Com semblante sério, Jéssica bate peso e garante defesa de título contra Weili Zhang

Brasileira e chinesa cumpriram compromissos com a balança e fazem luta principal do UFC Shenzhen; duelo entre Zhenhong Lu e Movsar Evloev é cancelado sem justificativa

J. Andrade (esq.) encara W. Zhang (dir.) no UFC Shenzhen. Foto: Reprodução/YouTube ReactQ 2

A brasileira Jéssica Bate-Estaca está pronta para defender pela primeira vez seu título das palhas (até 51,2kg.). Após passar pelo tradicional corte de peso, paranaense fica cerca de 300g abaixo do limite da divisão, crava 51,9kg, e garante presença na luta principal do UFC Shenzhen, neste sábado (31), na China, contra a anfitriã, Weili Zhang, que conferiu 51,2kg. As pesagens cerimoniais aconteceram na manhã desta sexta-feira (horário de Brasília). Todos os cinco representantes do Brasil garantiram presença no evento. Uma luta foi retirada do card em cima da hora. Sem explicação, a luta entre Zhenhong Lu e Movsar Evloev foi cancelada.

Veja Também

Thiago Moisés é azarão no card preliminar do UFC Shenzen
Após estreia na luta livre, Velasquez fala sobre retorno ao MMA: ‘Tenho lenha para queimar’
Cyborg não descarta uma revanche com Amanda no futuro: ‘Talvez em outra organização’

Dos 26 atletas escalados para se apresentarem ao público chinês, 24 estão confirmados para os duelos deste final de semana. Com o cancelamento do embate entre Zhenhong Lu e Movsar Evloev, ao invés de 13, o card contará com 12 embates, incluindo um duelo entre as brasileiras Karol Rosa e Lara Procópio; a presença de Thiago Moisés, no card preliminar; e Elizeu Capoeira representando as terras tupiniquins na luta co-principal da noite.

Bate-Estaca e a primeira defesa

O protagonismo do evento fica por conta de Jéssica Andrade, que realiza sua primeira defesa de cinturão contra a perigosa Weili Zhang, atleta nascida na China. Bate-Estaca quer garantir que merece estar com o título da divisão e afastar a expectativa do Ultimate em contar com uma campeã asiática para aumentar os negócios no país mais populoso do mundo.

Após garantirem os pesos, os atletas fizeram as tradicionais encaradas, que marcam o último encontro dos combatentes antes de subirem ao octógono e garantirem o show dos espectadores. Desta vez, Andrade não mostrou a simpatia com que tratou a ex-campeã, Rose Namajunas, quando ficou frente com a norte-americana. Na ocasião, Jéssica presenteou Namajunas com uma rosa antes de derrota-la, no UFC 237, no Rio de Janeiro.

Bate-Estaca subiu ao palco mostrando muito foco e concentração, fez uma encarada séria, olhando nos olhos de Weile e só sorriu no momento final, em que cumprimentou a oponente deste sábado. A atleta ainda falou ao público sobre sua expectativa para o combate.

“O cinturão vai voltar para o Brasil. Eu quis passar para ela que não vai ser fácil. Meu tanque de guerra veio mais carregado que o dela. Quando aceitei lutar com a Zhang, eu quis. Quando você é o campeão, tem que colocar a cara a tapa. Vou fazer as lutas que aparecerem. Nunca escolhi luta, não vai ser agora que escolherei”, disse Andrade.

Elizeu tranquilo

L. Jingliang encara E. Capoeiera no UFC Shenzhen. Foto: Reprodução/YouTube UFC

Um dos protagonistas da noite, Elizeu Capoeira, mostrou a tranquilidade de sempre ao cumprir seus objetivos com a balança e na encarada para o UFC Shenzen. O lutador irá enfrentar o ‘dono da casa’, Li Jingliang, na luta que precede a disputa de cinturão. Capoeira, representante dos meio-médios (até 77kg.), marcou 77,3kg. (usando a libra de tolerância), enquanto seu oponente cravou 77,5kg. Elizeu vive a expectativa de enfrentar um top 10 da categoria, em caso de vitória.

“Ele (Li) é a estrela. Estou esperando nocauteá-lo. Vai ser minha melhor luta. Sinceramente, trabalhamos todas as áreas. Vamos impor nosso jogo para cima dele. Nesse último camp (treinamento) colocamos mais armas no jogo. Se ele quiser trocar, vai ter trocação. Se quiser ir para o chão, vai ser finalizado logo, disse o paranaense.

Combate entre brasileiras

K. Rosa (esq.) e L. Procópio (dir.) fazem encarada para o UFC Shenzhen. Foto: Reprodução/YouTube ReactQ 2

Os brasileiros terão mais um motivo para assistirem ao card chinês. Do outro lado das terras tupiniquins, as brasileiras Karol Rosa e Lara Procópio irão representar o Brasil e se enfrentar na primeira luta do evento. Além da responsabilidade de abrir o espetáculo, as peso galos (até 61,2kg.) buscam ter mais visibilidade dentro da categoria, que hoje é dominada pela compatriota, Amanda Nunes.

Luta cancelada

Um fato curioso movimentou os bastidores do UFC Shenzhen. Após dois atletas baterem o peso e cumprirem suas obrigações com a empresa, a luta entre Zhenhong Lu e Movsar Evloev foi retirada do card sem esclarecimento ao público. Segundo representantes da diretoria, Zhenhong não foi liberado pelos médicos para subir ao octógono, mas a causa ainda não foi divulgada à imprensa.

Confira o peso dos atletas do UFC Shenzhen

CARD PRINCIPAL (7h, horário de Brasília)

Peso palha (até 52,2kg): Jéssica Bate-Estaca (51,9kg) x Weili Zhang (52,1kg) – Luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77,6kg): Li Jingliang (77,5kg) x Elizeu Capoeira (77,3kg

Peso mosca (até 57,2kg): Mark de la Rosa (56,9kg) x Kai Kara-France (57,1kg)

Peso meio-médio (até 77,6kg): Kenan Song (77,3kg) x Derrick Krantz (76,6kg)

CARD PRELIMINAR (4h, horário de Brasília)

Peso mosca (até 57,2kg): Wu Yanan (58,5kg) ** x Mizuki Inoue (56,6kg)

Peso médio (até 84,4kg): Anthony Hernandez (84kg) x Jun Yong Park (84,3kg)

Peso galo (até 61,7kg): Andre Soukhamthath (61,6kg) x Su Mudaerji (61,6kg)

Peso meio-pesado (até 93,4kg): Da Un Jung (93,4kg) x Khadis Ibragimov (93,4kg)

Peso leve (até 70,8kg): Damir Ismagulov (70,5kg) x Thiago Moisés (70,7kg)

Peso galo (até 61,7kg): Danaa Batgerel (61,6kg) x Heili Alateng (61,6kg)

Peso galo (até 61,7kg): Karol Rosa (61,4kg) x Lara Procópio (61,2kg)

* Os atletas que não lutam pelo cinturão têm uma tolerância de uma libra (0,454g) sob o peso oficial de cada categoria.

** Não bateu o peso e terá 30% de sua bolsa revertida para sua oponente.

 

 

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments