UFC 238: Em luta tensa, Sterling vence Pedro Munhoz e afasta brasileiro de chance pelo cinturão

Em luta bastante disputada, norte-americano consegue se impor pela envergadura, vence brasileiro e pede chance pelo título do peso galo

P. Munhoz (dir.) é derrotado por A. Sterling (esq.). Foto: Reprodução/Instagram @Ufc_brasil

O brasileiro Pedro Munhoz saiu derrotado após duelo contra Aljamain Sterling, na penúltima luta do card preliminar no UFC 238. Após três rounds muito disputados, o combate foi decidido pelos juízes, que elegeram o norte-americano como vencedor, neste sábado (8). Com a derrota, o paulista se afasta da chance de disputar o título dos galos (até 62,1kg.).

Veja Também

Durante todo o combate, Sterling tirou vantagem de sua maior envergadura e promoveu, durante os três rounds, dificuldades ao brasileiro para conseguir conectar bons golpes ou até tentar levar a luta para o chão, onde Pedro é especialista. Mesmo derrotado, o paulista deixou uma boa impressão, já que, durante todo o combate, não deixou de ir para cima de Aljamain.

PUBLICIDADE:

A última derrota de Pedro Munhoz havia acontecido em março de 2018, quando o brasileiro encarou John Jodson, no UFC 222. Após isso, o atleta conseguiu se recuperar e chegou a conquistar três vitórias consecutivas, o que possibilitou ao paulista figurar na quarta posição no ranking da categoria. A última, inclusive, sobre o ex-campeão da divisão, Cody Garbrandt, em março deste ano.

Sterling, assim como Pedro, vinha de três vitórias consecutivas. Sua última derrota aconteceu justamente para o próximo desafiante ao título dos galos, Marlon Moraes.

PUBLICIDADE:

A luta

O embate começou com os lutadores trocando chutes no centro do octógono logo nos primeiros segundos. Com muita movimentação, Sterling buscava tomar proveito de sua maior envergadura para conseguir se aproximar do paulista. O brasileiro mostrava bastante cautela, mas recebeu um cruzado na ponta do queixo, porém, o atleta não acusou o golpe. Aos poucos, Munhoz começou a se soltar no embate e não caía nas provocações do norte-americano. Os atletas continuavam trocando golpes e buscando o nocaute, deixando a luta muito tensa. Mesmo sofrendo bons ataques, Pedro permanecia caminhando para frente e tentando conectar um golpe para finalizar o duelo. Sterling, no entanto, se mostrava muito perigoso em seus ataques.

Com a possibilidade de ter perdido o primeiro round, o brasileiro voltou para o combate com a necessidade de tirar o prejuízo. Abusando dos chutes, Sterling tentava buscar as pernas do paulista, mas Munhoz mostrou experiência para defender as quedas. Pedro encontrava dificuldades para conectar seus golpes, mas, na metade do assalto, Aljamain começou a mostrar sinais de cansaço, mas, mesmo assim, se mantinha perigoso com seus diretos e chutes. Chegando ao fim da etapa, Sterling conectou bons golpes no queixo do brasileiro, que balançou em dois momentos. No entanto, o paulista mostrava muito coração e continuava caminhando para cima do norte-americano. Aos quatro minutos, Pedro atingiu Sterling com um chute baixo, derrubando o adversário. Imediatamente o brasileiro tentou uma finalização, porém, não conseguiu encaixar bem e permitiu que o oponente se levantasse.

PUBLICIDADE:

Na última etapa, Pedro precisava conseguir uma finalização ou um nocaute para sair vencedor do duelo. O atleta, então, tentava pressionar o adversário na grade e se aproximava desferindo chutas no corpo do oponente. Mesmo apresentando um bom preparo físico, a envergadura de Aljamain continuava a ser um problema para o tupiniquim. Os golpes de Sterling continuavam a entrar de encontro ao rosto de Munhoz, que, apesar de não acusar, machucavam o rosto do brasileiro. Passados três minutos, norte-americano já demonstrava muito cansaço, e Pedro tentava tirar proveito da situação atacando o adversário contra a grade. No minuto final, os dois combatentes, já muito desgastados, trocavam socos no centro do octógono. Aljamain tentava buscar as pernas do brasileiro, que se defendia bem.

Tatiana Suarez derrota noiva de Amanda Nunes e se aproxima de luta pelo título

T. Suarez (foto) derrota N. Ansaroff no UFC 238. Foto: Reprodução/Instagram @ufc_brasil

A noiva de Amanda Nunes não teve sorte em seu combate no UFC 238. A norte-americana sucumbiu às quedas da compatriota e foi derrotada por decisão unânime dos juízes, neste sábado (8. Após o revés, Tatiana se aproximou de um possível combate contra a brasileira Jéssica ‘Bate-Estaca’, atual campeã das palhas (até 52,1kg.).

PUBLICIDADE:

O combate entre as duas atletas marcava o encontro de duas adversárias em potencial para realizar o duelo contra a atual campeã da divisão. Antes de entrar ao octógono, Tatiana figurava na segunda posição do ranking da categoria, enquanto Nina se encontrava na terceira posição. Ambas estão atrás apenas de Rose Namajunas, ex-campeã, que revelou não ter interesse em uma revanche no atual momento.

A derrota de Nina pode significar uma aposentadoria temporária para Ansaroff, que já admitiu em entrevistas o desejo de ser mãe.

Logo no começo do combate, Tatiana Suarez buscou as pernas de Nina Ansaroff e, após duas tentativas, conseguiu colocar Nina no chão. Ansaroff tentava se defender, mas Suarez continuava a buscar uma finalização na compatriota. Nina conseguiu se levantar, mas Tatiana tentava novamente levar Ansaroff para o chão. A noiva de Amanda Nunes não conseguia mostrar muita reação contra o chão afiado da compatriota e restou à atleta aguardar o fim do round.

No segundo assalto, Nina precisava fazer uma luta de recuperação. A atleta começou a atacar a adversária com chutes e socos, mas Tatiana novamente mergulhou nas pernas de Ansaroff e tentou levar a compatriota para o chão. Em situação semelhante à primeira etapa, Tatiana pontuava sobre Nina, que se mostrava alvo fácil às investidas de Suarez. Restando pouco mais de um minuto, Tatiana começou a desferir bons golpes no rosto de Ansaroff na tentativa de encerrar o combate. O combate foi interrompido faltando 56 segundos após Nina acusar um golpe na genitália. No entanto, a luta retornou depois de pouco tempo.

Precisando de um nocaute ou finalização para vencer, Nina entrou para o terceiro round com a necessidade de partir para cima de Tatiana. Suarez continuava a mostrar um bom condicionamento físico e lutava melhor em pé. Após dois minutos de combate, Tatiana voltou a atacar as pernas de Ansaroff, que já não se mostrava muito ativa no combate. Restando pouco menos de um minuto para o fim da luta, Nina conectou um bom chute na cabeça de Suarez, que aparentou ter sentido o golpe. No fim, Nina conseguiu acertar bons golpes em Tatiana, mas não havia mais tempo.

Eddie Wineland  estraga estreia de  Grigory Popov com nocaute fulminante

E. Wineland (dir.) aplica nocaute fulminante em G. Popov (esq.). Foto: Reprodução/Instagram @ufc_brasil

O experiente Wineland conseguiu estragar a estreia do russo, Grigory Popov no Ultimate. Com toda a expectativa para o UFC 238, Popov não conseguiu impor seu jogo e amargou sua segunda derrota na carreira.

Os atletas mostraram ao público um combate bastante movimentado. Eddie começou tomando a iniciativa, golpeando Grigory e, praticamente,  caçando o adversário pelo octógono. Nos primeiros minutos, o russo já apresentava um corte no rosto, que passou a ser um alvo de Wineland. O assalto inicial, então, foi vencido com certa facilidade pelo norte-americano.

No segundo round, Popov buscava se recuperar do prejuízo da primeira etapa. Logo nos primeiros segundos, o atleta conseguiu derrubar Eddie após desferir um ótimo soco de direita. Wineland acusou o golpe e visivelmente teve seu ritmo diminuído no combate. Passado a metade do tempo, os atletas já mostravam uma luta bastante equilibrada ao público. Aos poucos, o norte-americano voltou a se soltar, mas Grigory se mostrava ligado. Restando um minuto para o encerramento da etapa, Wineland conseguiu atingir o oponente com uma ótima sequência, que caiu, mas conseguiu se levantar. Popov, mesmo de pé, mostrou balançava a todos os golpes desferidos pelo norte-americano, que, restando apenas 13 segundos para o fim, conseguiu o nocaute.

Resultados do UFC 238

CARD PRINCIPAL 

Peso galo: Henry Cejudo derrotou Marlon Moraes por nocaute aos 4m51s do R3

Peso mosca: Valentina Shevchenko derrotou Jessica Eye por nocaute aos 26s do R2

Peso leve: Tony Ferguson derrotou Donald Cerrone por nocaute técnico (interrupção médica) a 5m do R2

Peso galo: Petr Yan derrotou Jimmie Rivera na decisão unânime dos juízes ((29-28 30-27 29-28)

Peso pesado: Blagoy Ivanov derrotou Tai Tuivasa nadecisão unânime dos juízes (29-28, 30-27 e 30-27)

CARD PRELIMINAR 

Peso palha: Tatiana Suarez derrotou Nina Ansaroff na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo: Aljamain Sterling derrotou Pedro Munhoz por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso palha: Alexa Grasso derrotou Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso pena: Calvin Kattar derrotou Ricardo Lamas por nocaute aos 4m06s do R1

Peso palha: Yan Xiaonan derrotou Angela Hill na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso médio: Darren Stewart derrotou Bevon Lewis na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)

Peso galo: Eddie Wineland derrotou Grigory Popov por nocaute aos 4m47s do R2.

Peso mosca: Katlyn Chookagian derrotou Joanne Calderwood na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)

Leia Mais sobre: , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88