UFC Paris: relembre as primeiras edições de todos os países que já sediaram um evento da organização

A França é o 27º país a sediar um card do Ultimate; o SUPER LUTAS reuniu todos os primeiros eventos de países que já receberam um card da organização

UFC desembarca em Paris pela primeira vez. Foto: Divulgação/UFC

Neste sábado (3), a comitiva do Ultimate desembarca pela primeira vez na França para o UFC Paris. O evento, que terá o ‘atleta da casa’ Ciryl Gane diante de Tai Tuivasa na luta principal, marca o local como o 27º país a sediar um card da empresa de Dana White. Ele também é marcado como o 12º europeu.

Veja Também

Com isso, a equipe do SUPER LUTAS reuniu todos os primeiros eventos dos países que já sediaram um evento do UFC, em ordem alfabética, com destaques para as lutas principais de cada card. Confira!

PUBLICIDADE:

UFC Fight Night 140 – Argentina

O Ultimate desembarcou no Estádio Mary Terán de Weiss, em Buenos Aires, na Argentina, em novembro/18; Santiago Ponzinibbio nocauteou Geoff Neal na luta principal da noite. O card também marcou a estreia de Johnny Walker no show, com direito à nocaute arrasador diante de Khalil Rountree Jr.

UFC 99 – Alemanha

A Alemanha foi o primeiro país a receber um evento em país europeu não pertencente ao Reino Unido. No UFC 99, em Cologne, junho/09, Rich Franklin superou Wanderlei Silva na luta principal da noite.

PUBLICIDADE:

UFC 110 – Austrália

Realizado na Acer Arena em Sydney, o primeiro UFC na Australia teve Cain Velásquez vencendo Antônio Minotauro ainda no primeiro round. Já Wanderlei Silva superou Michael Bisping nos pontos. O show aconteceu em fevereiro/10.

UFC UItimate Brazil – Brasil

O primeiro UFC Brasil aconteceu em outubro/98, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo. O evento ficou marcado pelo triunfo de Vitor Belfort sobre Wanderlei Silva, bem como a estreia de Pedro Rizzo na organização.

PUBLICIDADE:

UFC 83 – Canadá

O UFC Canadá, em abril/08, ocorreu na Bell Centre, em Montreal, Quebec. O card contou com a revanche vencida por Georges St-Pierre sobre Matt Serra pelo cinturão dos meio-médios (até 77kg.).

UFC Fight Night 129 – Chile

A Movistar Arena, localizada em Santiago, recebeu Demian Maia x Kamaru Usman na luta principal, em maio/18. O nigeriano levou a melhor na decisão unânime dos juízes.

UFC Macau – China

Na China, o UFC Macau aconteceu em novembro/12 e teve o atleta da casa, Cung Le, aplicando um nocaute brutal no ex-campeão Rich Franklin.

PUBLICIDADE:

UFC Fight Night 79 – Coréia do Sul

Já na primeira edição da Coréia do Sul, o público presente na Olympic Gymnastics Arena, em Seul, pôde presenciar a vitória de Ben Henderson sobre Jorge Masvidal, em luta apertada, no duelo que fechou o card.

UFC Fight Night 86 – Croácia

Os pesos pesados (até 120,2kg.) Ben Rothwell e Júnior Cigano foram protagonistas da primeira edição croata no UFC, que aconteceu em abril/16, na Arena Zagreb. O brasileiro saiu com os ‘braços erguidos’ nos pontos, após cinco rounds.

UFC Fight Night 160 – Dinamarca

Em Copenhague, Jack Hermansson e Jared Cannonier fizeram a luta principal na Royal Arena, em setembro/19. O norte-americano ‘calou’ a torcida ao superar o rival com um nocaute técnico no segundo round.

UFC 112 – Emirados Árabes Unidos

O primeiro evento do Utlimate a ser realizado em uma arena ao ar livre aconteceu em abril/10, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi. O show, no entanto, deu polêmica pela atuação sem brilho de Anderson Silva sobre Demian Maia pelo cinturão dos médios (até 83,9kg.), que desagradou o presidente da organização, Dana White. No período de pandemia da COVID-19, o palco abrigou boa parte dos cards da empresa.

UFC Escócia

Michael Bisping e Thales Leites foram protagonistas do UFC Escócia, na The SSE Hydro, em Glasgow. O show, que aconteceu em julho/15, teve o inglês saindo vitorioso em luta apertada e decidida por divisão.

UFC Filipinas

O Ultimate desembarcou no Mall of Asia Arena, em Manila, com o triunfo de Frankie Edgar sobre Urijah Faber por pontos. A luta foi a principal em maio/15.

UFC Fight Night 87 – Holanda

Dois dos maiores nomes da história dos pesados (até 120,2kg.), Alistair Overeem e Andrei Arlovski fizeram ‘choque de carretas’ em maio/16, no Rotterdam Ahov. O holandês deixou a festa da torcida ainda maior, quando aplicou um chute frontal no bielorrusso, no segundo assalto.

UFC 38 – Inglaterra

Ocorrido em julho/2002, o confronto entre Matt Hughes e Carlos Newton colocou o cinturão meio-médio (até 77kg.) em disputa na Royal Albert Hall, em Londres. O norte-americano, na ocasião, defendeu o título com um nocaute técnico no quarto round diante do canadense.

UFC 93 – Irlanda

A emblemática The O2 Dublin recebeu o UFC 93, com Rich Franklin e Dan Henderson no duelo principal. O ‘Hendo’ saiu com a vitória na decisão dividida dos juízes e se credenciou para enfrentar Michael Bisping.

UFC 72 – Irlanda do Norte

Rich Franklin também foi a aposta do Ultimate no UFC 72, na Odyssey Arena, em Belfast. O norte-americano, desta vez, bateu Yushin Okami no duelo que fechou o evento.

UFC Japão

A 18ª edição do UFC aconteceu na emblemática Yokohama Arena, em dezembro/97. Pelo título dos pesos pesados (até 120,2kg.), Randy Couture saiu vencedor diante de Maurice Smith. O evento foi transmitido em pay per view nos Estados Unidos, por cabo no Japão e, posteriormente, lançado em VHS.

UFC 180 – México

O primeiro UFC México, ocorrido em novembro/14, traz boas lembranças dos fãs brasileiros. Fabrício Werdum vestiu, pela primeira vez, o cinturão peso pesado (até 120,2kg.) – ainda interino – do Ultimate após aplicar uma joelhada voadora em Mark Hunt.

UFC Polônia

A luta principal na Tauron Arena Kraków, em Kraków, foi a revanche entre Mirko Cro Cop e Gabriel Napão. O duelo, que aconteceu em abril/07, terminou com o ‘troco’ do croata com uma reviravolta no terceiro round.

UFC Fight Night 145 – República Tcheca

Thiago Marreta fez a alegria dos brasileiros ao carimbar o passaporte pelo cinturão com um triunfo sobre Jan Blachowicz, em fevereiro/19, na O2 Arena, em Praga. O carioca venceu aos 39seg. do terceiro round e atingiu a marca de 11 nocautes no UFC

UFC Fight Night 136 – Rússia

Lutando em casa, Alexey Oleynik não tomou conhecimento de Mark Hunt e aplicou um mata-leão no primeiro round. Em setembro/18, o público encheu a Olimpiyskiy Stadium, em Moscou, com cerca de 22 mil pessoas.

UFC Fight Night 34 – Singapura

Ex-campeão do Strikeforce, Tarec Saffiedine chegou ‘com moral’ e não decepcionou no Marina Bay Sands. O belga passou por Hyun Gyu Lim, em janeiro/14.

UFC Suécia

‘Queridinho’ do país, Alexander Gustafsson deu show na primeira edição do Ultimate na Suécia, em abril/12. Protagonista da noite, o sueco teve atuação convincente e derrotou o brasileiro Thiago Silva na decisão unânime dos juízes, para alegria dos 15 mil presentes Ericsson Globe Arena, em Estocolmo.

UFC Fight Night 156 – Uruguai

Em agosto/19, foi a vez da Antel Arena, em Montevidéu, receber um evento do UFC. Na luta principal, Valentina Shevchenko defendeu o cinturão das moscas (até 56,7kg.) diante de Liz Carmouche. O evento contou com 10 mil pessoas no ginásio.

Leia Mais sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Resultados do UFC Las Vegas 91 Resultados do UFC 300 Resultados do UFC Las Vegas 90 Resultados do UFC Atlantic City Resultados do UFC Las Vegas 89