Cinco motivos para assistir o UFC 294, com revanche por título dos leves e superluta no peso médio

Edição que promete agitar os ânimos dos fãs conta com 13 confrontos programados; Makhachev, Volkanovski, Usman e Chimaev são protagonistas

Islam Makhachev (dir.) e Alexander Volkanovski (esq.) fazem revanche no UFC 294. Foto: Reprodução/Instagram

Chegou o grande momento. Neste sábado (21), em Abu Dhabi, acontece o grandioso UFC 294. Com 13 lutas programadas, o evento, que sofreu mudanças drásticas nos últimos dias, segue com peso de um dos maiores espetáculos de MMA na temporada 2023. Islam Makhachev e Alexander Volkanovski travam revanche pelo cinturão dos leves (até 70,3kg.) no confronto principal.

Campeão dos leves desde o fim de 2022, Makhachev teria Charles do Bronx como adversário inicial no card. Com lesão do astro brasileiro nas vésperas do show, o russo teve rival convocado de última hora e, agora, reedita batalha contra Volkanovski, oponente batido pelo pupilo de Khabib Nurmagomedov em fevereiro.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Charles do Bronx é destaque brasileiro no UFC. Foto: Instagram/UFC
Do Bronx e Borrachinha
Charles do Bronx é desfalque no UFC 294. Foto: Reprodução/Instagram

Na luta co-principal, também houve mudança. Paulo Borrachinha estava escalado para enfrentar Khamzat Chimaev no desafio que marca a estreia do emiradense como representante oficial do peso médio (até 83,9kg.). O mineiro, no entanto, acabou contraindo a bactéria estafilococos e foi forçado a deixar o combate, dando lugar a Kamaru Usman. O vencedor disputará o título da categoria contra o detentor do trono, Sean Strickland.

Também na segunda metade do evento, Johnny Walker cumpre o maior desafio de sua carreira como profissional no MMA. Em grande fase nos meio-pesados (até 93kg.), o brasileiro divide o octógono com Magomed Ankalaev, número dois no ranking. Um resultado positivo aproxima a promessa tupiniquim da inédita disputa de cinturão na categoria.

PUBLICIDADE:

Além de Walker, mais dois brasileiros compõem o card. Chamado de última hora para o show, Warlley Alves sobe para o peso médio e encara Ikran Aliskerov. Bruno Blindado desafia o invicto estreante Shara Magomedov.

Para entrar no clima do evento, a equipe do SUPER LUTAS listou cinco motivos para acompanhar o UFC 294. Confira:

PUBLICIDADE:

1) Revanche de peso

Volkanovski (esq.) e Makhachev (dir.) no UFC 284. Foto: Reprodução/Instagram

Protagonistas de verdadeira batalha em fevereiro, Makhachev e Volkanovski voltam a colidir no octógono. De um lado, o pupilo de Khabib, considerado o ‘sucessor’ da lenda russa. Do outro, o campeão dos penas (até 65,7kg.) que busca realizar o sonho de somar dois cinturões no UFC.

Vencedor no primeiro confronto, Islam retorna à ativa na intenção de ampliar seu legado no MMA profissional. Caso volte a bater o astro australiano, o russo atingirá a marca de duas defesas de título e estará a um resultado positivo na categoria de igualar o feito de Khabib na divisão.

PUBLICIDADE:

Um dos melhores pesos penas na história, responsável por superar nomes como José Aldo e Max Holloway, Volkanovski segue em franca ascensão. Vivendo seu auge, o lutador foi o que mais se aproximou de superar Makhachev desde a única derrota do atual campeão para o brasileiro Adriano Martins, em 2015.

2) legados de Makhachev e Volkanovski

Volkanovski (esq.) e Makhachev (dir.) no UFC 284. Foto: Reprodução/Instagram

Famoso pelo estilo sólido, eficaz e com grande capacidade de anular adversários em seus desafios, Makhachev era o aluno favorito do falecido Abdulmanap Numagomedov, pai de Khabib. Hoje, no topo do peso leve, o lutador ostenta uma das maiores séries invictas na história recente do UFC, com 12 triunfos.

Número dois no ranking peso por peso do Ultimate, atrás apenas de Jon Jones, Volkanovski terá a segunda oportunidade de fazer ainda mais história na companhia. Antes do revés diante de Islam em fevereiro, o australiano administrava invencibilidade de 10 anos.

Caso vença, o pupilo de Khabib será inserido nas discussões sobre seu lugar entre os maiores nomes da categoria. Alexander, por sua vez, integrará a seleta lista de atletas que ostentaram títulos simultâneos na organização.

3) Desafiante à vista

Kamaru Usman (esq.) e Khamzat Chimaev (dir.) em encarada para o UFC 294. Foto: Reprodução/YouTube UFC

Apesar da ausência do lesionado Paulo Borrachinha na luta co-principal do UFC 264, o confronto segue com grande peso e importância para os fãs e para a organização. Com Kamaru Usman assumindo o posto do brasileiro, Dana White, presidente do Ultimate, decidiu apimentar e valorizar o compromisso.

Em coletiva de imprensa na última semana, o ‘chefão’ assegurou disputa de título ao vencedor da luta co-principal. Assim sendo, o choque de carretas entre Usman e Khamzat Chimaev deve definir o próximo adversário do campeão Sean Strickland.

Ícone nos meio-médios (até 77,1kg.), Kamaru topou o desafio de enfrentar o pupilo da companhia com menos de 10 dias para o embate. Um dos maiores atletas na história recente do MMA, o nigeriano assumiu o papel de protagonista e encara o ‘Bicho-Papão’ em nova divisão, meses depois da tentativa frustrada de recuperar o trono perdido contra Leon Edwards.

Invicto em 12 apresentações nas artes marciais mistas, Khamzat é considerado uma grande aposta para o futuro do UFC. Famoso pela capacidade de atropelar adversários na via rápida, o representante dos Emirados Árabes, pela primeira vez, irá enfrentar um antigo campeão do Ultimate.

Caso vença, Usman terá a oportunidade de faturar o segundo título em sua trajetória na empresa. Chimaev, por sua vez, realiza confronto inédito por um trono da organização.

4) Johnny Walker e o maior desafio na carreira

J. Walker em pesagem para o UFC Las Vegas 48. Foto: Reprodução/Instagram

Voando abaixo do radar no UFC 294, Johnny Walker tem grande compromisso pela frente. Em grande fase nos meio-pesados (até 93kg.), o lutador de Belford Roxo (RJ) dividirá o octógono com uma ‘pedreira’.

Número dois no ranking, Magomed Ankalaev tenta defender a posição de destaque no grupo e apagar a performance vexatória no desafio contra Jan Blachowicz no fim de 2022, quando ambos travaram combate marcado pela falta de combatividade em disputa do título vago à época. A peleja terminou em empate.

O brasileiro chega para a batalha embalado por três resultados positivos em sequência. O russo, por sua vez, defende invencibilidade de 10 compromissos.

Caso vença, Walker se colocará em ótima posição para exigir uma disputa de cinturão. Hoje, a categoria não possui um campeão. Em novembro, Alex Poatan e Jiri Prochazka se enfrentam pelo trono vago do grupo.

5) Mais Brasil

Bruno Blindado após vitória no UFC Las Vegas 71. Foto: Reprodução/Instagram

Além de Johnny Walker, o Brasil conta com mais dois representantes no card. Veterano dos meio-médios, Warlley Alves aceitou substituir o lesionado Nassourdine Imavov e encara uma promessa.

No card principal, o tupiniquim será adversário de Ikran Aliskerov.

Na luta que abre o evento, Bruno Blindado realiza seu terceiro desafio na temporada 2023. Com três reveses nas últimas cinco apresentações, o maior nocauteador do MMA no peso médio desde 2021 quer reencontrar o equilíbrio na companhia.

ATENÇÃO!!!

Com horário alternativo, o evento que será realizado em Abu Dhabi está previsto para iniciar às 11h (horário de Brasília) deste sábado (21). O show será transmitido na íntegra pelo UFC Fight Pass, plataforma de streaming oficial do Ultimate. O card principal do evento, está previsto para começar às 15h.

Como assistir o UFC 294

O SUPER LUTAS irá transmitir as duas primeiras lutas do UFC 293 em vídeo. A cobertura do SUPER LUTAS começa às 11h (horário de Brasília). Os demais duelos serão acompanhados em TEMPO REAL, no nosso minuto a minuto, com textos, fotos e vídeos de melhores momentos de todas as lutas. O SUPER LUTAS ainda fará a cobertura do UFC 294 pelo YouTube e em nosso canal na Twitch com narração, comentário e vídeos.

Ficha técnica do UFC 294 

Data: 21 de outubro de 2023 

Horário: 11h (horário de Brasília) 

Local: Eithad Arena, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet 

CARD PRINCIPAL (15h, horário de Brasília)

Peso leve (até 70,3kg.): Islam Makhachev x Alexander Volkanovki – luta pelo cinturão

Peso médio (até 83,9kg.): Khamzat Chimaev x Kamaru Usman

Peso meio-pesado (até 93kg.): Magomed Ankalaev x Johnny Walker

Peso médio (até 83,9kg.): Ikram Aliskerov x Warlley Alves 

Peso galo (até 61,2kg.): Said Nurmagomedov x Muin Gafurov

CARD PRELIMINAR (11h, horário de Brasília)

Peso mosca (até 56,7kg.): Tim Elliot x Muhammad Mokaev

Peso leve (até 70,3kg.): Mohammed Yahya x Trevor Peek

Peso galo (até 61,2kg.): Javid Basharat x Victor Henry

Peso médio (até 83,9kg.): Abu Azaitar x Sedriques Dumas

Peso leve (até 70,3kg.): Mike Breeden x Anshul Jubli

Peso pena (até 65,7kg.): Nathaniel Wood x Muhammadjon Naimov

Peso palha (até 52,1kg.): Victoria Dudakova x Jihn Yu Frey

Peso médio (até 83,9kg.): Sharabutdin Magomedov x Bruno Blindado

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89