UFC Kansas: Jacaré perde para Whittaker e adia sonho por cinturão

Brasileiro não foi páreo para rápidas mãos do neozelandês, que o nocauteou no segundo assalto

R. Whittaker (esq) acerta golpe em R. Jacaré (dir) (Foto: Josh Hedges/UFC)

R. Whittaker (esq) acerta golpe em R. Jacaré (dir) (Foto: Josh Hedges/UFC)

O sonho está adiado. Mais uma vez, Ronaldo Jacaré esteve próximo de disputar o cinturão dos médios do Ultimate, mas o faixa-preta brasileiro acabou surpreendido pelo australiano Robert Whittaker e foi nocauteado no segundo round. O revés foi atração no card principal do UFC Kansas, evento realizado na noite deste sábado (15), nos Estados Unidos.

Veja Também

Essa é a segunda derrota de Jacaré no Ultimate. No UFC 194, ele perdeu por decisão para Yoel Romero. Desta vez, porém, a derrota veio antes do tempo e adiou, pelo menos por enquanto, o sonho do brasileiro de buscar o título da divisão dos médios. Desde o começo da luta, o estilo em pé mais estático do amazonense não foi páreo para a movimentação de Whittaker e as mãos mais rápidas do neozelandês fizeram a diferença.

PUBLICIDADE:

A luta

Ao subir do meio-médio para o peso médio, Robert Whittaker sabia que enfrentaria adversários mais fortes. Em contrapartida, teria a vantagem da rapidez e da precisão. Contra Ronaldo Jacaré, isso ficou mais óbvio que nunca. Estático, o brasileiro parecia procurar um golpe vencedor, ao invés de buscar sequências e deixar uma oportunidade de queda ou de nocaute vir naturalmente. Por um erro do neozelandês, o faixa-preta conseguiu grampeá-lo e chegou à sonhada queda. Whittaker mostrou surpreendente defesa no chão e nem as tentativas de pegar as costas de Jacaré o deixaram nervoso e a luta logo voltou em pé, onde “The Reaper” mantinha a vantagem.

No início do segundo assalto, as mãos rápidas de Whittaker finalmente pegaram Jacaré. Um direto de direita levou o brasileiro a knockdown, mas o neozelandês não o seguiu ao chão. O lutador da X-Gym levantou e tentou se movimentar mais, ainda sentindo os efeitos do duro golpe que tomou. O neozelandês não deu refresco e manteve a pressão, usando jabs e chutes altos.

PUBLICIDADE:

Até que, por novo descuido de Jacaré, ele começou uma excelente sequência e conseguiu outro knockdown. Percebendo que o nocaute estava perto, Whittaker desta vez seguiu o brasileiro até o chão e acertou golpes duros até que o árbitro Mario Yamasaki interrompesse o combate e tirasse seu compatriota, pelo menos por enquanto, da caçada pelo título mundial.

Moicano surpreende experiente Stephens

R. Moicano (dir) tem seu braço erguido contra J. Stephens (esq) (Foto: Josh Hedges/UFC)

R. Moicano (dir) tem seu braço erguido contra J. Stephens (esq) (Foto: Josh Hedges/UFC)

PUBLICIDADE:

Mesmo abrindo a porção principal de um grande show, o jovem Renato Moicano, 27 anos, não sentiu a pressão. Com uma execução de jogo perfeita, superou o experiente Jeremy Stephens, número cinco do ranking dos penas e “anunciou” sua chegada na divisão com a maior vitória de sua jovem carreira. No primeiro round, o brasileiro soube sair do golpe forte do norte-americano, o uppercut de direita e pontuou com chutes baixos. Uma providencial queda o colocou em ótima posição e nem uma tentativa de kimura de Stephens lhe tirou o domínio.

No segundo assalto, menos movimentação de Moicano e mais trocação. Com isso, ele provou que seu jab estava em dia e abriu alguns cortes no rosto do adversário, mas tomou também golpes duros, até por estar mais estático. No córner entre o segundo e o terceiro rounds, os treinadores da Constrictor Team acenderam o sinal amarelo para Renato.

Ao voltar para o terceiro round, o brasileiro repetiu a estratégia do assalto inicial: muita movimentação e queda. Ao tentar evoluir para a meia-guarda, porém, Moicano foi surpreendido pela defesa de Stephens, que conseguiu levantar sem maiores problemas. Dali até o final da luta, Renato foi mais conservador, garantindo o round com jabs e saindo dos golpes fortes do rival. No fim, decisão dividida justa para Moicano.

PUBLICIDADE:

Resultados do UFC Kansas:

CARD PRINCIPAL

Peso mosca: Demetrious Johnson x Wilson Reis

Peso palha: Rose Namajunas venceu Michelle Waterson por finalização (mata-leão) no R2

Peso médio:Robert Whittaker venceu Ronaldo Jacaré por nocaute técnico aos 3m28s do R2

Peso pena: Renato Moicano venceu Jeremy Stephens por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)

CARD PRELIMINAR 

Peso pesado: Alexander Volkov venceu Roy Nelson por decisão unânime (3x 30-27)

Peso galo: Tom Duquesnoy venceu Patrick Williams por nocaute técnico aos 28s do R2

Peso leve: Rashid Magomedov venceu Bobby Green por decisão dividida (29-28, 29-28, 28-29)

Peso mosca: Tim Elliott venceu Louis Smolka por decisão unânime (3x 30-27)

Peso galo: Aljamain Sterling venceu Augusto Tanquinho por decisão unânime (3x 29-28)

Peso meio-pesado: Devin Clark venceu Jake Collier por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26)

Peso médio: Anthony Smith venceu Andrew Sanchez por nocaute aos 3m52s do R3

Peso meio-médio: Zak Cummings venceu Nathan Coy por finalização (guilhotina) aos 4m21s do R1

Peso galo: Ketlen Vieira venceu Ashlee Evans-Smith por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)

 

Leia Mais sobre: , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88