Retrospectiva 2022 parte 2: Charles Do Bronx vive drama e superação, Glover Teixeira perde ‘Luta do Ano’ e Leon Edwards choca o mundo

Relembre o que de mais importante aconteceu entre maio e agosto na temporada de 2022 do MMA mundial

C. Do Bronx encaixa finalização em J. Gaethje no UFC 274. Foto: Reprodução/Instagram

Após relembrarmos tudo o que de melhor aconteceu entre janeiro e abril de 2022 no MMA mundial, a segunda parte da retrospectiva SUPER LUTAS aborda os principais destaques do segundo quadrimestre do ano passado, entre os meses de maio e agosto.

Neste período, algumas das principais histórias da temporada foram contadas, com novos campeões, lutas, zebras e desfechos históricos.

PUBLICIDADE:

Veja Também

UFC 274: drama e redenção de Charles do Bronx

C. Do Bronx em pesagem para o UFC 274. Foto: Reprodução/YouTube @superlutas

Quinto evento numerado do ano, o UFC 274 se tornou histórico já na véspera de sua realização. Na pesagem oficial para a defesa de título contra Justin Gaethje, Charles do Bronx se tornou o primeiro lutador da história do Ultimate a perder o cinturão para a balança, ao ficar 200g acima do limite da divisão dos leves (até 70,3kg).

PUBLICIDADE:

Após o ocorrido, Charles do Bronx apontou para uma mudança de última hora na balança utilizada para a conferência de peso e afirmou ter sido “roubado”. Na noite seguinte, mesmo sem a possibilidade de reaver o cinturão, o brasileiro finalizou Justin Gaethje em uma luta cheia de reviravoltas e se provou como o ‘rei sem coroa’.

Sob vaias, Carla Esparza surpreende e reconquista título após quase oito anos

C. Esparza supera R. Namajunas pelo cinturão das palhas no UFC 274..Foto: Reprodução/Instagram @ufc

PUBLICIDADE:

Além da escrita por Charles do Bronx, o UFC 274 foi palco também de outra história de superação. Oito anos após se tornar a primeira campeã peso palha (até 52,1kg) do UFC e sete anos após perder o título, Carla Esparza voltou a conquistar o ouro da divisão ao superar Rose Namajunas em luta monótona e sob vaias do público.

Duelo de veteranos tem desfecho brutal em ‘Nocaute do Ano’

T. Ferguson recebe duro nocaute de M. Chandler. Foto: Reprodução/Twitter @HansGutknecht

Ainda no mesmo evento, os amantes do MMA puderam testemunhar aquele que viria a ser eleito, entre a equipe do SUPER LUTAS, o melhor nocaute de 2022. O responsável pela façanha foi Michael Chandler, que nocauteou Tony Ferguson com um chute frontal brutal, a la Anderson Silva.

PUBLICIDADE:

UFC 275: Glover vê título escapar no último minuto de ‘Luta do Ano’

J. Prochazka derrotou G. Teixeira para conquistar o cinturão dos meio-pesados (Foto: Instagram/UFC)

Cerca de oito meses após se tornar o atleta mais velho a conquistar um título pela primeira vez no Ultimate, Glover Teixeira retornou à ação em junho para colocar o cinturão dos meio-pesados (até 93kg) em jogo contra o perigoso Jiri Prochazka, em Cingapura.

O brasileiro e o tcheco protagonizaram um duelo extremamente emocionante, cheio de reviravoltas e eleito “Luta do Ano” pela equipe do SUPER LUTAS. À frente nas papeletas dos juízes, Glover estava com uma mão no título, mas, com 30 segundos restantes para o final do combate, viu Prochazka aproveitar um deslize e encaixar uma improvável finalização para se tornar o novo campeão.

Taila Santos expõe Valentina Shevchenko, mas bate na trave

T. Santos (esq.) entregou luta dura, mas perdeu par V. Shevchenko (dir.) nos pontos. Foto: Reprodução/Twitter @ufcespanol

Considerada por muitos a campeã mais dominante dos últimos anos, Valentina Shevchenko quase foi surpreendida por Taila Santos em disputa do cinturão peso palha (até 52,1kg) na luta co-principal do UFC 275.

Com um forte jogo de luta agarrada, a brasileira expôs brechas da quirguiz-peruana e controlou boa parte do duelo, mas acabou prejudicada por uma fratura no osso orbital após um choque acidental de cabeças, que “fechou” seu olho direito no quarto round. Após a lesão, Taila viu Valentina recuperar o controle da luta e vencer na decisão dos juízes.

UFC 276: Israel Adesanya e Alex Poatan tornam trilogia inevitável

A. Poatan (esq.) superou S. Strickland (dir.) no UFC 276. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

O UFC 276 foi cercado de expectativas não somente pelo que aconteceria na noite de 2 de julho, na T-Mobile Arena, em Las Vegas, mas muito também pelo desenho que poderia ser projetado para o futuro da divisão dos médios (até 83,9kg).

E aconteceu conforme todos esperavam: Israel Adesanya, sob vaias da torcida, defendeu o título contra Jared Cannonier em luta burocrática, enquanto Alex Poatan brutalizou Sean Strickland com um nocaute no primeiro round.

Os resultados pavimentaram o caminho para mais um capítulo da rivalidade entre Israel Adesanya e Alex Poatan, que já haviam se enfrentado em duas oportunidades nos tempos de kickboxing, com duas vitórias do brasileiro. Os dois voltaram a medir forças em novembro, pelo cinturão dos médios do UFC, mas isso é assunto para o próximo capítulo da retrospectiva.

Volkanovski ‘sobra’ e decreta fim de rivalidade com 3×0 sobre Holloway

A. Volkanovski (dir.) superou M. Holloway no UFC 276. Foto: Reprodução/Instagram @ufceurope

A luta co-principal do UFC 276 serviu para encerrar de vez as discussões a respeito do melhor peso pena (até 65,7kg) da atualidade. Após superar Max Holloway em duas lutas parelhas, Alexander Volkanovski “sobrou” no terceiro duelo, não tomou conhecimento no rival e encerrou o placar da trilogia em 3×0, não apenas se consolidando como campeão da divisão, mas também como um dos melhores lutadores do mundo.

UFC 277: quem manda na selva é a ‘Leoa’

A. Nunes derrotou J. Pena na luta principal do UFC 277 (Foto: Instagram/UFC)

Sete meses após ser destronada por Julianna Peña em uma das maiores zebras da história do MMA mundial, no UFC 269, Amanda Nunes voltou à ação para enfrentar a “Megera Venezuelana” na luta principal do UFC 277, no dia 30 de julho.

Em cinco rounds de puro domínio, a “Leoa” não deu chances à norte-americana, dominou a luta do início ao fim sem tomar conhecimento da rival e recuperou o cinturão peso galo (até 61,2kg) do Ultimate.

Moreno conquista título interino e encaminha primeira quadrilogia da história do UFC contra Deiveson

B. Moreno conquista o cinturão interino dos moscas no UFC 277. Foto: Reprodução/Instagram

Na luta co-principal do UFC 277, o Ultimate colocou em jogo o cinturão interino do peso mosca (56,7kg), decisão que revoltou o campeão linear Deiveson Figueiredo, que se encontrava lesionado à época.

Em luta movimentada, o ex-campeão da divisão, Brandon Moreno nocauteou o neozelandês Kai Kara-France no segundo round e tornou inevitável a primeira quadrilogia da história do UFC, contra Deiveson Figueiredo. O mexicano e o brasileiro se enfrentam pela quarta vez na luta co-principal do UFC 283, no Rio de Janeiro, no dia 21 de janeiro.

UFC 278: Leon Edwards choca o mundo em roteiro ‘a la Rocky Balboa’

L. Edwards (esq.) bateu K. Usman no UFC 278. Foto: Reprodução/Twitter

Fechando o segundo quadrimestre do ano, o UFC 278, realizado no dia 20 de agosto, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, foi palco de uma das histórias mais incríveis do MMA mundial.

Em revanche contra o aparentemente imbatível Kamaru Usman pelo cinturão dos meio-médios (até 77kg), Leon Edwards era dominado e perdia a luta até o minuto final do quinto e último round, quando encontrou um chute alto preciso e brutal para nocautear o nigeriano e se tornar o novo campeão.

Em último ato no octógono, José Aldo sofre derrota frustrante

J. Aldo (esq.) foi superado por M. Dvalishvili (dir.) no UFC 278. Foto: Reprodução/Instagram

O UFC 278 foi palco também da despedida silenciosa de uma verdadeira lenda do MMA mundial. Ex-campeão e considerado por muitos o maior nome da história dos penas (até 65,7kg), José Aldo, que meses depois surpreenderia a todos ao anunciar a aposentadoria do MMA, pisou no octógono pela última vez para enfrentar Merab Dvalishvili e acabou sofrendo uma derrota frustrante nas mãos do georgiano.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89