Cinco motivos para assistir ao UFC 251, com três disputas de cinturão e esquadrão brasileiro

Com 13 lutas confirmadas, Ultimate promove um dos eventos mais agitados dos últimos anos na estreia da ‘Ilha da Luta’

K. Usman (esq.) e J. Masvidal (dir.) em encarada para o UFC 251. Foto: Reprodução/Instagram

Tempo de fazer história. Neste sábado (11), em Abu Dhabi, o Ultimate realizará um verdadeiro espetáculo para os amantes do MMA. Com 13 lutas programadas, a organização promoverá três disputas de cinturão e apresentará um esquadrão brasileiro no evento que marca a estreia da já famosa ‘Ilha da Luta’.

Veja Também

Nas três últimas lutas, os títulos dos galos (até 61,2kg.), penas (até 65,7kg.) e meio-médios (até 77kg.) serão colocados em jogo. José Aldo, Petr Yan, Alexander Volkanovski, Max Holloway, Kamaru Usman e Jorge Masvidal serão os responsáveis por protagonizar as principais apresentações da noite.

PUBLICIDADE:

Além das lutas pelos títulos, a torcida brasileira tem motivos de sobra para se empolgar. Antes da apresentação de Aldo, outros sete brasileiros terão colocado os pés do octógono montado nos Emirados Árabes.

O evento tem previsão de início para as 19h (horário de Brasília) com o card preliminar. As lutas principais começam por volta de 23h (horário de Brasília).

PUBLICIDADE:

Para entrar no clima, nossa equipe seleciono cinco motivos para acompanhar o UFC 251. Confira:

Estreia da ‘Ilha da Luta’

UFC 251 promoverá a estreia de eventos na ‘Ilha da Luta’. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

Demorou, mas chegou. O dia 11 de julho ficará marcado na história do MMA como o dia em que o UFC reabriu as portas para que atletas não-residentes nos Estados Unidos possam se apresentar no octógono.

Quando Dana White e sua equipe optaram por suspender as atividades do Ultimate, em abril, em função da pandemia, o ‘chefão’ sempre deixou claro que seria o primeiro promotor a voltar com as atrações de artes marciais mistas.

O mandatário não só cumpriu a promessa como alugou um espaço em Abu Dhabi para receber lutadores de outros países e realizar espetáculos aguardados pelos fãs.

PUBLICIDADE:

A promoção aconteceu de forma majestosa. Foram anunciados quatro cards com quatro disputas de cinturão envolvidas. Neste sábado, portanto, será dado o pontapé inicial.

Usman x Masvidal: promessa de guerra

Masvidal (esq.) encara Usman (dir.) no UFC 251. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Após vencer o polêmico Colby Covington em sua primeira defesa de cinturão, Kamaru Usman terá o desafio de encarar outro grande rival em seu próximo compromisso. O ‘Pesadelo Nigeriano’ terá pela frente o ‘Bad-Boy’, Jorge Masvidal, que aceitou a dura tarefa de encarar, de última hora, o campeão após Gilbert Durinho ser retirado do card por testar positivo para COVID-19.

O encontro entre Usman e Jorge era negociado desde o início do ano, no entanto, o UFC esbarrava em questões financeiras para selar o embate. Depois de tornar público o descontentamento com o pagamento proposto pelo Ultimate, Masvidal se afastou do confronto, dando lugar a Durinho, que vem em grande fase na carreira, tendo batido Tyron Woodley em sua última luta e assumindo a primeira posição no ranking da categoria.

Com Gilbert fora, restou ao UFC ceder e contatar o ‘Jesus das Ruas’ para que uma das disputas de cinturão não fosse retirada do evento. Em um dia, Ultimate e Masvidal chegaram a um acordo e o atleta concordou em tentar tomar o posto do nigeriano.

Revanche entre Volkanovski e Holloway

A. Volkanovski (esq.) e M. Holloway (dir.) fazem revanche no UFC 251. Foto: Reprodução/Instagram

Quando Max Holloway chocou o mundo e derrotou José Aldo por nocaute em duas ocasiões (em 2017), conquistando o cinturão linear dos penas, muitos pensavam que ali surgia um homem para superar os feitos do brasileiro na categoria. O havaiano, de fato, conseguiu vitórias incontestáveis na divisão e chegou a defender o título em três ocasiões.

O que poucos imaginavam era que, em dezembro do ano passado, pelo UFC 245, Holloway veria seu reinado desmoronar no seu encontro com Alexander Volkanovski. Azarão no confronto, o australiano não tomou conhecimento de Max à época e acabou superando o oponente na decisão unânime dos juízes.

Agora, os combatentes foram colocados frente a frente novamente para a desforra. Enquanto Volkanovski deseja provar que seu sucesso não foi sorte, Max segue firme na ideia de recuperar a condição de campeão.

Aldo x Yan: um novo rei entre os galos

P. Yan (esq.) e J. Aldo (dir.) vão se enfrentar na disputa pelo título vago dos galos. Foto: Reprodução/Instagram

O sábado também será o dia de conhecer o sucessor do trono de Henry Cejudo. Aposentado desde maio deste ano, o norte-americano abandonou o posto após derrotar o icônico Dominick Cruz, no UFC 249, abrindo, assim espaço para que dois atletas duelassem pelo cinturão

Os escolhidos foram o perigoso Petr Yan e o mundialmente conhecido José Aldo, que estreou entre os galos em dezembro do ano passado.

Mesmo derrotado em seu debute na nova categoria, o manauara conseguiu encher os olhos da diretoria do Ultimate por sua performance contra Marlon Moraes e ganhou uma das vagas.

Invicto desde sua estreia no UFC, Yan, que já foi parceiro de treinos de Aldo no passado, o russo, hoje, ocupa a terceira posição no ranking da divisão e não sabe o que é perder desde 2016, foi derrotado pela primeira e única vez em 15 apresentações.

O final de semana também pode marcar história para o Brasil, caso José saia vencedor na disputa. O manauara terá a chance de se tornar o primeiro brasileiro, entre os homens, a ser campeão em duas categorias diferentes e se juntará a Vitor Belfort, Rafael dos Anjos, Lyoto Machida, que conquistaram títulos pela organização, mas falharam nas tentativas em outras divisões.

Aldo também terá a oportunidade de encerrar a sina de mais de três anos sem um representante masculino como campeão. O último dono de um cinturão linear foi o próprio manauara, em 2017, quando foi batido por Holloway.

Esquadrão brasileiro

O Brasil contará com oito representantes no UFC 251. Foto: Reprodução/Instagram

O UFC 251 servirá, também, para que os fãs brasileiros matem a saudade de alguns atletas que estavam impedidos de lutar nos eventos norte-americanos do Ultimate, em função das restrições de viagens por conta da pandemia do coronavírus.

Neste final de semana, serão oito atletas escalados para representarem o Brasil nos Emirados Árabes.

Logo na segunda luta, um confronto que dividirá a torcida tupiniquim. Representantes das galos, Karol Rosa e Vanessa Melo serão as responsáveis por agitar o público e trocarão forças em busca de vitórias em seus cartéis.

Logo em seguida, Raulian Paiva tentará conquistar sua segunda vitória consecutiva desde sua estreia na companhia. Com duas derrotas e um triunfo, o amapaense afirmou que o confronto contra Zhalgas Zhumagulov servirá para calar muitos críticos que duvidam de sua capacidade. O combatente vem de grande vitória sobre Mark De La Rosa, em fevereiro deste ano.

Invicto no UFC, Léo Santos será mais um dos brasileiros a subir ao octógono. Representante dos leves, o carioca chega à sua 7ª apresentação pelo Ultimate e chega com a responsabilidade de manter uma sequência de 12 lutas sem perder. Aos 40 anos, Santos enfrentará o estreante Roman Bogatov, que nunca perdeu em 10 apresentações como profissional no MMA.

Elizeu Capoeira encerra a participação brasileira no card preliminar. O lutador, que vem de resultado positivo sobre Alexey Kunchenko, no UFC Brasília, em março, quer retomar a trajetória rumo ao topo dos meio-médios depois de perder para Li Jingliang, em agosto do ano passado. Capoeira enfrentará o perigoso Muslim Salikhov, quem vem de três vitórias consecutivas.

Na luta que abre o card principal, a promissora Amanda Ribas fará sua segunda apresentação em 2020. Vindo de vitória sobre Randa Markos, no UFC Brasília, a brasileira espera manter a invencibilidade na organização. Mineira de Varginha, a peso mosca (até 52,1kg.) aceitou subir de divisão para encarar a famosa Paige VanZant, que realiza sua última luta em seu contrato e precisa vencer para uma possível renovação.

O UFC 251 também marcará uma noite de reencontro. Na segunda luta do card principal, as ex-campeãs das palhas, Jéssica Bate-Estaca e Rose Namajunas voltarão a dividir o octógono pouco mais de um ano depois do primeiro embate, no UFC 237. Na ocasião, a brasileira chocou o mundo ao brutalizar a norte-americana com um nocaute devastador no segundo assalto. Agora, as atletas voltam a lutar em busca de uma chance de desafiar a atual dona do cinturão, Weili Zhang.

Ficha técnica do UFC 251

Data: 11 de julho de 2020

Horário: A partir das 19h (horário de Brasília)

Local: Yas Island, em Abu Dhabi

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e Canal Combate (todo o card) pela TV

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)

Peso meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal – Luta por cinturão

Peso pena: Alexander Volkanovski x Max Holloway – Luta por cinturão

Peso galo: Petr Yan x José Aldo – Luta por cinturão

Peso palha: Jéssica Bate-Estaca x Rose Namajunas

Peso mosca: Amanda Ribas x Paige VanZant

CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)

Peso meio-pesado: Volkan Oezdemir x Jiri Prochazka

Peso meio-médio: Elizeu Capoeira x Muslim Salikhov

Peso pena: Makwan Amirkhani x Danny Henry

Peso leve: Léo Santos x Roman Bogatov

Peso pesado: Marcin Tybura x Maxim Grishin

Peso mosca: Raulian Paiva x Zhalgas Zhumagulov

Peso galo: Karol Rosa x Vanessa Melo

Peso galo: Martin Day x Davey Grant

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88