UFC on FOX 14: De olho no cinturão, Gustafsson e Johnson duelam em evento histórico

Luta principal do card na Suécia, que deve cravar o segundo maior público da história do Ultimate, definirá próximo desafiante ao campeão Jon Jones

 

Gustafsson (esq.) e Johnson (dir.) se encaram na Suécia. Foto: Josh Hedges/UFC

Gustafsson (esq.) e Johnson (dir.) se encaram na Suécia. Foto: Josh Hedges/UFC

O UFC on FOX 14 já nasceu histórico. Confirmado para a Tele2 Arena, estádio de futebol em Estocolmo, o evento deve receber público superior a 26 mil espectadores, o maior público para uma noite de lutas na Europa e o segundo maior na história da organização. Mas o card promete agitar o mundo do MMA também dentro do octógono, pois do duelo principal da noite, entre o sueco Alexander Gustafsson e o norte-americano Anthony Johnson, sai o próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Para Gustafsson, um triunfo diante de Johnson representa o carimbo no passaporte para uma das revanches mais aguardadas da história recente do Ultimate. Em setembro de 2013, o sueco fez diante de Jon Jones aquela que foi considera a melhor luta daquele ano, e que até hoje é apontada como o desafio mais duro já encarado pelo dominante campeão. Caso saia vitorioso, “The Mauler”, como é conhecido, deve encarar seu grande nêmesis ainda em 2015.

Anthony Johnson busca diante de Gustafsson estender sua série invicta, que já dura oito combates. Sem perder desde a finalização para Vitor Belfort no UFC Rio 2, em 2010, quando ainda competia nos médios e tinha sérios problemas para bater o peso, Johnson se reinventou desde então e treinando ao lado do brasileiro na academia Blackzilians, na Flórida, tem conquistado excelentes resultados. Desde que reestreou no Ultimate, no ano passado, Johnson atropelou Rogério Minotouro e venceu com propriedade o compatriota Phil Davis.Caso conquiste a vitória na Suécia, “Rumble”, como é conhecido, será o nono desafiante a ficar frente a frente com o campeão Jones.

PUBLICIDADE:

Para Gustafsson, as principais armas para o combate são as mesmas que o fizeram se apresentar de maneira exemplar diante de Jon Jones: boa movimentação lateral, um footwork (jogo de pernas) incessante e inteligência no controle da distância para por em prática sua trocação. Já Johnson, que, apesar da evolução do rival no wrestling após uma temporada na academia “Alliance MMA”, deve ter a vantagem no jogo de quedas, aposta também em seu grande poder de fogo, que já se mostrou capaz de levar à lona boa parte dos seus rivais de categoria.

Aos 44 anos, Hendo tenta provar que ainda tem lenha para queimar

Henderson (esq.) e Mousasi (dir.) fazem luta co-principal da noite. Foto: Josh Hedges/UFC

Henderson (esq.) e Mousasi (dir.) fazem luta co-principal da noite. Foto: Josh Hedges/UFC

PUBLICIDADE:

Além do nome do próximo desafiante ao cinturão dos meio-pesados, o UFC on FOX 14 também promete dar outra grande resposta aos fãs: Mesmo aos 44 anos, Dan Henderson ainda tem condições ou não de se manter na elite do MMA atual?

Dono de um dos passados mais vitoriosos do esporte, o ex-campeão de duas categorias do PRIDE, dos meio-pesados do Strikeforce e do torneio do UFC 17 agora volta à divisão de pesos médios com planos ambiciosos e garantindo que está longe de pendurar as luvas.

Porém, em sua volta à categoria até 84 kg. Hendo não terá vida fácil. O adversário do norte-americano na luta co-principal do UFC on FOX 14 será o armênio-holandês Gegard Mousasi. Apesar da pouca idade, Mousasi, de 29 anos, tem vasta experiência, com 42 lutas profissionais, e já passou por mais diversos eventos na Ásia, Europa e América, tendo sido campeão do Strikeforce nos meio-pesados e em duas categorias na organização japonesa DREAM.

PUBLICIDADE:

Confira abaixo a ficha técnica do UFC on FOX 14:

Local: Tele2 Arena, Estocolmo (Suécia).

Horário: A partir das 19h (horário de Brasília).

Transmissão: SporTV (card preliminar) e Canal Combate (card completo).

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado: Alexander Gustafsson x Anthony Johnson;

Peso médio: Dan Henderson x Gegard Mousasi;

Peso meio-pesado: Phil Davis x Ryan Bader;

Peso pena: Akira Corassani x Sam Sicilia;

CARD PRELIMINAR

Peso meio-médio: Nico Musoke x Albert Tumenov;

Peso meio-médio: Kenny Robertson x Sultan Aliev;

Peso pena: Andy Ogle x Makwan Amirkhan;

Peso meio-pesado: Nikita Krylov x Stanislav Nedkov;

Peso leve: Mairbek Taisumov x Anthony Christodoulou;

Peso pena: Mirsad Bektic x Paul Redmond;

Peso pesado: Viktor Pesta x Konstantin Erokhin;

Peso mosca: Neil Seery x Chris Beal.

Leia Mais sobre:


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88