UFC 232 sai de Las Vegas para Califórnia após problema em antidoping de Jon Jones

Comissão Atlética de Nevada recusou conceder licença a Jones após alteração em teste; UFC e USADA garantem que ex-campeão está limpo

J. Jones não luta desde julho de 2017. Foto: Reprodução/Instagram @jonnybones

O evento mais esperado do ano tem nova casa. O UFC 232, agendado para o próximo sábado (29), seria realizado em Las Vegas, mas mudou-se para a Califórnia e acontecerá na cidade de Inglewood. O motivo da mudança de última hora? Uma alteração no teste antidoping de Jon Jones.

Veja Também

A notícia foi confirmada por Dana White, presidente da franquia, em participação no programa ‘SportsCenter’ da ESPN dos EUA. O dirigente informou que a Comissão Atlética de Nevada, entidade que sancionaria o show em Las Vegas, não concedeu a licença de lutador para Jon Jones. A causa seria uma pequena alternação em um teste antidoping de ‘Bones’.

PUBLICIDADE:

O problema surgiu no início desta semana, quando a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) relatou uma alteração no teste antidoping apresentado por Jones, em 9 de dezembro. Ele mostrou a presença do metabólito “turinabol”, o mesmo que ele já havia testado positivo em julho de 2017. Na ocasião, o lutador foi suspenso por 15 meses.

Segundo Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e desempenho de atletas do UFC, a USADA afirmou que a alteração no teste por ser tão pequena não pode ser vista como ‘positiva’. Ele afirmou que o resultado pode ser um resquício da substância encontrada no teste de 2017 e que ainda permaneceu no organismo do lutador.  Novitzky ainda descreveu a quantidade da substância encontrada em níveis de “picogramas”.

PUBLICIDADE:

“Um picograma é um trilionésimo de um grama. Se você colocar um grão de sal na mesa e dividi-lo em 50 milhões de peças, um picograma é uma daquelas peças desse grama de sal. Portanto, uma quantidade muito pequena”, afirmou.

Comissão da Califórnia aceita receber o evento

Ao contrário da Comissão Atlética de Nevada, a entidade com sede na Califórnia aceitou receber o UFC 232. De acordo com reportagem do site norte-americano MMA Junkie, Jones foi submetido a um teste antidoping neste final de semana e os testes foram negativos. Com isso, a Comissão Atlética da Califórnia aplicou a licença de lutador para o ex-campeão dos meio-pesados.

PUBLICIDADE:

O UFC 232

O UFC 232 é um dos eventos mais esperados pelos fãs do MMA. A luta principal da noite será a disputa do cinturão dos meio-pesados entre Jon JonesAlexander Gustafsson, em uma aguardada revanche. No segundo duelo mais aguardado, as campeãs brasileiras Cris Cyborg e Amanda Nunes duelam pelo título peso pena feminino. Confira o programa de lutas do show:

CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):

Peso meio-pesado: Jon Jones x Alexander Gustafsson – luta pelo cinturão

PUBLICIDADE:

Peso pena: Cris Cyborg x Amanda Nunes – luta pelo cinturão

Peso meio-médio: Carlos Condit x Michael Chiesa

Peso meio-pesado: Ilir Latifi x Corey Anderson

Peso pena: Chad Mendes x Alex Volkanovski

CARD PRELIMINAR (21h30, horário de Brasília):

Peso pesado: Andrei Arlovski x Walt Harris

Peso pena: Cat Zingano x Megan Anderson

Peso galo: Douglas D’Silva x Petr Yan

Peso leve: B.J. Penn x Ryan Hall

Peso galo: Nathaniel Wood x Andre Ewell

Peso médio: Uriah Hall x Bevon Lewis

Peso meio-médio: Curtis Millender x Siyar Bahadurzada

Peso galo: Montel Jackson x Brian Kelleher

Ex-campeão do UFC humilhado? Poatan rompe silêncio e rebate crítica: “Devo ter feito mais dinheiro”

Leia Mais sobre: , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88