Dez motivos para assistir o UFC 283, com Glover Teixeira e Deiveson Figueiredo em disputas de cinturão

Organização retorna ao Brasil e agita o fim de semana em evento com 15 confrontos previstos

G. Teixeira (foto) tenta recuperar o cinturão dos meio-pesados no UFC 283. Foto: Reprodução/Instagram

Chegou o grande momento. Neste sábado (21), acontece o UFC 283, evento que promete movimentar o Rio de Janeiro. Após quase três anos, o Ultimate desembarca no Brasil e presenteia os fãs com um espetáculo recheado de estrelas. Ao todo, o show conta com 15 lutas previstas, sendo duas disputas de cinturão envolvendo tupiniquins.

Na luta principal, Glover Teixeira enfrenta Jamahal Hill em confronto válido pelo cinturão vago dos meio-pesados (até 93kg.). Aos 43 anos, o mineiro busca reassumir o trono da categoria, perdido na temporada passada, quando acabou superado por Jiri Prochazka.

PUBLICIDADE:

O penúltimo combate do evento marca a primeira tetralogia na história da empresa válida por um título. Campeões linear e interino, Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno voltam a medir forças e definem o campeão absoluto da categoria.

Ainda no card principal, Gilbert Durinho, Jéssica Bate-Estaca e Johnny Walker se apresentam. No preliminar, mais 12 tupiniquins subirão ao octógono, com destaque para Maurício Shogun, que encerrará a carreira aos 41 anos.

PUBLICIDADE:

Para entrar no clima, a equipe do SUPER LUTAS listou 10 motivos para acompanhar o UFC 283. Confira abaixo:

1) Glover Teixeira tenta fazer história

G. Teixeira foi campeão dos meio-pesados do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

PUBLICIDADE:

Aos 43 anos, Glover Teixeira pode ampliar seu legado no MMA. Neste sábado, o mineiro estreia na temporada 2023 em luta por cinturão. Cortado do UFC 282 após a lesão do antigo campeão Jiri Prochazka, o brasileiro topou o compromisso contra Jamahal Hill.

Com a torcida a seu favor, o meio-pesado busca driblar a agressividade do rival e reassumir o cinturão da categoria, perdido em junho de 2022.

Revelado pelo ‘Dana White’s Contender Series’, Hill terá pela frente o maior desafio de sua carreira. Diante de Glover, o norte-americano tenta calar a torcida brasileira e estragar a festa em território tupiniquim.

PUBLICIDADE:

2) Primeira tetralogia do Ultimate

D. Figueiredo (esq.) e B. Moreno (dir.) se enfrentaram três vezes no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

No UFC 283, a divisão dos moscas promove a primeira tetralogia na história da organização. No octógono, Deiveson Figueiredo e Brandon Moreno medirão forças em busca do topo absoluto da categoria.

De uma lado, o paraense defende o cinturão linear do grupo. Do outro, o campeão interino busca voltar ao trono do grupo.

Iniciada em 2020, a disputa entre Figueiredo e Moreno está empatada. Até o momento, os atletas somam uma vitória e um empate.

3) Gilbert Durinho volta ao Brasil

G. Durinho é destaque nos meio-médios do UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Presente na última vez em que o Ultimate promoveu um espetáculo no Brasil, Gilbert Durinho retorna ao seu país para uma apresentação. Destaque dos meio-médios (até 77,1kg.), o atleta volta ao octógono quase um ano após a luta épica contra Khamzat Chimaev

No UFC 283, o niteroiense medirá forças com Neil Magny. Após desafiar nomes como Jorge Masvidal e o próprio Chimaev.

Além de estrear na temporada, o brasileiro defende a quinta posição. Atual número 12 no grupo, Magny busca chegar no top 10 da divisão liderada por Leon Edwards.

4) Jéssica Bate-Estaca luta no peso mosca

J. Bate-Estaca (foto) derrota C. Calvillo no UFC 266. Foto: Reprodução/Instagram

Antiga campeã dos palhas (até 52,1kg.) e ex-desafiante ao trono dos moscas, Jéssica Bate-Estaca tem novo compromisso na categoria até 56,7kg. Neste fim de semana, a paranaense será adversária da veterana Lauren Murphy.

Enquanto a norte-americana de 39 anos defende a quarta posição na categoria de Valentina Shevchenko, Jéssica busca se inserir no top 5. Hoje, a brasileira da PRVT (Paraná Vale Tudo) é a sexta colocada.

No UFC 283, Bate-Estaca chega embalada por duas vitórias seguidas. Em seu último compromisso, a paranaense protagonizou uma finalização histórica contra Amanda Lemos.

Disposta a ‘estragar a festa’ brasileira no UFC 283, Lauren vem de triunfo diante de Miesha Tate, em julho de 2022.

5) Johnny Walker tem desafio de peso

J. Walker é o 12º no ranking dos meio-pesados. Foto: Reprodução/Instagram

Promessa brasileira nos meio-médios do Ultimate, Johnny Walker é destaque no card principal. Após se recuperar de fase conturbada na divisão, o atleta terá uma ‘oportunidade de ouro’ no espetáculo.

O lutador mede forças com Paul Craig, número nove do grupo. Em caso de vitória, o atleta reassumirá posição de destaque na divisão.

Contra o escocês, Johnny poderá somar a segunda vitória seguida. O rival, por outro lado, vem de derrota para Volkan Oezdemir.

6) O adeus de Maurício Shogun

M. Shogun em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Ícone do MMA mundial, Maurício Shogun protagoniza sua ‘última dança’ no UFC 284. Lenda do Pride e ex-campeão nos meio-pesados do Ultimate, o curitibano se despedirá do esporte aos 41 anos.

Para o ‘adeus’, o combatente dividirá do octógono com Ihor Potieria. 15 anos mais velho do que o adversário tenta deixar o esporte com um resultado positivo, situação que não acontece desde o triunfo sobre Rogério Minotouro, em 2020.

O lutador deixará o esporte com a marca de 42 compromissos. Hoje, o curitibano soma 27 vitórias, 13 derrotas e um ‘no contest’.

7) Gregory Robocop encara compatriota

G. Robocop derrotou C. Njokuani no UFC Las Vegas 60 (Foto: Instagram/UFC)

Com rival escalado de última hora, Gregory Robocop tem confronto de destaque neste sábado. Inicialmente, o brasileiro mediria forças com Brady Tavares. O norte-americano, no entanto, deixou o evento e acabou substituído pelo compatriota Brunno Hulk.

Promessa dos médios (até 83,9kg.), Robocop tenta ampliar o bom momento. O lutador chega embalado por dois triunfos seguidos.

Depois de dar show em sua apresentação no ‘Dana White’s Contender Series’ na temporada passada, Brunno Hulk topou o desafio de encarar Gregory de última hora. O atleta debuta na organização diante de sua torcida.

8) Thiago Moisés mede forças com estreante

T. Moisés em vitória no UFC Las Vegas 20. Foto: Reprodução/Instagram

Assim como Gregory Robocop, Thiago Moisés teve adversário escalado de última hora. O atleta, que mediria forças com Guram Kutateladze, será adversário de Melquizael Costa.

Em disputa no peso leve (até 70,3kg.), Moisés tenta o segundo resultado positivo em sequência. Com apresentação recente na LFA, Costa fará sua estreia no Ultimate. Com dois triunfos seguidos, o atleta quer estrear na companhia com o ‘pé direito’.

9) Irmãos em ação

Gabriel (esq.) e Ismael Bonfim (dir.) estreiam no Ultimate no UFC 283. Foto: Reprodução/Instagram

Destaques no ‘Dana White’s Contender Series’, os irmãos Gabriel e Ismael Bonfim se apresentam no card preliminar.

Atleta dos meio-médios (até 77,1kg.), Gabriel Marretinha, de 25 anos, estreará na companhia diante Mounir Lazzez. O irmão mais velho, Ismael Marreta luta momentos antes, quando encara Terrance McKinney, também em seu debute.

10)Ex-TUF busca redenção no Rio

W. Alves em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram

Antiga promessa do Ultimate, Warlley Alves está de volta ao Brasil. Atleta dos meio-médios, o brasileiro busca redenção na carreira e divide o octógono com Nicolas Dalby.

O tupiniquim vem de derrota em confronto contra Jeremiah Wells. Na casa do tupiniquim, o norte-americano quer manter a invencibilidade no Ultimate e chegar à terceira vitória seguida.

Ficha técnica do UFC 283

Data: 21 de janeiro de 2023

Horário: A partir das 20h (horário de Brasília)

Local: Jeunesse Arena, Rio de Janeiro, Brasil

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet e Band (card preliminar) pela TV

CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília)

Peso meio-pesado (até 93kg.): Glover Teixeira x Jamahal Hill – Luta pelo cinturão

Peso mosca (até 56,7kg.): Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno – Luta pelo cinturão

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gilbert Durinho x Neil Magny

Peso mosca (até 56,7kg.): Jéssica Bate-Estaca x Lauren Murphy

Peso meio-pesado (até 93kg.): Johnny Walker x Paul Craig

CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília)

Peso meio-pesado (até 93kg.): Mauricio Shogun x Ihor Potieria

Peso médio (até 83,9kg.): Gregory Robocop x Brunno Hulk

Peso leve (até 70,3kg.): Thiago Moisés x Melquizael Costa

Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gabriel Marretinha x Mounir Lazzez

Peso pesado (até 120,2kg.): Shamil Abdurakhimov x Jailton Malhadinho

Peso leve (até 70,3kg.): Ismael Marreta x Terrance McKinney

Peso meio-médio (até 77kg.): Warlley Alves x Nicolas Dalby

Peso pena (até 65,7kg.): Josiane Nunes x Zarah Fairn

Peso galo (até 61,2kg.): Luan Lacerda x Cody Stamann

Peso galo (até 61,2kg.): Daniel Marcos x Saimon Oliveira

Roobet patrocina a cobertura do UFC 283

A Roobet patrocina a cobertura do SUPER LUTAS no UFC 283, evento que marca o retorno do UFC ao Brasil.  O evento traz 17 brasileiros escalados e duas disputas de cinturão: Glover Teixeira contra Jahamal Hill e Deiveson Figueiredo diante Brandon Moreno.

Brandon Moreno é embaixador da Roobet e a casa oferece um prêmio extra de US$ 100 mil (cerca de R$518 mil na cotação atual) para quem apostar na luta contra Deiveson Figueiredo. Acesse agora, pois a promoção é válida para apostas feitas antes da luta.

Acesse o site da Roobet, confira o regulamento e Boa sorte!

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89