Ilia Topuria anula Josh Emmett e se aproxima de disputa de cinturão dos penas no UFC Jacksonville

Promessa faz valer aposta do Ultimate e passa com propriedade por destaque da categoria na luta principal

O hype é real. Promessa do peso pena (até 65,7kg.) do Ultimate, Ilia Topuria fez valer a aposta da organização no UFC Jacksonville. Protagonista na luta principal deste sábado (24), o georgiano não tomou conhecimento do veterano Josh Emmett, ex-desafiante ao título interino. Com performance segura e incontestável ao longo de cinco rounds, o lutador combatente foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.

Com o resultado, Topuria dará um salto importante no ranking. Antes de enfrentar Josh, quinto do grupo, o georgiano ocupava a nona posição, e deve chegar ao top 5. Ilia, também, ampliou sua invencibilidade no MMA, atingindo a marca de 14 triunfos consecutivos.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Vítima do talento da promessa, Emmett sofre o segundo tropeço seguido. No compromisso anterior, o norte-americano acabou batido por Yair Rodriguez na disputa do título interino.

O hype é real!

O confronto começou com Emmett lançando combinações de jabs e direto para cima da promessa. De guarda alta, Topuria aguardava o melhor momento para atacar. Apostando no contragolpe, Ilia atacou com um cruzado limpo na cabeça do oponente, mas Josh absorveu bem o ataque. Na metade do round, Topouria caminhava para frente e tentava acuar o adversário próximo às grades. O confronto era tenso, com ambos de punhos ‘engatilhados’ para um nocaute. Nos segundos finais, Emmett conectou um direto no rosto de Topuria, que não se abalou. A etapa acabou com os lutadores se encarando no centro do octógono.

PUBLICIDADE:

Ilia Topuria em luta contra Josh Emmett. Foto: Reprodução/Instagram

No segundo round, o primeiro ataque foi de Ilia, com um jab. Josh respondeu com um direto, mas a ação parou na guarda do adversário. Passados dois minutos, a luta era ‘lá e cá’, com os protagonistas respondendo a cada investida do rival. Perto do minuto final, Topuria ‘perseguia’ o oponente pelo octógono. Após bela esquiva, o georgiano levou o veterano à lona com um cruzado. Josh deu show de resistência e respondeu com um direto, que desequilibrou Ilia. Nos segundos finais, Topuria voltou a desequilibrar o adversário com um cruzado, mas não havia mais tempo.

PUBLICIDADE:

O terceiro round começou com Emmett acusando um chute baixo aplicado pelo adversário. Ilia seguia liderando as ações e mostrava frieza para controlar o adversário. A cada ataque desferido pelo veterano, o georgiano respondia com mais intensidade. Passados dois minutos, Josh balançou durante um momento de trocação franca. Percebendo o desgaste do adversário, Ilia continuava pressionando de forma estratégica. Nos segundos finais, Josh conectou um direto limpo no rosto do georgiano. Topuria, no entanto, não perdia a concentração.

No quarto assalto, Topuria seguia fielmente o plano de aguardar as ações do oponente e responder. Emmett passava a lançar ataques no vazio e se desequilibrou após chute baixo do adversário. Na metade do assalto, Ilia pontuava com jabs e diretos. Restando dois minutos, Josh partiu para cima atacando, mas parava nas esquivas do georgiano. Quase no minuto final, Emmett caiu após direto do oponente. Por cima, Ilia agredia no ground and pound, mas Josh conseguiu ficar de pé. Mesmo mostrando raça, Josh era alvo fixo da promessa do Ultimate. Quase no fim, Topuria voltou a derrubar e, por cima, massacrava. O round acabou com controle total de Ilia.

O último round começou com Emmett tomando a iniciativa com uma sequência de cruzados. O veterano foi para o ‘tudo ou nada’, pois apenas o triunfo na via rápida interessaria. Topuria dava show de esquivas e impedia a contundência do adversário. Na metade do round, Ilia conseguiu uma queda providencial, e passou a buscar as transições contra o veterano. Josh tentava se levantar, mas o georgiano não ‘desgrudava’. Topuria tentava chegar às costas, mas Josh continuava dando show de resistência. No minuto final, Ilia continuava controlando o rival e administrava o resultado. A luta acabou com Topuria agredindo no ground and pound.

PUBLICIDADE:

Estatísticas do UFC Jacksonville

Resultados do UFC Jacksonville

CARD PRINCIPAL

Peso pena (até 65,7kg): Ilia Topuria derrotou Josh Emmett na decisão unânime dos juízes (50-44, 50-42, 49-45)

Peso mosca (até 56,7kg): Maycee Barber derrotou Amanda Ribas por nocaute técnico a 3m42s do R2

Peso pesado (Até 120,2kg): Austen Lane e Justin Tafa terminou em ‘no contest’ (dedo no olho acidental)

Peso pena (até 65,7kg): David Onama derrotou Gabriel Mosquitinho por nocaute a 4m13s do R2

Peso médio (até 83,9kg): Brendan Allen finalizou Bruno Blindado com um mata-leão a 4m39s do R1

CARD PRELIMINAR 

Peso meio-médio (até 77,1kg): Neil Magny derrotou Phil Rowe na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Peso meio-médio (até 77,1kg): Randy Brown derrotou Wellington Turman na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg): Mateusz Rebecki derrotou Loik Radzhabov por nocaute técnico a 2m36s do R2

Peso palha (até 52,1kg): Tabatha Ricci derrotou Gillian Robertson na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)

Peso mosca (até 56,7kg): Joshua Van derrotou Zhalgas Zhumagulov na decisão dividida dos juízes (28-29, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg): Chepe Mariscal derrotou Trevor Peek na decisão unânime dos juizes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso pena (até 65,7kg): Jack Jenkins derrotou Jamall Emmers  na decisão dividida dos juízes (27-30, 29-28, 29-28)

Peso médio (até 83,9kg): Sedriques Dumas derrotou Cody Brundage na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30- 27)

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88