Em desafio de promessas, Tsarukyan brilha e encerra sequência de 19 vitórias do rival no UFC Vegas 66

Lutador cumpre à risca estratégia e defende posição na elite dos leves contra Damir Ismagulov

Arman Tsarukyan derrotou Damir Ismagulov no UFC Las Vegas 66. Foto: Reprodução/Instagram

Destaque na luta co-principal do UFC Las Vegas 66, realizada neste sábado (17), Arman Tsarukyan seguiu à risca a estratégia traçada e venceu no desafio de promessas. Adversário de Damir Ismagulov, o combatente brilhou e não deu chances ao adversário, anulando o oponente por três assaltos. Ao fim de 15 minutos, o atleta foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.

Com o resultado, Tsarukyan defendeu a nona posição no peso leve (até 70,3kg.). Além da conquista pessoal, o atleta se recuperou do revés sofrido para Matheusz Gamrot, em julho.

PUBLICIDADE:

Amplamente dominado por Arman, Ismagulov tem o que lamentar. O combatente perdeu a invencibilidade no UFC, além de ter interrompida uma sequência de 19 resultados positivos.

Em entrevista ainda no octógono, Tsarukyan ousou em seu desafio. Batido por Islam Makhachev em 2019, quando o russo ainda não ostentava o cinturão do grupo, o lutador pediu uma revanche com o atual campeão.

PUBLICIDADE:

O conceito de estratégia

O confronto começou com Tsarukyan tomando a iniciativa com um chute alto na cabeça do rival. Ismagulov respondeu com um chute baixo, aplicado também pelo oponente. Arman tentava dominar o centro do octógono e lançava ataques na tentativa de acuar o oponente. Damir atuava na longa distância e tentava evitar os golpes do oponente. Com pouco mais de um minuto, Tsarukyan levou o oponente para o chão e tentava anular a reação do rival. Na metade da etapa, Damir conseguiu ficar de pé, mas Tsarukyan não dava espaço, e seguia ‘colado’. Restando pouco mais de um minuto para o fim da etapa, Ismagulov conseguiu reverter a posição de desvantagem e derrubou o adversário, mas, em lance de técnica impressionante, Arman conseguiu ficar de pé e voltou a pressionar o rival contra as grades. Os atletas se afastaram nos segundos finais e ensaiaram uma trocação franca, mas não havia mais tempo.

Na segunda etapa, Ismagulov lançou o primeiro ataque, com um jab no tronco de Arman. Tsarukyan respondeu com um chute alto, que explodiu na guarda do oponente. Arman liderava as ações, enquanto Damir atuava no contragolpe. Ainda no primeiro minuto, Tsarukyan voltou a derrubar o oponente. Ismagulov conseguiu ficar de pé, mas Arman seguia pressionando e chegou às costas. Damir mostrava determinação e, novamente, se levantou, mas Arman não dava espaço e voltou a derrubar. Tsarukyan chegou às costas e ensaiava um mata-leão. Damir era obstinado e se levantava momentos após cada queda de Arman. O atleta, no entanto, era levado à lona de maneira imediata. No minuto final, Ismagulov, enfim, se desvencilhou e surpreender o adversário com uma cotovelada na região da testa, mas Arman não se abalou. Tsarukyan encurtou e pressionava o adversário contra as grades. O round acabou com Tsarukyan controlando as ações nas grades.

PUBLICIDADE:

No primeiro minuto do último round, Tsarukyan continuou seguindo à risca a estratégia e derrubou o rival ainda no início da etapa. Ismagulov, novamente, ficou de pé, mas Arman atuava de forma segura e não permitia a reação do adversário. Tsarukyan pressionava o oponente contra as grades e dominava as ações por completo. Com dois minutos para o fim da luta, Damir conseguiu se afastar, mas pecava nas investidas, lançando ataques no vazio. Quase no minuto final, Tsarukyan voltou a derrubar e chegou às costas, tentando imediatamente o mata-leão. Damir se protegia como podia, mas dava sinais de cansaço.

Estatísticas do UFC Las Vegas 66

Resultados do UFC Las Vegas 66

CARD PRINCIPAL

PUBLICIDADE:

Peso médio: Jared Cannonier derrotou Sean Strickland na decisão dividida dos juízes (49-46, 46-49, 49-46)

Peso leve: Arman Tsarukyan derrotou Damir Ismagulov na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso mosca: Amir Albazi derrotou Alessandro Costa por nocaute a 2m13s do R3

Peso pena: Alex Caceres derrotou Julian Erosa por nocaute técnico a 3m04s do R1

Peso leve: Drew Dober derrtou Bobby Green por nocaute a 2m45s do R2

Peso médio: Michal Oleksiejczuk derrotou Cody Brundage por nocaute técnico a 3m16s do R1

CARD PRELIMINAR 

Peso palha: Cory McKenna derrotou Cheyanne Vlismas na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso meio-médio: Matthew Semelsberger derrotou Jake Matthews na decisão dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)

Peso galo: Said Nurmagomedov finalizou Saidyokub Kakhramonov com um triângulo de mão a 3m50s do R2

Peso leve: Rafa Garcia derrotou Maheshate Hayisaer na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso meio-médio: Rinat Fakhretdinov derrotou Bryan Battle na decisão unânime dos juízes (30-25, 30-25, 30-27)

Peso mosca: Manel Kape derrotou David Dvorak na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

Peso galo: Sergey Morozov derrotou Journey Newson na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88