Em luta técnica no UFC Las Vegas 74, prodígio Amir Albazi bate Kai Kara-France e se aproxima de luta por título

Promessa se confirma contra destaque do peso mosca e supera neozelandês na decisão dividida dos juízes

Amir Albazi (esq.) superou Kai Kara-France (dir.) no UFC Las Vegas 74. Foto: Reprodução/Twitter @UFC

Protagonista no UFC Las Vegas 74, realizado neste sábado (3), Amir Albazi provou que não é mais uma promessa nos moscas (até 56,7kg.) da organização. Adversário do experiente Kai Kara-France na luta principal, o iraquiano viveu confronto equilibrado e marcado pela técnica. Ao fim de cinco rounds, o combatente convenceu dois dos juízes laterais e foi declarado vencedor na decisão dividida.

Atual número sete no ranking, Albazi tem motivos de sobra para celebrar. O triunfo no fim de semana insere o atleta no top 5 da categoria e aproxima o atleta de 29 anos da sonhada disputa de cinturão. Além do feito, o iraquiano defende sua invencibilidade na empresa, somando, agora, cinco triunfos seguidos.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Embora tenha entregado bons momentos no confronto, Kara-France voltou a ser superado. No UFC Las Vegas 74, o neozelandês tentava impedir a ascensão do rival e defendia a terceira posição no grupo. Antes de encarar Amir, Kai havia sido superado por Brandon Moreno em confronto pelo cinturão interino da divisão, em 2022.

Em entrevista ainda no octógono, Albazi não escondeu qual é seu próximo desafio. Em alto e bom tom, o lutador pediu a disputa de cinturão.

PUBLICIDADE:

Aula de técnica

O confronto começou com os atletas se estudando no centro do octógono. O primeiro ataque foi desferido por Albazi, com um jab. Kara-France descontou com um direto. Na sequência, Amir partiu para as pernas do adversário e passou a pressioná-lo contra as grades. Após insistência, Kai conseguiu se desvencilhar. O confronto era tenso, com os lutadores evitando qualquer erro fatal. Nos segundos finais, Albazi encaixou um direto limpo no rosto do neozelandês, que não se acuou. O assalto acabou com Kara-France lançando um direto no rosto do rival.

No segundo round, Kai lançou o primeiro ataque, com um chute baixo. Albazi conseguiu encurtar em tocou o adversário com um overhand. Com pouco mais de um minuto, Amir passou a se soltar e pontuava com jabs. O iraquiano administrava a distância e ensaiava tentativas de quedas. No minuto final, Albazi encontrou a distância e balançou o adversário com um cruzado. Mais tímido, Kara-France atuava na defensiva. A etapa acabou com os lutadores se estudando no centro do octógono.

PUBLICIDADE:

O terceiro assalto começou com Albazi tomando a iniciativa com uma sequência de jabs. Ainda no primeiro minuto, Albazi encurtou e conseguiu chegar às costas do adversário. A luta chegou a ir para o chão, mas Kai conseguiu ficar de pé rapidamente. Depois de nova investida, Amir conseguiu novamente derrubar o oponente, que fazia força para se levantar. Com quase dois minutos passados, o iraquiano seguia nas costas do neozelandês e dava sinais de buscar uma finalização. Com dois minutos par ao fim da etapa, Amir passou a tentar o mata-leão. A situação era delicada para Kara-France, que se protegia. Quase no minuto final, Albazi conseguiu encaixar a posição, mas o neozelandês se defendeu. Kai conseguiu ficar de pé, mas Amir seguia ‘grudado’ às costas. Nos segundos finais, Kara-France surpreendeu, reverteu a posição e conseguiu derrubar o adversário, passando a agredir no ground and pound. A etapa acabou com Kai golpeando por cima.

No quarto round, Kara-France atacou primeiro, com um chute baixo seguido de um cruzado. O neozelandês retornou mais agressivo, e pontuava com chutes e socos. Na metade do round, Albazi voltou a encurtar e chegou às costas do oponente. Desta vez, Kai se protegeu bem e se afastou com facilidade. No minuto final, Kai se aproveitou de um descuido do adversário e, ao se proteger de um chute, levou o oponente para o chão. Amir se levantou e o round acabou.

O último assalto começou com Kara-France lançando um direto, que raspou o rosto do adversário. Amir respondeu na mesma moeda. Um direto limpo de Kai surpreendeu Amir, mas o iraquiano seguia caminhando para frente. Na sequência, Albazi encurtou e tentava chegar às costas do adversário. O iraquiano tentava derrubar, mas o neozelandês se defendeu com eficiência, até se afastar por completo.  Perto do minuto final, Kara-France pontuava com jabs e diretos. Nos últimos segundos, os atletas partiram para a trocação franca, mas não havia mais tempo.

PUBLICIDADE:

Estatísticas Ao Vivo e em Tempo Real do UFC Las Vegas

Resultados UFC Las Vegas 74

CARD PRINCIPAL 

Peso mosca (até 56.7kg.): Amir Albazi derrotou Kai Kara-France na decisão dividida dos juízes (48-47, 47-48, 48-47)

Peso pena (até 65.7kg.): Alex Caceres derrotou Daniel Pineda na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso leve (até 70,3kg.): Jim Miller derrotou Jesse Butler por nocaute a 23s do R1

Peso mosca (até 56.7kg.): Tim Elliott derrotou Victor Altamirano na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)

Peso mosca (até 56,7kg.): Karine Silva finalizou Ketlen Souza com uma chave de joelho a 1m45s do R1

Peso meio-médio (até 77,1kg.):  Elizeu Capoeira derrotou Abubakar Nurmagomedov na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)

CARD PRELIMINAR 

Peso galo (até 61,2kg.): Daniel Willycat derrotou Johnny Munoz Jr. na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-27, 29-27)

Peso pesado (até 120,2kg.): Don’Tale Mayes derrotou Andrei Arlovski por nocaute técnico (socos) aos 3m17s do R2

Peso galo (até 61,2kg.): John Castañeda derrotou Muin Gafurov na decisão unânime dos juízes (29-27, 29-27, 29-27)

Peso leve (até 70,3kg.): Muhammadjon Naimov derrotou por nocaute técnico a 2m59s do R2

Peso palha (52,1kg.): Elise Reed derrotou Jihn Yu Frey na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso galo (até 61.2kg.): Da’Mon Blackshear derrotou Luan Lacerdapor nocaute técnico a 3m54s do R2

Peso meio-pesado (até 93kg.): Philipe Lins derrotou Maxim Grishin na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)

Leia Mais sobre: , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89