), a brasileira teve confronto equilibrado, mas não conseguiu passar pela defesa eficiente da chinesa. Ao fim de cinco rounds disputados, a lenda do jiu-jitsu foi superada na decisão majoritária dos juízes.

Com o resultado, Dern perde a oportunidade de avançar no top 5 na divisão. Assim, a combatente se despede momentaneamente do sonho de lutar pelo cinturão do grupo.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Com as defesas de queda em dia, Xiaonan tem motivos de sobra para comemorar. Além de bater uma promessa do peso palha, a chinesa encerra uma sequência de duas derrotas.

Em entrevista após a vitória, Yan se colocou à disposição para uma futura disputa de cinturão. Hoje, o título está nas mãos de Carla Esparza, que defende o trono contra Weili Zhang em 12 de novembro.

PUBLICIDADE:

A luta

O confronto começou com Xiaonan tomando a iniciativa com um chute no joelho de Dern. A chinesa seguia agressiva e encaixou um direto limpo no rosto de Mackenzie. A brasileira tentava encurtar, mas sofria com os contragolpes da chinesa. Com pouco mais de um minuto, o embate passou a ser franco, com favoritismo para Yan. Na metade da etapa, Dern deu o bote nas pernas da adversária e buscava a queda. No clich, a brasileira tentava desequilibrar a oponente, mas a chinesa se protegia. Restando dois minutos para o fim da etapa, Xiaonan conseguiu se desvencilhar. Nos segundos finais, Mackenzie conseguiu a queda, mas a chinesa acabou caindo em posição de vantagem. Yan conseguiu ficar de pé, mas não havia mais tempo.

Na segunda etapa, Xiaonan desferiu o primeiro golpe, com um chute baixo. A chinesa aproveitou o bom momento e encaixou um cruzado. Na sequência, Dern foi ao chão e tentou induzir a oponente para sua guarda. Por baixo, Mackenzie atacava a perna esquerda e tentava surpreender com uma finalização. A chinesa golpeava a brasileira com socos de cima para baixo e Dern insistia em atacar a perna da oponente. Na metade da etapa, Dern conseguiu chegar às costas e ensaiava uma omoplata. Dern conseguiu ir para o katagatame e tentava liquidar a fatura. Xiaonan resistia e não se entregava. Dern passou para a montada e castigava no ground and pound. Por cima, Mackenzie golpeava e tentava encontrar espaço para um estrangulamento. A brasileira seguia em vantagem, mas Yan resistiu bravamente até ser salva pelo gongo.

PUBLICIDADE:

O terceiro round começou com Xiaonan lançando um chute baixo. A chinesa continuava levando vantagem na trocação e agrediu com um cruzado limpo no rosto da brasileira. Ainda no primeiro minuto, Dern conseguiu puxar a adversária para sua guarda e passou a buscar as transições. A chinesa conseguiu se desvencilhar e ficou de pé. Na trocação, Yan combinava chutes e socos, enquanto Mackenzie tentava abertura para uma queda. Na metade da etapa, Dern balançou após um direto da chinesa. Mesmo em desvantagem, a brasileira continuava caminhando para frente. Nos segundos finais, a vantagem seguia com Yan, que não caía nas armadilhas lançadas por Dern. Perto de acabar a etapa, Mackenzie conseguiu derrubar, mas não havia mais tempo.

No quarto assalto, Yan continuava melhor na luta em pé e Mackenzie seguia tendo tentativas de queda frustradas. Com pouco mais de um minuto, Xiaonan desequilibrou a brasileira com uma sequência de diretos. Dern encurtou e foi para o clinch, mas a chinesa continuava se defendendo bem. Perto do minuto final, Mackenzie voltou a puxar a adversária para a guarda. Por baixo, Dern tentava encontrar brechas para uma finalização, mas Yan mostrava muito preparo. Nos segundos finais, Mackenzie tentou o bote no braço esquerdo da oponente, mas o cronômetro zerou.

O último round começou com as atletas partindo para a trocação franca nos segundos iniciais. Na sequência, Dern encurtou e foi para o clinch, pressionado a chinesa contra as grades. Ainda no primeiro minuto, Mackenzie conseguiu a queda. Por cima, a brasileira conseguiu a montada e estava determinada a finalizar. Xiaonan se protegia como podia e Dern tentava encerrar o confronto. Com cerca de três minutos para o fim do embate, a brasileira golpeava por cima e tentava encontrar um espaço para finalizar. Nos segundos finais, Mackenzie tentou uma chave de braço, mas Yan se protegeu bem e não havia mais tempo.

PUBLICIDADE:

Estatísticas do UFC Vegas 61

Resultados do UFC Las Vegas 61

CARD PRINCIPAL

Peso palha (até 52,1kg.): Yan Xiaonan derrotou Mackenzie Dern na decisão majoritária dos juízes (48-47, 48-47, 47-47)

Peso meio-médio (até 77kg.): Randy Brown derrotou Francisco Massaranduba na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo (até 61,2kg.): Raoni Barcelos derrotou Trevin Jones na decisão unânime dos juízes (30-25, 30-27, 30-27)

Peso pena (até 52,1kg.): Sodiq Yusuff finalizou Don Shainis com uma guilhotina a 30s do R1

Peso leve (até 70,3kg.): Mike Davis derrotou Viacheslav Borshchev na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-26, 30-26)

CARD PRELIMINAR

Peso casado (até 63,5kg): Daniel Willycat derrotou John Castañeda por nocaute aos 4m28s do R2

Peso pesado (até 120,2kg.): Ilir Latifi derrotou Alexey Oleynik na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso leve (até 70,3kg.): Netto BJJ derrotou Jesse Ronson por nocaute técnico (socos) aos 3m08s do R2

Peso médio (até 83,9kg.): Brendan Allen derrotou Krzysztof Jotko por finalização (mata leão) aos 4m17s do R2

Peso casado (até 63,5kg): Chelsea Chandler derrotou Julija Stoliarenko por nocaute técnico (socos) aos 4m15s do R1

Peso galo (até 61,2kg.): Guido Cannnetti derrotou Randy Costa por finalização (mata leão) aos 1m04s do R1

Charles do Bronx recusa luta no UFC? Peso leve detona: ‘Você sabe que vou te dar trabalho’

Leia Mais sobre: , ,


Confira todos os resultados do UFC Las Vegas 92 Resultados do UFC St. Louis Resultados do UFC 301 Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300