Irmã e biógrafa de Ronda reflete queda da lutadora: ‘Foi um novo começo’

Maria Burns-Ortiz diz que lutadora ‘passou por coisa demais’ e ressalta: ‘Já tive a oportunidade de vê-la se reerguer’

Ronda (foto) perdeu para Holm em novembro. Foto: Josh Hedges/UFC

Ronda (foto) perdeu para Holm em novembro. Foto: Josh Hedges/UFC

Veja Também

Ronda Rousey viveu um ano de muitas turbulências em 2015. A lutadora norte-americana chegou ao estrelato ao receber vários prêmios, atuar em filmes e vencer duas lutas no UFC, mas termina o ano em baixa com a derrota sofrida para Holly Holm, em novembro, que lhe custou a invencibilidade no MMA e o título no Ultimate.

Depois de meses intensos para a ex-campeã e sua família, Maria Burns-Ortiz, irmã mais velha da lutadora, refletiu todos os acontecimentos que se passaram em 2015. Ela, que é jornalista e escreveu a biografia de Ronda, “Minha Luta, Sua Luta”, produziu uma extensa coluna à revista “Vice”, na qual admite que a irmã “passou por coisa demais” até sofrer a derrota.

PUBLICIDADE:

“Foram três lutas em três continentes num espaço de nove meses. Houve a turnê de divulgação do livro, reuniões em Hollywood, scripts para ler, ensaios fotográficos. Capas de várias revistas, de famosas a desconhecidas. Apresentou programa de TV, ganhou prêmios, lançou filmes, treinou para lutas, voou, apareceu em vários programas. Sua imagem esteve em toda a parte – entrevistas, entrevistas, entrevistas. Foi coisa demais. Isso não é uma desculpa, é um fato”, ponderou a jornalista.

Maria relatou que suas principais lembranças do ano são dos momentos que dividiu com Ronda, e não das lutas em si feitas pela irmã. “Celebramos a vitória sobre Cat Zingano, em fevereiro, cantando ‘Parabéns’ em um restaurante. Passamos a semana no Rio na praia, rezando no Cristo Redentor e alimentando macacos depois de seu nocaute sobre Bethe Correia. Lembro mais disso do que das lutas em si. Aí chegamos à Austrália, onde esperávamos que Ronda vencesse – assim como sempre foi e sempre será. Mas ela não venceu. Não assisti à luta novamente e nem li a respeito. Não vejo sentido em reviver o momento em que vi alguém com quem me importo ter sua alma esmagada”, acrescentou.

PUBLICIDADE:

Porém, Maria Burns-Ortiz afirmou que a derrota de Ronda em novembro não se trata do capítulo final da trajetória da lutadora – pelo contrário, representará uma oportunidade de ressurgimento. “O mundo viu Ronda cair, mas já tive a oportunidade de vê-la se reerguer. Enquanto que algumas pessoas pensam no 2015 de Ronda por um único momento, eles veem como o fim. Em alguns aspectos, essas pessoas estão certas – mas isso significa que estamos em um novo começo”, completou.

[vox id=”35530″]

PUBLICIDADE:

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88