Abra o olho, Kamaru Usman: relembre campeões destronados que retomaram cinturão em revanche imediata no UFC

Rival de Leon Edwards no sábado pode ser inserido em seleta lista de combatentes que deram a volta por cima em disputas de título

A. Nunes com os cinturões dos pesos galo e pena (Foto: Instagram/UFC)

Neste sábado (18), em Londres (ING), Kamaru Usman terá seu maior teste de fogo em sua trajetória no Ultimate, até o momento. Destronado no peso meio-médio (até 77,1kg.) de forma emblemática em 2022, o nigeriano volta a medir forças com seu carrasco, Leon Edwards, no UFC 286. Caso supere o rival, o ex-campeão entrará para a seleta lista de atletas que retomaram o trono em revanches imediatas.

Veja Também

Para entrar no clima do espetáculo, a equipe do SUPER LUTAS relembrou lutadores que conquistaram a ‘proeza’. Para a alegria ou preocupação de Usman, a lista não é extensa.

PUBLICIDADE:

Randy Couture x Vitor Belfort (2004)

Vitor Belfort (esq.) foi superado por Randy Couture (dir.) em revanche em 2004. Foto: Reprodução/UFC Fight Pass

Considerado um dos grandes responsáveis pela evolução do UFC, Randy Couture traçou uma trajetória de glórias no MMA. O atleta, no entanto, passou por altos e baixos dentro da companhia.

PUBLICIDADE:

Em 2003, o norte-americano fez história ao conquistar o título dos meio-pesados (até 93kg.) contra Chuck Liddell, somando seu segundo título desde sua estreia na companhia. No ano seguinte, em sua segunda defesa de título, no entanto, o atleta acabou superado por Vitor Belfort, após sofrer uma lesão no olho. Sem o título, Couture teve a chance de reaver o trono contra o brasileiro e, desta vez, não deixou dúvidas, retomando o título após por nocaute técnico (via interrupção médica) no terceiro round.

Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno (2022)

D. Figueiredo (dir.) e B. Moreno (esq.) têm rivalidade histórica no UFC. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

PUBLICIDADE:

Ícone na história recente do peso mosca (até 56,7kg.), Deiveson Figueiredo teve Brandon Moreno como seu maior rival na carreira, até o momento. Contra o mexicano, o paraense realizou quatro confrontos, chegando a perder seu título em disputas contra o oponente.

Em 2021, os atletas travaram uma revanche após empate ocorrido no fim da temporada anterior. No primeiro encontro, como campeão, Figueiredo seguiu com o título, mas, em revanche imediata, acabou finalizado pelo oponente. Na terceira luta, já em 2022, o brasileiro deu a volta por cima e, na decisão unânime dos juízes, reassumiu o trono. Depois de três confrontos movimentados, uma quarta luta foi promovida em 2023. O tupiniquim, no entanto, saiu derrotado por nocaute técnico (interrupção médica) e se despediu do cinturão, deixando a categoria na sequência.

Amanda Nunes x Julianna Peña (2022)

A. Nunes derrotou J. Pena na luta principal do UFC 277 (Foto: Instagram/UFC)

PUBLICIDADE:

Maior lutadora na história do UFC, Amanda Nunes viveu um episódio improvável no fim de 2021. Diante da desprestigiada Julianna Peña, a brasileira conheceu a primeira derrota após uma série invicta 12 resultados positivos na companhia. Finalizada pela venezuelana, a baiana se despediu momentaneamente do cinturão que ostentava desde 2016.

Sem o título, Nunes teve a revanche imediata meses depois. Diante da oponente, a brasileira provou que o tropeço na rodada anterior não passou de obra do acaso e recuperou o trono após dominar a adversária por cinco rounds.

Menção honrosa: Stipe Miocic x Daniel Cormier (2020)

S. Miocic (dir.) e D. Cormier (esq.). Foto: Reprodução/Instagram @stipemiocic

Antigo campeão dos meio-pesados (até 93kg.), Daniel Cormier, em 2019, fez história ao migrar de categoria e brutalizar Stipe Miocic em sua estreia na divisão até 120,2kg. Diante do ícone da categoria, o, hoje comentarista, fez parecer fácil o desafio e entrou para a seleta lista de atletas que somaram dois títulos em divisões diferentes.

Considerado por muitos como o maior peso pesado de todos os tempos no MMA, Miocic retornou ao octógono para revanche imediata contra DC. Embora Cormier tenha somado uma defesa de título contra Derrick Lewis antes de voltar a medir forças com o veterano, o confronto contra Stipe era inevitável. Na segunda luta, em 2020, o antigo campeão devolveu o nocaute sofrido na temporada anterior, reassumindo o topo absoluto da categoria.

Relação de lutas do UFC 286

CARD PRINCIPAL (18h, de Brasília)

Peso meio-médio (até 77,1kg): Leon Edwards x Kamaru Usman – Luta pelo cinturão

Peso leve (70,3kg.):Justin Gaethje x Rafael Fiziev

Peso meio-médio (até 77,1kg): Gunnar Nelson x Bryan Barberena

Peso mosca (até 56,7kg.): Jennifer Maia x Casey O’Neill

Peso médio (até 83,9kg.): Marvin Vettori x Roman Dolidze

CARD PRELIMINAR (14h, de Brasília)

Peso pena (até 65,7kg): Jack Shore x Makwan Amirkhani

Peso leve (até 70,3kg.): Chris Duncan x Omar Morales

Peso leve (até 70,3kg.): Sam Petterson x Yanal Ashmouz

Peso mosca (até 56,7kg.): Muhammad Mokaev x Jafel Filho

Peso pena (até 65,7kg): Lerone Murphy x Gabriel Mosquitinho

Peso médio (até 83,9kg.): Christian Leroy Duncan x Dusko Todorovic

Peso mosca (até 56,7kg.): Jake Hadley x Malcolm Gordon

Peso mosca (até 56,7kg.): Joanne Wood x Luana Dread

Peso leve (até 70,3kg.): Jai Herbert x Ludovit Klein

Peso mosca (até 56,7kg.): Juliana Miller x Veronica Macedo

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89