Marina Rodriguez leva susto, mas se recupera e vence ‘guerra’ Mackenzie Dern no UFC Las Vegas 39

Em confronto de estilos, gaúcha faz valer a trocação de excelência e leva a melhor contra adversária em duelo decidido nos pontos

M. Rodriguez (dir.) derrotou M. Dern (esq.) no UFC Las Vegas 39. Foto: Reprodução/Instagram

Verdadeira batalha brasileira. Na luta principal do UFC Las Vegas 39, realizado neste sábado (9), nos Estados Unidos, Marina Rodriguez e Mackenzie Dern deram um verdadeiro show aos espectadores. Em confronto de estilos, a gaúcha conseguiu sobreviver ao jiu-jitsu de excelência da adversária e fez valer o alto nível de sua trocação. Ao fim de 25 minutos bem disputados, a atleta foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Após vencer mais uma batalha na organização, Rodriguez deu mais um passo importante no sonho de disputar um cinturão pela empresa. Antes de enfrentar Dern, a gaúcha figurava na sexta posição nos palhas (até 52,1kg.). Com o triunfo, a atleta deve assumir a quarta colocação da adversária e brilha ainda mais nos holofotes do Ultimate para um confronto pelo título.

Derrotada no evento, Mackenzie chegou perto da vitória no segundo round. Lenda do jiu-jitsu, a combatente se aproximou de uma finalização, mas acabou barrada pela adversária de alto nível, que mostrou ter entrado preparada para todas as áreas da disputa.

PUBLICIDADE:

Enquanto Rodriguez chegou ao 15º resultado positivo na carreira, Dern não conseguiu ampliar a boa fase. Agora, Mackenzie soma dois tropeços em 13 apresentações como profissional no MMA.

A luta

Logo nos segundos iniciais, Marina tomou a iniciativa com um chute baixo. Dern respondeu na mesma moeda, mas o ataque passou no vazio. O confronto seguia estudado, com as lutadores aguardando o melhor momento para atacarem. Passado pouco mais de um minuto, Mackenzie arriscou a primeira queda, mas a gaúcha se defendeu bem. Na metade do assalto, Dern encaixou um cruzado de direita limpo no rosto de Marina, que balançou. Mackenzie tentou se aproveitar do bom momento e buscou a queda contra Rodriguez. A gaúcha era pressionada contra as grades, mas prendia o braço da rival. Mackenzie conseguiu livrar o braço e seguia pressionando a gaúcha contra as grades. Marina conseguiu se desvencilhar e o duelo voltou a ser disputado no centro do octógono. Nos segundos finais, Rodriguez encaixou uma sequência de jab e direto no rosto da adversária e Mackenzie respondeu com um soco rodado, mas não havia ais tempo para ação.

PUBLICIDADE:

Na segunda etapa, o primeiro golpe também foi aplicado pela gaúcha, com novo chute na linha de cintura. Mackenzie absorveu bem o ataque e, logo, partiu para a luta agarrada. Rodriguez novamente se defendeu bem da queda e se afastou da oponente. Dern voltou a buscar uma queda e, desta vez conseguiu. Especialista no jiu-jitsu, Dern logo avançou na transição e buscava a finalização. Por baixo, Marina se defendia como podia, mas a situação era delicada. Marina tentou surpreender e, por baixo, encaixou um triângulo de mão. Por baixo, Dern tentava se desvencilhar, mas a gaúcha seguia firme na posição. Mackenzie explodiu, conseguiu sair do ataque e voltou a dominar no chão. Dern voltou a dominar as ações e fazia força com uma chave de braço. Marina conseguiu girar e aliviar a pegada, mas Mackenzie seguia insistindo em encerrar o confronto na via rápida. No minuto final, Dern tentava chegar às costas e Rodriguez defendia como podia. Mackenzie conseguiu a montada e agredia a compatriota no ground and pound. O cronômetro zerou e a gaúcha acabou salva pelo gongo.

PUBLICIDADE:

A terceira etapa começou com Rodriguez apostando na trocação. Após dois chutes na linha de cintura, a gaúcha completou a combinação com jab e direto. Passado pouco mais de um minuto, Marina surpreendeu Dern com um chute alto. O golpe, no entanto, explodiu na guarda da rival. A gaúcha seguia mais agressiva na etapa e tocava a oponente com mais contundência. Rodriguez voltou a agredir a oponente com um chute alto. Dern não conseguia repetir a boa atuação dos assaltos anteriores. Marina fazia valer a maior envergadura e pontuava com combinações de jabs e diretos no rosto e no corpo. Nos segundos finais, Dern foi para a luta agarrada, mas não havia mais tempo para quedas.

No quarto round, Marina, de início, encaixou dois diretos potentes no rosto de Dern. Mackenzie tentou levar o duelo para o clinch, mas Rodriguez estava atenta e se defendeu bem. Dern tentava trocar de igual para igual com a gaúcha, mas parava na técnica da adversária na luta em pé. Rodriguez seguia crescendo no confronto e conectou um direto limpo no rosto da compatriota. Mesmo em desvantagem, Mackenzie surpreendia na capacidade de absorver os ataques. No minuto final, Rodriguez voltou a surpreender com uma combinação de socos. Dern continuava a receber os ataques, mas, perto do fim da etapa, conseguiu uma bela queda. Dern chegou à montada, mas Marina, novamente, foi salva pelo gongo.

Na última etapa, Mackenzie foi para cima e aceitou a trocação franca com Marina. A gaúcha se movimentava bem e aguardava o melhor momento para atacar. Com um overhand, Rodriguez voltou a atingir a oponente. A gaúcha teve novo bom momento com uma combinação de cruzados. Passados dois minutos, um cruzado de esquerda de Marina balançou Mackenzie, mas a atleta seguia mostrando raça e caminhava para frente. Dern voltou a buscar a luta agarrada, mas a gaúcha se evadiu. Perto do minuto final, Marina votou a acertar a rival com um cruzado limpo no rosto. Dern tentava entrar no raio de ação da oponente, mas Rodriguez se esquivava bem. Nos segundos finais, Mackenzie foi para o clinch e pressionava a oponente contra as grades. A gaúcha se protegia e tentava evitar ir para o chão contra a lenda do jiu-jitsu. Marina se afastou, passou a agredir Mackenzie, mas não havia mais tempo.

Resultados do UFC Las Vegas 39

CARD PRINCIPAL

Peso palha (até 52,1kg.): Marina Rodriguez derrotou Mackenzie Dern na decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46, 49-46)

Peso meio-médio (até 77kg.): Randy Brown derrotou Jared Gooden na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)

Peso mosca (até 56,7kg.): Matheus Nicolau derrotou Tim Elliott na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)

Peso mosca (até 56,7kg.): Mariya Agapova finalizou Sabina Mazo com um mata-leão a 53 seg. do R3

Peso galo (até 62,1kg.): Chris Gutierrez derrotou Felipe Cabocão na decisão dividida dos juízes (30-27. 28-29, 30-27)

CARD PRELIMINAR

Peso pesado (até 120,2kg.): Alexandr Romanov derrotou Jared Vanderaa por nocaute técnico a 4m43s do R2

Peso pena (até 65,7kg.): Damon Jackson derrotou Charles Rosa na decisão unânime dos juízes (29-28. 29-27, 30-27)

Peso palha (até 52,1kg.): Loopy Godinez finalizou Silvana Gomez Juarez com uma chave de braço a 4m14s do R1

Peso leve (até 70,3kg.): Steve Garcia derrotou Charlie Ontiveros por nocaute técnico a 1m51s do R1

Podcast #40: José Aldo ainda pode ser campeão no UFC?