Aos 42 anos, Glover faz história, finaliza Blachowicz e conquista o cinturão dos meio-pesados no UFC 267

Brasileiro faz estratégia perfeita, anula adversário e bate polonês com mata-leão no segundo round na luta principal deste sábado

G. Teixeira encaixa mata-leão em J. Blachowicz. Foto: Reprodução/Instagram

É do Brasil! Aos 42 anos, Glover Teixeira fez história na luta principal do UFC 26, realizado neste sábado (30), em Abu Dhabi. Azarão nas casas de apostas, o mineiro não tomou conhecimento de Jan Blachowicz e colocou em prática uma estratégia perfeita. Com o jiu-jitsu afiado, o tupiniquim deu show e finalizou o polonês no segundo round, e, agora, é o novo campeão dos meio-pesados (até 93kg.).

Veja Também

Aniversariante na semana, Teixeira fez valer um histórico recente de superação. Depois de falhar na primeira tentativa de conquistar o título do grupo em 2014, o mineiro colecionou vítimas e, agora, além do cinturão, soma seis triunfos consecutivos.

PUBLICIDADE:

Campeão dos meio-pesados desde o fim de 2020, Blachowicz não teve sucesso em sua segunda defesa do trono. Depois de passar por Israel Adesanya, o polonês não conseguiu suportar a técnica apurada de um dos melhores representantes do grupo até 93kg. na história recente do Ultimate.

Emocionado, Teixeira, em entrevista após o show, garantiu que a idade não influenciará em seu futuro como campeão. Ao microfone, o mineiro já escolheu seu próximo desafio. O brasileiro fez questão de chamar por Jiri Prochazka, presente no espetáculo.

PUBLICIDADE:

A luta

O confronto começou com Blachowicz tomando a iniciativa com um chute baixo. Glover fintou um ataque nas pernas, mas o polonês se afastou imediatamente. Passados poucos segundos, o brasileiro encurtou e levou o campeão para o chão. Por cima, o mineiro tentava as transições e procurava brechas para agredir o adversário. Teixeira seguia em posição de dominância, mas Jan tentava travar as ações do desafiante. Na metade do assalto, Glover soltava golpes de cima para baixo, enquanto o polonês fechava a guarda. O cronômetro zerou com o brasileiro pressionando no ground and pund.

Na segunda etapa, Jan voltou a atacar primeiro, com uma sequência de jab e direto. O campeão voltou mais agressivo e, na sequência, o brasileiro voltou a tentar uma queda. Desta vez, no entanto, o polonês se defendeu bem. Blachowicz respondeu a ação e encaixou um cruzado de esquerda limpo no rosto do mineiro. Em desvantagem na trocação, o mineiro encurtou e passou a pressionar o oponente contra as grades. O campeão reverteu a posição e, na sequência, se afastou. Conforme os minutos passavam, o brasileiro deixava clara a estratégia de levar o duelo para o chão. Na metade do assalto, o polonês balançou com um cruzado do tupiniquim. O polonês respondeu na mesma moeda e, após uma troca de golpes empolgante, o mineiro conseguiu derrubar o oponente. O brasileiro conseguiu a montada. Blachowicz deu as costas e o brasileiro encaixou o mata-leão. Jan não suportou a pressão da posição e bateu em desistência.

PUBLICIDADE:

Resultados do UFC 267

CARD PRINCIPAL

Peso meio-pesado: Glover Teixeira finalizou Jan Blachowicz com um estrangulamento a 3m02s do R2 – Luta pelo cinturão

Peso galo: Petr Yan derrotou Cory Sandhagen na decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46, 49-46) – Luta pelo cinturão interino

PUBLICIDADE:

Peso leve: Islam Makhachev finalizou Dan Hooker com uma kimura a 3m25s do R1

Peso pesado: Alexandre Volkov derrotou Marcin Tybura na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

Peso meio-médio: Khamzat Chimaev finalizou Li Jingliang com um mata-leão a 3m16s do R1

Peso meio-pesado: Magomed Ankalaev derrotou Volkan Oezdemir na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

CARD PRELIMINAR

Peso palha: Amanda Ribas derrotou Virna Jandiroba na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso pena: Zubaira Tukhugov derrotou Ricardo Carcacinha na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso médio: Albert Duraev derrotou Roman Kopylov na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-27, 29-27)

Peso meio-médio: Elizeu Capoeira derrotou Benoit Saint-Denis na decisão unânime dos juízes (29-26, 29-26, 29-26)

Peso meio-pesado: Michal Olekzsiejczuk derrotou Shamil Gamzatov por nocaute técnico (socos) aos 3m31s do R1

Peso pena: Lerone Murphy derrotou Makwan Amirkhani por nocaute (joelhada voadora) aos 0m14s do R2

Peso médio: Andre Petroski derrotou Yaozong Hu por finalização (estrangulamento) aos 4m46s do R3

Peso mosca: Tagir Ulanbekov derrotou Allan Puro Osso na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88