Cinco motivos para assistir ao UFC 254, com Khabib e Gaethje unificando os títulos dos leves

Na manhã deste sábado, os dois campeões da categoria trocam forças e definem quem vai ser o líder absoluto da divisão; ‘Whittaker x Connonier’ e Alex Cowboy também são atrações

K. Nurmagomedov (esq.) e J. Gaethje (dir.) unificam cinturão dos leves no UFC 254. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Chegou o grande momento. Depois de meses de espera, a luta entre Khabib Nurmagomedov e Justin Gaethje está mais perto do que nunca. Na manhã deste sábado (24), pelo UFC 254, em Abu Dhabi, o russo e o norte-americano trocam forças no confronto válido pela unificação do cinturão dos leves (até 70,3kg.) da companhia.

Veja Também

Campeão linear da categoria, Khabib assume novamente o protagonismo de um card e retorna ao octógono após mais de um ano para mais uma luta valendo o cinturão. O russo também defende uma invencibilidade de 28 compromissos invictos.

PUBLICIDADE:

Disposto a fazer história, Gaethje chega à apresentação mais importante de sua carreira. Azarão no duelo contra o russo, o norte-americano, que é dono do título interino, quer voltar a calar os críticos e escrever seu nome na história da organização.

Na luta co-principal, um confronto importante para a categoria dos médios (até 83,9kg.). Ex-campeão do grupo, Robert Whittaker enfrentará o perigoso Jared Cannonier. O vencedor pode ser o próximo desafiante ao título de Israel Adesanya, que recentemente derrotou Paulo Borrachinha.

PUBLICIDADE:

Neste final de semana, o Brasil terá apenas um representante. Alex Cowboy chega à Abu Dhabi para sua terceira apresentação no ano e terá o compromisso de estragar a estreia de Shavkat Rakhmonov na companhia.

Para entrar no clima, nossa equipe selecionou cinco motivos para acompanhar o UFC 254. Confira:

PUBLICIDADE:

1) Unificação dos títulos dos leves

K. Nurmagomedov (esq.) e J. Gaethje (dir.) fazem última encarada antes do UFC 254. Foto: Reprodução/Instagram

Campeão linear da divisão desde 2018, Khabib será colocado mais uma vez à prova. Neste sábado, o russo vai encarar um dos lutadores mais completos e perigosos da categoria.

Gaethje carimbou o passaporte para enfrentar o líder do grupo em maio, quando chocou o mundo e nocauteou o temido Tony Ferguson, em confronto válido pelo cinturão interino. Conhecido pela agressividade com que conduz seus desafios, Justin terá que superar o estilo previsível – mas eficiente – de Nurmagomedov para fazer história na organização e unificar o cinturão.

PUBLICIDADE:

Famoso pelo wrestling de excelência, que acumula vítimas desde sua estreia no MMA, Khabib tentará impor seu ritmo e sacramentar mais um triunfo em seu cartel vitorioso. Esta será a 29ª apresentação do russo no esporte.

2) Khabib: a um passo da glória eterna

K. Nurmagomedov em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução / Twitter @ufc

Conhecido como um dos atletas mais eficientes da história recente do esporte, Khabib está muito perto de se consolidar como um dos maiores nomes do esporte.

O lutador, no entanto, chega para o duelo em um cenário diferente. O russo passou por uma tragédia pessoal no início de julho, quando perdeu o pai, Abdulmanap Nurmagomedov, vítima de complicações da Covid-19.

Para os que acompanham a trajetória de Khabib no esporte, o pai foi o principal motivador do russo no esporte. Como treinador e mentor, Abdulmanap conduziu o filho ao estrelato e deixou um enorme legado para ser carregado.

Pela primeira vez sem o pai na sua preparação, o ‘Águia’ tentará alcançar a impressionante marca de 29 triunfos consecutivos. Caso supere Gaethje, o russo poderá ultrapassar Jon Jones no ranking dos peso por peso e se tornar o melhor atleta entre todas as categorias masculinas.

3) Gaethje e a chance de calar o mundo

K. Nurmagomedov (esq.) e J. Gaethje (dir.) fazem um dos embates mais aguardados dos últimos anos. Foto: Reprodução/Instagram

Todo e qualquer atleta que suba no octógono contra Khabib tem a chance de fazer história. Diante de um oponente com alto grau de combatividade, contundência e volume de luta, todos os que tentaram, falharam – até agora.

Diferente de muitos, Justin se apoia na humildade para tentar superar o adversário. Fã confesso do campeão linear, o norte-americano já chegou a declarar publicamente que não sabia se seria capaz de vencer o russo. Gaethje, no entanto, nunca escondeu o desejo de querer tentar.

Desde que atropelou Ferguson, a popularidade de Justin aumentou. Com uma atuação sólida e eficiente contra o ‘Bicho Papão’, Gaethje provou que é o adversário mais perigoso para Khabib no momento e pode fazer frente a um dos melhores da história.

Com wrestling de excelência e uma potência descomunal nos punhos, Justin pode apostar na versatilidade para superar Nurmagomedov e deixar Abu Dhabi com o título tão sonhado.

4) Whittaker x Cannonier: de olho em Adesanya

R. Whittaker (esq.) e J. Cannonier (dir.) fazem encarada antes do UFC 254. Foto: Reprodução/Instagram

Responsáveis pela luta co-principal da noite, dois dos principais representantes do peso médio se colocarão à prova neste final de semana. Ex-campeão da categoria, Robert Whittaker tenta dar seguimento à sua escalada rumo a uma chance de recuperar seu antigo cinturão.

Em grande fase, Cannonier, que já está na mira de Israel Adesanya, quer frear o ímpeto do ex-líder e chegar à sua quarta vitória consecutiva. Em sua última apresentação, Jared não tomou conhecimento do rival e atropelou o promissor Jack Hermansson, em setembro do ano passado.

Atualmente na primeira posição no ranking do grupo, Robert subirá ao octógono sem a certeza de que receberá uma revanche contra Israel, por quem foi derrotado em outubro do ano passado, e que lhe custou o cinturão da divisão. No entanto, uma vitória esmagadora sobre o norte-americano pode recolocá-lo no radar da empresa para uma nova luta contra o nigeriano.

Cannonier, recentemente, ultrapassou Paulo Borrachinha o ranking da categoria e assumiu a segunda posição no grupo. Caso triunfe contra o australiano, uma chance de encarar o atual campeão estará praticamente garantida.

5) Alex Cowboy, o Brasil no UFC 254

A. Cowboy (foto) será o único brasileiro a se apresentar no UFC 254. Foto: Reprodução/Instagram

Depois de aceitar a luta de última hora, Alex Cowboy provou mais uma vez que não tem tempo ruim para se apresentar. Neste sábado, o combatente de Três Rios (RJ) aceitou substituir o compatriota Elizeu Capoeira no duelo contra o estreante Shavkat Rakhmonov.

Além de tentar estragar a festa do adversário, para vencer, Cowboy deverá encerrar a invencibilidade do oponente na carreira. Até o momento, Rakhmonov segue sem perder em 12 compromissos no MMA.

A fase de Alex, porém, joga a seu favor. O combatente se afastou de um retrospecto negativo de três reveses e, agora, soma duas vitórias consecutivas. Caso saia vitorioso, Cowboy já avisou que desafiará o ex-campeão dos leves, Anthony Pettis, visando chegar ao top 15 dos meio-médios (até 77kg.).

Ficha técnica do UFC 254

Data: 24 de outubro de 2020

Horário: A partir das 12h (horário de Brasília)

Local: UFC Fight Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes

Como assistirSUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e Canal Combate (todo o card) pela TV

CARD PRINCIPAL (15h, horário de Brasília)

Peso leve: Khabib Nurmagomedov x Justin Gaethje – Luta pela unificação dos cinturões

Peso médio: Robert Whittaker x Jared Cannonnier

Peso pesado: Alexander Volkov x Walt Harris

Peso médio: Jacob Malkoun x Phil Hawes

Peso mosca: Lauren Murphy x Liliya Shakirova

Peso meio-pesado: Magomed Ankalaev x Ion Cutelaba

CARD PRELIMINAR (12h, horário de Brasília)

Peso pesado: Stefan Struve x Tai Tuivasa

Peso casado (até 63,5kg): Casey Kenney x Nathaniel Wood

Peso meio-médio: Alex Cowboy x Shavkat Rakhmonov

Peso meio-pesado: Sam Alvey x Da Un Jung

Peso mosca: Liana Jojua x Miranda Maverick

Peso leve: Joel Alvarez x Alexander Yakovlev

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comentários

Deixe um comentário

Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89 Resultados do UFC Las Vegas 88