Kamaru Usman domina Jorge Masvidal e mantém cinturão dos meio-médios no UFC 251

Nigeriano aposta na luta agarrada e não dá chances para trocação afiada de norte-americano na luta principal da noite

K. Usman (esq.) derrotou J. Masvidal (dir.) no UFC 251. Foto: Reprodução/Instagram

Deu a lógica. Na luta principal do UFC 251, realizada neste sábado (11), em Abu Dhabi, Kamaru Usman fez valer o favoritismo e manteve o título dos meio-médios (até 77kg.) no confronto contra Jorge Masvidal. Após dominar o rival por cinco rounds, o ‘Pesadelo Nigeriano’ foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.

Veja Também

Após topar o desafio de substituir Gilbert Durinho de última hora na luta principal do UFC 251, Masvidal mostrou coragem, mas sentiu a falta de ritmo e acabou sucumbindo ao talento do campeão. O norte-americano começou o confronto partindo para cima do nigeriano, mas acabou sendo vítima da estratégia de Kamaru, que apostou na luta agarrada.

PUBLICIDADE:

Esta foi a segunda defesa de cinturão de Usman, que é o dono do título desde março do ano passado. A expectativa, agora, é que o nigeriano enfrente Durinho, que foi forçado a deixar o card após testar positivo para COVID-19, em seu próximo compromisso.

O revés de Masvidal interrompeu uma sequência de três vitórias consecutivas. Em grande fase, o norte-americano, hoje, é o terceiro no ranking da categoria.

PUBLICIDADE:

Com mais um resultado positivo, Usman segue invicto desde sua estreia no Ultimate. Esta foi a 12ª apresentação do nigeriano na organização.

A luta

O confronto começou agitado com Masvidal desferindo uma sequência de chutes baixos. Imediatamente, o campeão agarrou as pernas de Jorge e levou o duelo para o chão. Usman começou a desferir golpes de baixo para cima, enquanto Jorge tentava se levantar. O norte-americano ficou de pé e tentava encaixar um golpe que levasse o adversário a nocaute. O nigeriano voltou a apostar na luta agarrada e passou a pressionar o rival nas grades. Masvidal conseguiu se fastar e encaixou um direto no rosto do oponente. No minuto final, os meio-médios aceitaram a trocação franca, mas não havia mais tempo.

PUBLICIDADE:

No segundo round, Jorge também tomou a iniciativa com dois chutes baixos. Usman voltou a tentar a queda, mas o norte-americano se defendeu bem. O nigeriano seguiu pressionando e Masvidal seguia resistindo. Enquanto o ‘Jesus das Ruas’ tentava se desvencilhar, Usman permanecia apostando na luta agarrada. Ao conseguir se separar, Jorge desferiu um cruzado, mas voltou a ser agarrado pelo campeão. A luta seguia disputada nas grades e sem muitas ações. Usman desferia ombradas no oponente, que sorria ao ser atacado. Nos segundos finais, os combatentes trocaram socos e chutes e buscavam o nocaute. O cronômetro zerou e os meio-médios se provocaram.

A terceira etapa começou mais estudada. Kamaru fintou um cruzado, mas novamente tentou levar o oponente para o chão. Pressionado contra as grades, Jorge tentava se manter de pé até e conseguiu se afastar. Os lutadores trocaram socos, mas, novamente, Usman foi para o clinch. O combate foi interrompido após Masvidal acusar um golpe na região genital. A peleja voltou com os atletas no centro do octógono, mas, o campeão conseguiu derrubar o rival. Por cima, o campeão tentava as transições e buscava a melhor posição para golpear o oponente. Nos segundos finais, Usman conseguiu uma sequência de cotoveladas, mas o assalto acabou.

Em desvantagem na luta, Masvidal precisava de um nocaute ou finalização para não correr o risco de perder por pontos. Usman, no entanto, seguia concentrado e conseguiu, novamente, se agarrar ao adversário. Jorge seguia se defendendo como podia e não apresentava riscos ao campeão. Na metade do round, o norte-americano conseguiu explodir e se afastar do nigeriano. Depois de ser afastado, o campeão voltou a grudar no desafiante e pressioná-lo na grade até o fim da etapa.

PUBLICIDADE:

No último round, Masvidal já apresentava uma expressão de cansaço. Os golpes do desafiante já não apresentavam os mesmos perigos como nas etapas anteriores. Kamaru voltou a insistir na luta agarrada e conseguiu levar o adversário para o chão. Jorge se defendia como podia, mas a situação não era boa para o norte-americano. Usman desferia ataques de cima para baixo e pontuava sobre o rival. No minuto final, o norte-americano mostrou raça e conseguiu se levantar, mas o campeão permanecia colado ao desafiante. O ‘Jesus das Ruas’, enfim, conseguiu se afastar e desferia socos, tentando nocautear o oponente, mas o assalto chegou ao fim.

Resultados do UFC 251

CARD PRINCIPAL

Peso meio-médio: Kamaru Usman derrotou Jorge Masvidal na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-45, 49-46) – Luta por cinturão

Peso pena: Alexander Volkanovski derrotou Max Holloway na decisão dividida dos juízes (48-47, 48-47, 48-47) – Luta por cinturão

Peso galo: Petr Yan derrotou José Aldo por nocaute a 3m24s do R5- Luta por cinturão

Peso palha: Rose Namajunas derrotou Jéssica Bate-Estaca na decisão dividida dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso mosca: Amanda Ribas finalizou Paige VanZant com uma chave de braço 2m21s do R1

CARD PRELIMINAR

Peso meio-pesado: Jiri Prochazka derrotou Volkan Oezdemir por nocaute a 49s do R2

Peso meio-médio: Muslim Salikhov derrotou Elizeu Capoeira na decisão dividida dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)

Peso pena: Makwan Amirkhani finalizou Danny Henry com um triângulo de mão a 3m15s do R1

Peso leve: Léo Santos derrotou Roman Bogatov na decisão unânime dos juízes (29-26, 29-26, 29-26)

Peso pesado: Marcin Tybura derrotou Maxim Grishin na decisão unânime dos juízes (30-2, 30-27, 30-26)

Peso mosca: Raulian Paiva derrotou Zhalgas Zhumagulov na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo: Karol Rosa derrotou Vanessa Melo na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26, 30-27)

Peso galo: Davey Grant derrotou Martin Day por nocaute a 2m38s do R3

 

 

Leia Mais sobre: , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88 Resultados do UFC 299 Resultados do UFC Las Vegas 87 Resultados do Fight Music Show 4