José Aldo domina Marlon Vera, vence no UFC Las Vegas 17 e desafia TJ Dillashaw

Brasileiro tem atuação segura e supera equatoriano na decisão unânime dos juízes, afastando risco de demissão da companhia; após o confronto, manauara desafiou o ex-campeão do peso galo

J. Aldo (dir.) superou M. Vera (esq.) no UFC Las Vegas 17. Foto: Reprodução/Instagram

Um respiro brasileiro. Na luta co-principal do UFC Las Vegas 17, realizado neste sábado (19), José Aldo lutou de forma inteligente e superou Marlon Vera em uma das lutas mais aguardadas do evento. Durante três rounds, o manauara foi superior ao rival e saiu vencedor na decisão unânime dos juízes.

Com o resultado, Aldo encerra uma sequência negativa de três derrotas, algo inédito na carreira vitoriosa do ex-campeão do peso pena (até 65,7kg.). A vitória também afasta a chance de o brasileiro ser dispensado pela organização.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Vera, que vinha de grande resultado sobre Sean O’Malley, perdeu a chance de saltar de forma considerável no ranking da categoria. Atual número 11 do grupo liderado por Petr Yan, o equatoriano terá de aguardar o próximo compromisso para tentar se aproximar dos atletas que podem alçá-lo a uma futura disputa de cinturão.

Na entrevista após o confronto, o brasileiro desafiou o ex-campeão da categoria, TJ Dillashaw, que poderá voltar a lutar a partir de janeiro, quando sua suspensão por doping se encerra.

PUBLICIDADE:

“Dana, pode marcar”, disse o brasileiro.

A luta

Marlon tomou a iniciativa com um chute alto, que parou na guarda do brasileiro. Com a guarda alta, o brasileiro respondeu com um jab. Vera voltou a atacar com dois chutes baixos e o manauara esperava o melhor momento para atacar. Com um cruzado de direita, o brasileiro assustou o rival, que começou a caminhar para trás. Aldo arriscou uma sequência de socos, mas Vera buscou o clinch e passou a pressionar o ex-campeão nas grades. Mostrando muita técnica, o brasileiro conseguiu girar e se desvencilhou do adversário. Com uma combinação de diretos, jabs e dois ganchos na linha de cintura, Marlon passou a economizar nos ataques e aparentava estar sentido os ataques do manauara. No minuto final, o equatoriano desferiu dos chutes altos, mas o brasileiro defendeu com facilidade. Próximo ao fim do assalto, Aldo conectou uma nova combinação de socos e chutes, mas não havia mais tempo.

PUBLICIDADE:

Na segunda etapa, Marlon tomou a iniciativa com dois chutes na linha de cintura, mas Aldo respondeu com dois ganchos potentes na barriga do adversário. Vera seguiu apostando nos chutes, mas o atleta seguia sendo vítima de contragolpes potentes de José, que atacava com socos e chutes. Na metade do round, o brasileiro aplicou um cruzado de esquerda, que desequilibrou Marlon. O brasileiro seguia dominando o duelo. Passados três minutos, Vera voltou a tentar uma queda para cima do ex-campeão, mas Aldo mantinha a calma e se defendia com eficiência. Assim como no assalto anterior, José conseguiu se soltar e o duelo voltou a ser disputado no centro do octógono. Próximo do fim do assalto, Vera conectou um cruzado no rosto do brasileiro e voltou a levar o manauara para o clinch. O round chegou ao fim com o brasileiro sendo pressionado nas grades.

No último assalto, Marlon partiu com tudo para cima de Aldo nos segundos iniciais. O brasileiro, atento, conseguiu chegar às costas do adversário e caiu em posição de vantagem. O manauara tentava encontrar espaço para encaixar um mata-leão e Vera se defendia como podia. Enquanto o equatoriano tentava se desvencilhar do brasileiro, Aldo continuava fixo nas costas do oponente. Com o brasileiro ‘mochilado’, Marlon conseguiu se levantar e buscava se afastar do ex-campeão. No minuto final, Marlon gravou o manauara no chão, mas Aldo seguia preso ao rival. Aldo voltou a tentar um mata-leão, mas o adversário seguia se protegendo. O cronômetro zerou com os atletas trocando golpes no chão.

Resultados do UFC Las Vegas 17

CARD PRINCIPAL

PUBLICIDADE:

Peso meio-médio: Stephen Thompson derrotou Geoff Neal na decisão unânime dos juízes (50-45, 50-45, 50-45)

Peso galo: José Aldo derrotou Marlon Vera na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso meio-médio: Michel Pereira derrotou Khaos Williams na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo: Rob Font derrotou Marlon Moraes por nocaute técnico a 3m47s do R1

Peso pesado: Marcin Tybura derrotou Greg Hardy por nocaute técnico a 4m31s do R2

CARD PRELIMINAR

Peso meio-médio: Anthony Pettis derrotou Alex Morono na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo: Pannie Kianzad derrotou Sijara Eubanks na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso casado: Deron Winn derrotou Antônio Arroyo na decisão unânime dos juízes (29,28, 29-28, 29-28)

Peso mosca: Taila Santos derrotou Gillian Robertson na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-26, 29-28)

Peso médio: Tafon Nchukwi derrotou Jamie Pickett na decisão unânime dos juízes (30-35, 30-36, 30-26)

Peso mosca: Jimmy Flick finalizou Cody Durden com um triângulo a 3m18s do R1

Peso casado: Christos Giagos derrotou Carlton Minus na decisão unânime dos juízes (30-26, 29-27, 29-28)

 

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88