Após casos de doping, Chael Sonnen confessa: ‘Tentei burlar o sistema’

Norte-americano diz que caiu no doping porque não imaginava que seria testado com tanta antecedência em relação a luta

Sonnen disse que quer enfrentar 'os caras que têm as maiores vitórias', mas não deixou de provocar Wand

C. Sonnen (foto) se aposentou recentemente do MMA. Foto: Josh Hedges/UFC

Flagrado nos últimos meses em dois exames antidoping, o que culminou em sua aposentadoria do MMA, Chael Sonnen abriu o jogo sobre o assunto e admitiu que de fato tentou burlar o sistema por não saber que seria testado.

Mais de um mês antes da luta que faria com Wanderlei Silva em julho, no UFC 175, Sonnen se submeteu a um exame antidoping surpresa, que detectou duas substâncias proibidas, anastrozol e clomifeno, que fazem parte da lista de proibições da WADA, a Agência Mundial Antidoping. O anastrozol é considerado um inibidor de aromatase, também aplicado após o uso de esteroides. Já o clomifeno auxilia o aumento da produção de testosterona por parte do organismo, já que Sonnen era adepto da terapia de reposição de testosterona (TRT), banida no início do ano.

PUBLICIDADE:

RELEMBRE O CASO SONNEN:
– Sonnen cai no exame antidoping e sai do UFC 175
Norte-americano anuncia aposentadoria do MMA
Após aposentadoria, Sonnen cai novamente no doping
Sonnen recebe suspensão de dois anos após casos de doping

Alguns dias mais tarde, o norte-americano também foi flagrado com GH, o hormônio do crescimento, e eritropoietina. O hormônio de crescimento é um anabólico muito utilizados por fisiculturistas, enquanto que a eritropoietina atua no aumento da produção de células vermelhas do sangue, que carregam oxigênio para os músculos, aumentando assim a resistência e o vigor.

PUBLICIDADE:

Em entrevista ao podcast “Talk is Jericho”, Sonnen declarou que, na época, foi surpreendido com um exame realizado com tanta antecedência em relação a uma luta. “Eu não achava que seria testado pelos próximos 44 dias. Eu tentei burlar o sistema. Eu fui pego em um teste surpresa que aconteceu 44 dias antes da luta. Neste meio, normalmente nós somos testados na noite da luta, então, seja lá o que você tiver feito, você precisa aparecer limpo no dia da luta”, explicou  o ex-lutador. “No meu caso, eu nunca tentei me defender. Eu recebi as substâncias através da receita de um médico, mas era algo contra as regras e eu sabia disso”, completou.

Devido à controvérsia, Sonnen recebeu uma suspensão de dois anos caso decida voltar a competir no MMA, além de ter de trabalhar em conjunto com a Comissão Atlética de Nevada para educar lutadores sobre os exames antidoping e auxiliar a entidade a melhorar ainda mais a política sobre o assunto no futuro.

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4