Cinco motivos para assistir o UFC 238, com Marlon Moraes lutando pelo cinturão dos galos

O card deste sábado traz ao público a disputa pelo cinturão dos galos entre Henry Cejudo e Marlon Moraes, além de Valentina Shevchenko colocando seu título em jogo contra Jéssica Eye

Cejudo (esq.) e Marlon (dir.) duelam no UFC 238. Foto: Montagem SL MMA Press

O Ultimate desembarca em Chicago (EUA) e apresenta ao público mais um grande um card no UFC 238. O evento, que acontece neste sábado (08) trará aos entusiastas de MMA 13 combates, incluindo duas disputas de cinturão. Na luta principal do show, o brasileiro Marlon Moraes e o norte-americano Henry Cejudo duelam pelo cinturão dos galos (até 61,2kg.), vago por TJ Dillashaw no início deste ano.

Veja Também

No embate co-principal, a campeã das moscas, Valentina Shevchenko defenderá seu reinado contra Jéssica Eye. Além dos combates por títulos, a diretoria do UFC também agendou embates empolgantes, como o de Tony Ferguson, que enfrenta o compatriota Donald Cerrone, na terceira luta do card principal; e o de Pedro Munhoz contra Aljamain Sterling. Os atletas almejam o posto de próximos desafiantes ao cinturão dos galos.

PUBLICIDADE:

Para entrar no clima, nossa equipe selecionou cinco motivos para acompanhar o UFC 238. Confira:

1-Marlon Moraes e a chance de conquistar o título dos galos

M. Moraes (foto) luta pelo cinturão dos galos no UFC 238. Foto: Reprodução/Facebook ufcbrasil

PUBLICIDADE:

O brasileiro Marlon Moraes terá, neste sábado, a oportunidade de se tornar mais um atleta tupiniquim a poder somar em seu currículo o fato de ter se sagrado campeão do UFC. No entanto, a tarefa do lutador de Nova Friburgo (Rio de Janeiro) não será das mais fáceis. Marlon terá pela frente o atual campeão dos moscas (até 56,7 kg.) Henry Cejudo, que subiu de categoria para tentar ocupar o posto, que está vago desde que TJ Dillashaw foi flagrado em um caso de doping.

Moraes estreou no Ultimate em 2017, quando foi derrotado pelo compatriota Raphael Assunção. No entanto, o friburguense conseguiu se recuperar e, após quatro vitórias consecutivas na divisão, conseguiu a condição de desafiante ao título. Esta será a primeira vez em que o brasileiro sobe ao octógono em uma disputa de cinturão.

PUBLICIDADE:

Cejudo, adversário do brasileiro, é conhecido por ter sido campeão olímpico em 2008. Desde que migrou do wrestling para as artes marciais mistas, em 2013, o atleta conquistou 13 vitórias em 15 lutas e vem sendo cada vez mais respeitado no meio do MMA.

2- Valentina Shevchenko realiza sua primeira defesa de cinturão

V. Shevchenko faz sua primeira defesa de cinturão no UFC 238. Foto: Reprodução/Instagram @bulletvalentina

A ex-desafiante ao título das galos (até 61,2kg.) e atual campeã das moscas (até 56,7kg.), Valentina Shevchenko, fará, neste sábado, sua primeira defesa de cinturão. Desde que conquistou o título, em dezembro do ano passado, ao derrotar a polonesa Joanna Jedrzejczyk, a atleta ainda não havia colocado seu título em jogo.

PUBLICIDADE:

Valentina enfrentará a norte-americana Jéssica Eye na luta co-principal da noite. O favoritismo está com a campeã, que em 19 lutas profissionais, soma 16 triunfos e apenas três derrotas.

Jéssica, por sua vez, possui um cartel um pouco mais modesto. Em 19 confrontos oficiais, Eye venceu em 12 oportunidades, sofreu seis reveses e soma uma luta sem resultado.

3- Tony Ferguson retorna ao MMA e enfrenta o empolgante Donald Cerrone

T. Ferguson (esq.) x D. Cerrone. Foto: Montagem SL / MMA Press

Dois dos atletas mais e carismáticos do UFC irão dividir o octógono neste final de semana. Donald Cerrone e Tony Ferguson travarão o terceiro duelo do card preliminar e miram a oportunidade de enfrentar o vencedor entre Khabib Nurmagomedov e Dustin Poirier, que se enfrentam em setembro no combate válido pela unificação do título dos leves (até 70,3kg.).

Donald vive um momento mágico na carreira. Após ter passado por um período complicado na organização, no ano de 2017, em que o ‘Cowboy’ sofreu três derrotas consecutivas, o atleta conseguiu se reencontrar no esporte e, atualmente, soma três triunfos seguidos, o que lhe rendeu o posto de número quatro no ranking da categoria.

Tony, por sua vez, se encontra em um momento de reafirmação. Apesar de manter uma invencibilidade que dura mais de sete anos, o norte-americano passou por problemas particulares, que o impediram de competir pelo Ultimate. A última vez em que Ferguson adentrou no octógono foi em outubro do ano passado, quando derrotou Anthony Pettis. Mesmo após o período afastado, ‘El Cucuy’ ainda é considerado um dos nomes mais perigosos da divisão e, atualmente, figura na terceira posição no ranking.

4- Pedro Munhoz enfrenta Aljamain Sterling em disputa direta para se tornar desafiante ao título

P. Munhoz (esq.) enfrenta A. Sterling (dir.) no UFC 238. Foto: Montagem SL / MMA Press

O paulista Pedro Munhoz irá passar por um desafio realmente intenso neste sábado. Na penúltima luta do card preliminar, o brasileiro irá encarar o norte-americano Aljamain Sterling. O duelo é interessante por trazer dois atletas que se encontram nas primeiras posições do raking dos galos.

Sterling, atualmente, é o terceiro, enquanto Munhoz se encontra logo atrás, em quarto. Uma vitória para qualquer um dos lutadores os coloca na condição de desafiar o vencedor do embate entre Marlon Moraes e Henry Cejudo, haja vista que o segundo colocado, Raphael Assunção, vem de derrota justamente para Marlon. O fato pode não se concretizar, caso a organização opte para promover uma revanche imediata ao derrotado da peleja deste sábado.

5- O Brasil pode voltar a ter um campeão masculino após dois anos

Imagem do novo cinturão do UFC. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Os lutadores masculinos do Brasil vivem um incomodo jejum. Das sete categorias existentes (excluindo os galos, que possui o título vago), nenhuma apresenta um atleta tupiniquim como representante no ponto mais alto das divisões.

O Brasil é reconhecido mundialmente por revelar grandes talentos para o MMA, no entanto, nos últimos anos, nenhum homem conseguiu colocar o país no mapa dos campeões. A última vez em que um atleta tupiniquim ostentou um cinturão do UFC foi em 2017, quando José Aldo foi derrotado por Max Holloway, no UFC 212, no Rio de Janeiro.

As mulheres, no entanto, representada por Amanda Nunes, têm feito bonito. A atleta é dona de dois cinturões em duas categorias distintas no Ultimate: nos galos e nas penas. Antes, no entanto, da ‘Leoa’ conquistar seu último título, a curitibana Cris Cyborg detinha o posto de ‘rainha’ da divisão.

Recentemente, a brasileira Jéssica Andrade também entrou para o grupo das campeãs femininas, quando derrotou Rose Namajunas por nocaute e conquistou o título das palhas (52,1kg.), no UFC 237, no Rio de Janeiro.

Marlon, então, terá a oportunidade de, após mais de dois anos, colocar o MMA masculino brasileiro em lugar de destaque dentro do UFC.

Ficha técnica do UFC 238

DIA: 08 de junho de 2019

HORA: A partir das 19h15 (horário de Brasília)

LOCAL: Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, Brasil

COMO ASSISTIR: SUPER LUTAS (as duas primeiras lutas AO VIVO) e canal Combate (todo o card)

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):

Peso galo: Henry Cejudo x Marlon Moraes  – luta pelo cinturão

Peso mosca: Valentina Shevchenko x Jessica Eye – luta pelo cinturão

Peso leve: Tony Ferguson x Donald Cerrone

Peso galo: Jimmie Rivera x Petr Yan

Peso pesado: Tai Tuivasa x Blagoy Ivanov

CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):

Peso palha: Tatiana Suarez x Nina Ansaroff

Peso galo: Aljamain SterlingPedro Munhoz

Peso palha: Karolina Kowalkiewicz x Alexa Grasso

Peso pena: Ricardo Lamas x Calvin Kattar

Peso palha: Yan Xiaonan x Angela Hill

Peso médio: Bevon Lewis x Darren Stewart

Peso galo: Eddie Wineland x Grigory Popov

Peso mosca: Katlyn Chookagian x Joanne Calderwood

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: , , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88